Questões de Filosofia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A noção de maiêutica, que integra a teoria do conhecimento da filosofia de Platão, apresenta uma dimensão ética na medida em que

  • A. nega a imortalidade da alma e a noção de responsabilidade ao defender a ideia de uma natureza humana individual e original.
  • B. restringe o conhecimento do sujeito às suas ações na vida pregressa, bem como o concebe como produto de rememoração.
  • C. nega a imortalidade da alma e defende uma moral que remete às ações adotadas pelo sujeito ao longo da vida.
  • D. defende a imortalidade da alma, apesar de negar a imutabilidade da natureza humana.
  • E. defende a imortalidade da alma, que, reencarnada, se manifesta de acordo com os comportamentos da vida pregressa.

Participante do debate entre filósofos racionalistas e empiristas, Kant defendia que o conhecimento advém

  • A. da categorização do objeto de conhecimento, que pode ser apreendido em si mesmo por meio do pensar.
  • B. de um método que fornece condições para a construção do conhecimento.
  • C. da razão especulativa, cujas investigações partem de testes práticos e, portanto, dogmáticos.
  • D. do ceticismo, cujo resultado foi denominado Revolução Copernicana na metafísica.
  • E. das aporias resultantes de problemas que apresentam duas ou mais soluções possíveis dentro da lógica transcendental.

Considerando-se o texto precedente como referência inicial, é correto afirmar que Nietzsche

  • A. defende que a ligação entre bondade e altruísmo integra uma estratégia pela qual o juízo de valor aristocrático se sobrepõe ao espírito de rebanho.
  • B. contraria a intenção dos juízos de valor aristocráticos, que confundem bondade com altruísmo.
  • C. defende uma similaridade, no que concerne à noção de bondade, entre juízo aristocrático e instinto de rebanho.
  • D. defende que a vinculação de bondade a altruísmo, assumida pelos genealogistas da moral, decorre de algo imanente à consciência humana.
  • E. contraria alguns genealogistas da moral que associam princípios éticos a noções de bem comum pelas ações altruístas.

 

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

Com relação à postura do governante diante da ideia de fortuna, Maquiavel afirma que é melhor ser impetuoso que cauteloso, pois o ímpeto é uma virtude política, enquanto a cautela é uma virtude econômica.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

Para Aristóteles, tanto a alma quanto a cidade constituem-se de estrutura tripartite: a alma é formada por três partes e a cidade, por três tipos de cidadãos. A cada parte da alma corresponderia um tipo de cidadão e apenas um desses tipos de cidadão seria apto para governar a cidade, o filósofo.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

Diferentemente de Platão, que enfatiza a necessidade da formação filosófica do governante na aquisição de aptidão para governar a cidade, Aristóteles propõe que as instituições é que devem funcionar da melhor maneira possível para a excelência da governança política.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

A expressão "os fins justificam os meios", citada textualmente na obra O príncipe, de Maquiavel, indica que a legitimidade de um governo deve ser garantida, mesmo que sejam utilizadas estratégias impopulares, para que, ao fim, sejam garantidos os melhores resultados ao povo. Nesse sentido, a ideia de que é melhor ser temido que ser amado busca garantir que os efeitos do uso da força para o governo sejam constantemente vinculados à soberania do governante, associado fundamentalmente ao poder econômico e religioso.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base no trecho acima e no contexto de discussão da filosofia moderna, julgue os itens de 75 a 80.

Os filósofos denominados de contratualistas, buscando fundamento racional do poder soberano de modo que sua legitimação não recorresse a qualquer fundamento religioso ou divino, encontraram, na ideia de contrato social, a fonte da legitimidade da soberania do Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base no trecho acima e no contexto de discussão da filosofia moderna, julgue os itens de 75 a 80.

De acordo com Thomas Hobbes, o ser humano, no estado de natureza, tem direitos ilimitados, podendo usar sua liberdade como lhe aprouver, sem restrições, o que significa, em termos práticos, que, nesse estado, não é possível garantir a paz ou a segurança.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base no trecho acima e no contexto de discussão da filosofia moderna, julgue os itens de 75 a 80.

Na perspectiva hobbesiana, o contrato social é uma espécie de transferência de poder dos indivíduos para o Estado, que exerce seu poder pelo uso da força, evitando que os indivíduos, devido a sua natureza bélica, destruam-se mutuamente.

  • C. Certo
  • E. Errado
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