Lista completa de Questões de Finanças Públicas do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Finanças Públicas - Orçamento Público na Constituição Federal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com referência a administração financeira e orçamentária, julgue os itens de 112 a 115.
O princípio do equilíbrio orçamentário, segundo algumas escolas de pensamento, deve ser ignorado em situações de crise, devendo o governo intervir ativamente na economia para estimular a demanda. No Brasil, os debates sobre equilíbrio orçamentário restringem-se a discussões genéricas no PPA.
Em um determinado país, foi adotada uma política industrial seletiva ou vertical.
Com esse objetivo, o governo desse paísestabeleceu preferência para os produtores instalados no país nas compras governamentais.
concedeu incentivos fiscais às indústrias farmacêuticas com grande valor agregado no país.
aumentou seus gastos com fomento à difusão de informações tecnológicas.
aumentou o volume de recursos para o crédito a longo prazo concedido pelos bancos oficiais.
aumentou seus investimentos na infraestrutura de transportes do país.
Finanças Públicas - Evolução das Funções do Governo e Crescimento do Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de finanças públicas, julgue os itens subsecutivos.
O servidor estável que perder o cargo em razão do cumprimento dos limites de despesa com pessoal da União fará jus à indenização correspondente a um mês de remuneração por ano de serviço.
Finanças Públicas - Lei Complementar n° 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de finanças públicas, julgue os itens subsecutivos.
A abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes.
Finanças Públicas - Lei Orçamentária (LOA) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de finanças públicas, julgue os itens subsecutivos.
A lei orçamentária anual (LOA) compreende o orçamento de investimento referente aos órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público.
Finanças Públicas - Lei Orçamentária (LOA) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de finanças públicas, julgue os itens subsecutivos.
A lei orçamentária anual pode conter dispositivo autorizando a abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.
Os desembolsos em contas especiais devem ser realizados
pela coordenação geral de programação financeira da STN, com utilização da conta única do Tesouro Nacional.
por órgãos setoriais, com utilização de conta empréstimo.
por unidades gestoras, com utilização da conta única do Tesouro Nacional.
levando-se em conta as características gerais contidas nos respectivos acordos informais do projeto.
por unidades gestoras, com utilização direta de contas especiais.
Finanças Públicas - Lei Complementar n° 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando as regras para alterações orçamentárias, assinale a opção correta.
Os créditos extraordinários são destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica, sendo necessária, para a sua execução, apenas uma exposição de motivos.
Os créditos especiais são destinados a despesas urgentes e imprevisíveis e somente são abertos por medida provisória.
Em regra, a abertura de créditos suplementares destinados ao reforço de dotação orçamentária poderá ocorrer sem a necessidade de submissão ao Poder Legislativo.
Os créditos suplementares vigerão por quatro anos, alinhados ao PPA.
Os recursos alocados na LOA para pagamento de precatórios e cumprimento de débitos judiciais transitados em julgado não podem ser cancelados em nenhuma hipótese.
Com relação ao papel do Estado e à atuação do governo nas finanças públicas, assinale a opção correta.
A função distributiva do Estado decorre do reconhecimento de ser o mercado incapaz de conduzir a sociedade a uma estrutura de distribuição de renda que seja considerada justa ou equitativa.
Os bens meritórios, assim como os bens privados, são divisíveis para o consumo individual, não se sujeitando ao princípio da exclusão.
O Estado, ao exercer sua função estabilizadora, propicia maior estabilidade econômica à sociedade, conforme o princípio do ótimo de Pareto, segundo o qual há eficiência econômica quando a melhoria da situação econômica de uma pessoa não implica a piora na situação de outra.
A atividade estatal na alocação de recursos públicos justificase pela necessidade de produção de um bem do qual os consumidores são excluídos caso não o paguem.
De acordo com a Lei de Wagner, o crescimento das despesas estatais que ocorreu a partir do século XIX deveu-se à inelasticidade das despesas públicas em relação ao crescimento econômico dos países.
A respeito da estrutura orçamentária brasileira e das relações internacionais do país, julgue os itens subsecutivos.
De acordo com a concepção do orçamento-programa, as despesas autorizadas atendem a uma finalidade específica, e cada programa contém ações cuja realização viabiliza atingir os seus objetivos. Esse esquema se materializa com a fixação dos valores e das metas, e com a designação das respectivas unidades responsáveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...