Questões de Finanças da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma importante fonte de financiamento a longo prazo no Brasil. Os juros que ele cobra costumam compor-se de um custo financeiro básico, ao qual se adicionam taxas como as de remuneração do BNDES e de risco de crédito. O custo financeiro básico, em muitos casos, é a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), a qual atualmente é

  • A. fixada periodicamente nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central.
  • B. fixada periodicamente pelo Conselho Monetário Nacional.
  • C. calculada pela média do custo do crédito ao consumidor no mercado bancário brasileiro.
  • D. calculada pela média do custo de crédito às empresas no mercado bancário brasileiro
  • E. calculada pela média da inflação (IPCA) do trimestre anterior acrescida de 0,25% ao trimestre.

Ao operar certa linha de produção, uma empresa paga pelas matérias-primas compradas 15 dias após começar a usá-las no seu processo produtivo. Esse processo dura 5 dias, e o período de estocagem dos produtos acabados, até sua venda, é de 10 dias. Um mês após a venda a empresa recebe o pagamento.

 Se a empresa conseguisse reduzir o prazo para recebimento de um mês para 15 dias, ela reduziria seu ciclo de caixa nessa linha de produção de

  • A. 1 mês para 15 dias
  • B. 1 mês para 10 dias
  • C. 2 meses para 45 dias
  • D. 2 meses para 1 mês
  • E. 45 dias para 1 mês

Um projeto de investimento vai ser realizado por certa empresa X, a qual tem muitas outras atividades. Para o novo projeto, X solicita um financiamento bancário na modalidade Project Finance, e para a execução do projeto será constituída uma Sociedade de Propósito Especial (SPE). Observe as afirmações a seguir concernentes à operação financeira em questão.

 I– O financiamento bancário será concedido à SPE constituída.

II – A empresa X capitalizará a SPE constituída.

III – As garantias ao banco financiador serão primordialmente feitas pela SPE constituída, baseadas no seu capital e no fluxo financeiro do projeto.

IV – A SPE constituída não pode ser uma Sociedade Anônima.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas
  • B. II e IV, apenas
  • C. III e IV, apenas
  • D. I, II e III, apenas
  • E. I, II, III e IV

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) faz parte do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e se responsabiliza pela

  • A. fixação da taxa de juros dos depósitos por um dia entre as instituições financeiras (depósitos interfinanceiros – DI).
  • B. liquidação de negociações e custódia de títulos públicos federais.
  • C. liquidação de negociações e custódia de ações negociadas nas bolsas de valores.
  • D. regulamentação das instituições financeiras monetárias com recursos líquidos.
  • E. operação do mercado de divisas internacionais no Brasil.

De acordo com o Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, a criação de condições para o exercício do controle social sobre os programas contemplados com recursos oriundos dos orçamentos da União visa a fortalecer este mecanismo de controle público.

Nesse contexto, NÃO é uma atribuição do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal

  • A. examinar a constituição dos mecanismos de controle social.
  • B. verificar a adequabilidade da operação dos mecanismos de controle social.
  • C. assegurar a representatividade dos agentes nos mecanismos de controle social.
  • D. analisar a efetividade e a independência dos agentes nos mecanismos de controle social.
  • E. avaliar os mecanismos de controle social previstos nos respectivos programas de governo.

Uma entidade da administração pública, em um dado exercício, recebeu recursos da União, mediante a celebração de um convênio e, ao final do prazo estipulado, a entidade entregou um relatório incompleto, sem a devida comprovação da aplicação desses recursos.

De acordo com o Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, tal situação enseja uma

  • A. tomada de contas ordinária
  • B. tomada de contas especial
  • C. tomada de contas extraordinária
  • D. prestação de contas especial
  • E. processo de contas extraordinário

A atividade que tem entre os seus objetivos verificar a efetividade e a aplicação de recursos externos, oriundos de agentes financeiros e organismos internacionais, por unidades ou entidades públicas executoras de projetos celebrados com aqueles organismos, conforme o Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, é denominada auditoria

  • A. contábil
  • B. de gestão
  • C. especial
  • D. externa
  • E. operacional

Uma oferta pública inicial marca a primeira venda de ações de uma empresa de capital privado no mercado de ações. Instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central atuam como underwriters (agentes de subscrição), intermediando a venda ao público das ações. Existem vários tipos de underwriting (subscrição) em prática no mercado atualmente.

Quando uma empresa de capital privado decide seguir adiante com uma oferta pública inicial e contrata um intermediário financeiro para atuar como underwriting firm, os termos básicos do contrato são:

  • A.

    o intermediário financeiro assume um compromisso firme de auxiliar a empresa a encontrar potenciais compradores para suas ações, mas não assume nenhum risco, caso as ações não consigam ser vendidas ou o capital levantado seja pequeno.

  • B.

    o intermediário financeiro assume o compromisso de vender todas as ações no mercado financeiro; porém, se não o conseguir, o contrato é cancelado.

  • C.

    as ações são vendidas pelo intermediário financeiro somente para seletos investidores que sequentemente podem revender essas ações no mercado de ações.

  • D.

    as ações são vendidas diretamente no mercado de ações, porém o intermediário financeiro assume a responsabilidade de comprar todas as ações que não tenham tido compradores.

  • E.

    as ações da empresa são todas vendidas para o intermediário financeiro a um preço predeterminado, chamado preço de oferta pública, menos uma taxa, spread, que serve como recompensa pelo risco assumido.

Usando o modelo CAPM, foi calculado o custo esperado de capital próprio para uma empresa X, cuja ação é negociada em bolsa. Consideraram-se uma taxa de retorno esperada do ativo livre de risco de 8% ao ano e uma taxa de retorno esperada da carteira de mercado de 10% ao ano. Desconsidere quaisquer efeitos fiscais. Segundo os gestores de portfólio, a ação ordinária de X é um ativo agressivo.

Logo, o custo esperado de capital próprio de X, em % ao ano, é

  • A.

    menor que 8%

  • B.

    igual a 8%

  • C.

    igual a 10%

  • D.

    maior que 8% e menor que 10%

  • E.

    maior que 10%

Nos termos da Lei que estatui normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos públicos, integram as categorias econômicas as classificadas como:

  • A. Ingresso extraorçamentário e Receita padrão
  • B. Ingresso corrente e Ingresso de serviços
  • C. Entrada orçamentária e Receitas Correntes
  • D. Entrada de Capital e Entrada patrimonial
  • E. Receitas Correntes e Receitas de Capital
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