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O problema dominante na filosofia pré-socrática até os sofistas é o cosmológico. O pensamento filosófico desse período a cosmologia é definido como um tipo de saber:
empírico.
dogmático
especulativo.
cosmogônico
metafísico.
Os primeiros filósofos do período socrático foram os sofistas, que vieram ao encontro de uma cultura adaptada à educação política das classes. NÃO estão associadas aos sofistas as ideias de:
humanismo e relativismo.
natureza (physis ) e justiça ( dike )
cultura (paidéia ) e excelência (areté ).
opinião (doxá ) e retórica (peithó ).
convenção (nomos ) e cidade política (pólis)
O problema da cont radição-mudança e identidade-permanência dos seres, posto por Heráclito e Parmênides, encontrou resposta na fase de apogeu da filosofia grega, com Platão e Aristóteles. Écorreto dizer que:
o mundo inteligível é parmenidiano e o mundo sensível é heraclitiano, para Platão.
a mudança afeta a identidade do ser, segundo Aristóteles.
essências e aparências estão juntas num único mundo, de acordo com Platão.
a realidade está dividida em dois mundos, o das aparências e o das essências,emAristóteles.
o mundo sensível é composto de seres mutáveis e imutáveis, conforme Platão.
Atradição agostiniana foi marcada pelo platonismo; e a tradição tomista, pelo aristotelismo. Embora partam de matrizes intelectuais distintas, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino possuem em comum a compreensão de que:
o conhecimento não pode ser derivado da apreensão sensível ou da experiência concreta.
o corpo é o maior obstáculo à atividade da alma, o pensamento.
a cidade terrena ou dos homens pode ser perfeita, sem, contudo, chegar ao estado de perfeição da ordem divina.
a razão humana é a expressão imperfeita da razão divina.
Apesar de simplificar uma realidade mais complexa, a contraposição entre racionalismo e empirismo fixou-se nos esquemas tradicionais de Filosofia, é INCORRETOafirmar que:
a ideia de que a mente surge já com categorias pré-formadas está de acordo com os preceitos do racionalismo.
o verdadeiro conhecimento é uma espécie de intuição intelectual, de acordo com o racionalismo.
o empirismo nega a possibilidade de a razão ter acesso ao conhecimento, mesmo quando usa os materiais fornecidos pelos sentidos.
o racionalismo consiste na atitude de quem sustenta o conhecimento de verdades necessárias e a infalibilidade da razão.
o modelo empirista é antiespeculativo e antimetafísico.
O método criado por Karl Marx e Friedrich Engels para identificar as leis do desenvolvimento histórico é denominado de materialismo histórico e dialético. Está de acordo com o materialismo de Marx e Engels a ideia de que:
a história é feita a partir da satisfação das necessidades humanas.
o homem precisa libertar-se da religião para adquirir direitos de cidadão.
as relações legais, as formas políticas e de pensamento são provenientes do desenvolvimento da razão humana.
o fato da produção das ideias e das representações incide sobre a vida material dos homens mais do que o inverso.
a consciência do homem é livre e autodeterminada, porém se acha reprimida por instituições políticas autocráticas.
Os membros da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer, enfatizam que a industrial cultural (cinema, televisão, música popular, rádio, jornais e revistas) havia se tornado padronizada e dominada pelo desejo de lucrar. De acordo com essa perspectiva é INCORRETOafirmar que:
as diferenças culturais foram niveladas nas sociedades de massa, onde os produtos culturais são voltados para amplo público.
os meios de comunicação de massa modernos não enfraquecem a possibilidade de pensamento crítico, já que propiciam muitas formas de informações.
a cultura é substituída pelo simples entretenimento.
a indústria do lazer era usada para incutir valores.
a crítica da cultura de massa está relacionada à defesa da alta cultura (música clássica, ópera, pintura).
Em sua Crítica da razão pura , Kant propõe uma teoria do conhecimento que é denominada de filosofia transcendental. NÃO está de acordo com as ideias defendidas na obra a afirmativa de que:
os juízos analíticos são a priori e os juízos sintéticos a posterior .
a estrutura da razão é inata e universal, enquanto os conteúdos são empíricos e podem variar no tempo e no espaço.
a razão se limita a conhecer os fenômenos, dado que a realidadeemsi mesma é incognoscível.
o conhecimento em geral independe dos conteúdos fornecidos pela experiência, já que não proveem deles.
a razão é sempre subjetiva, e, como tal, pode alcançar o conhecimento verdadeiro e científico.
Entre os principais filósofos da ciência estão Gaston Bachelard, Karl Popper e Thomas Kuhn, que teorizaram sobre as mudanças científicas. É correto afirmar que:
a história do conhecimento científico comporta apenas descontinuidades, as quais Bachelard explica com base na expressão obstáculo epistemológico.
a reelaboração científica, para Popper, decorre da anulação da verdade considerada numa teoria.
a ciência pode chegar a verdades definitivas e comprováveis, segundo Bachelard e Popper.
as ciências evoluem de maneira contínua, sem saltos ou crises de paradigmas, na visão de Kuhn.
a validade de uma teoria científica depende da sua capacidade de dizer a verdade, de acordo com Popper.
A Filosofia da Arte estuda as mudanças por que veio passando a arte desde a Antiguidade até os dias de hoje. Écorreto dizer que:
a separação entre arte e técnica resultou da distinção entre artes da utilidade (medicina, agricultura, arquitetura, culinária) e artes da beleza (belas-artes).
a arte é subjetiva e, assim, se distingui da ciência, que está baseada em preceitos, regras e normas, segundo Platão.
a esfera da arte compreende todo o conjunto de atividades práticas, de acordo com Aristóteles.
as artes manuais ou mecânicas foram equiparadas às artes liberais na perspectiva filosófica cristã durante a Idade Média.
a relação entre arte e técnica (distinção entre o belo e o útil) não se modificou no mundo contemporâneo.
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