Questões de Finanças da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Um projeto de investimento implica um gasto inicial de R$ 100.000,00, seguido de 3 receitas líquidas sucessivas de R$ 5.000,00, de uma receita líquida de R$ 105.000,00 no quarto período e, no quinto período, de uma receita líquida de R$ 2.000,00. O diagrama abaixo, no qual cada unidade corresponde a R$ 1.000,00, ilustra o fluxo financeiro do projeto.

 

Examinando-se esse diagrama e considerando-se juros compostos, conclui-se que o(a)

  • A. valor presente líquido é sempre positivo.
  • B. valor presente líquido, avaliado à taxa de desconto de 5% por período, é negativo.
  • C. prazo de recuperação do gasto de investimento realizado é de 5 períodos.
  • D. taxa interna de retorno é maior que 5% por período.
  • E. taxa interna de retorno se situa entre 2% e 5% por período.

O custo médio ponderado de capital (WACC) para certa empresa depende da relação entre o capital de terceiros (D) e o capital próprio (E). A figura abaixo ilustra essa variação do WACC, em relação a D / (D+E).

Pelo exame dessa figura, conclui-se que, para minimizar o WACC, a estrutura de capital ideal

  • A. é de 30% de endividamento sobre o capital total.
  • B. é de 70% de endividamento sobre o capital total.
  • C. é indiferente, a figura ilustrando a proposição de Modigliani-Miller.
  • D. leva o WACC a ser igual a 6% ao ano.
  • E. tem menor risco financeiro do que se tivesse 100% de capital próprio.

Há duas taxas internas de retorno correspondentes à sequência de gastos (considerados como valores negativos) e de recebimentos (considerados como valores positivos) de certo projeto de investimento.

Nesse caso, a(s)

  • A. sequência de gastos (−) e recebimentos (+) apresenta apenas uma inversão de sinal.
  • B. maior taxa interna de retorno é a relevante para um investidor de postura agressiva.
  • C. menor taxa interna de retorno é a relevante para um investidor de postura prudente.
  • D. duas taxas internas de retorno são positivas.
  • E. duas taxas internas de retorno zeram o valor presente líquido quando usadas como taxa de desconto.

Dentre os princípios orçamentários fundamentais e operacionais utilizados pelo orçamento público nacional, aquele que afirma que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operação de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei, é definido como

  • A. Princípio da Universalidade
  • B. Princípio do Equilíbrio
  • C. Princípio da Reserva Legal
  • D. Princípio da Exclusividade
  • E. Princípio da Discriminação ou Especificação

No decorrer do exercício financeiro, é permitido ao Poder Executivo solicitar ao Legislativo o acréscimo das dotações orçamentárias. Esses acréscimos, autorizados e adicionados ao orçamento corrente, denominam-se créditos adicionais.

Os créditos adicionais denominados créditos suplementares destinam-se a

  • A. reforçar uma dotação já existente no orçamento do exercício financeiro corrente.
  • B. financiar programas novos que não possuem dotação específica no orçamento vigente.
  • C. atender despesas imprevistas e urgentes (calamidade pública, surtos epidêmicos, etc).
  • D. prover, de forma ilimitada, recursos para programas iminentes face à urgência das situações que os justificam.
  • E. resguardar o exercício futuro, exceto se abertos nos últimos quatro meses do ano do orçamento em exercício.

Caracteriza-se como uma operação ativa dos Bancos de Desenvolvimento Estaduais a(o)

  • A. emissão de cédulas pignoratícias de debêntures
  • B. emissão de cédulas hipotecárias
  • C. concessão de empréstimos e financiamentos
  • D. depósito a prazo
  • E. endosso de cédulas hipotecárias

Com relação ao acompanhamento e controle da Execução Orçamentária, cabe à SOF (Secretaria de Orçamento Federal) a elaboração e formalização dos Atos Legais relativos às alterações orçamentárias.

Dentre os documentos abaixo, aquele que NÃO é de responsabilidade da SOF é o(a)

  • A. Decreto do Poder Executivo para créditos suplementares autorizados na LOA e para a transposição e os remanejamentos (De/Para institucionais) autorizados na LDO.
  • B. Decreto de Limitação dos gastos públicos.
  • C. Projeto de lei para os créditos suplementares dependentes de autorização legislativa e para os créditos especiais.
  • D. Medida Provisória para os créditos extraordinários.
  • E. Portaria do Secretário da SOF para alterações de fonte de recursos, de identificador de uso ou de identificador de resultado primário.

Um imóvel foi financiado pelo Sistema Francês de Amortização (Tabela Price), em 150 prestações mensais, com taxa de juros, no regime de juros compostos, de 4% ao mês. As prestações são consecutivas e iniciaram-se um mês após o recebimento do financiamento.

A fração da dívida amortizada na metade do período, isto é, depois de paga a 75a prestação, é, aproximadamente, de

  • A. 5%
  • B. 25%
  • C. 50%
  • D. 75%
  • E. 95%

Empresas estatais dependentes são aquelas que recebem do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital.

É uma característica do regime jurídico aplicável às empresas estatais dependentes

  • A. ter seu patrimônio impenhorável.
  • B. seguir regime estatutário de pessoal.
  • C. aplicar a normatividade prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.
  • D. condicionar a alienabilidade de seus bens à autorização legislativa.
  • E. submeter-se à execução judicial de dívidas mediante a expedição de precatório.

Amortizar uma dívida significa extingui-la aos poucos. Portanto, ao se contrair uma dívida, é indispensável analisar com atenção que sistema de amortização está sendo adotado.

O sistema de amortização no qual o valor da prestação é constante, o valor da amortização é crescente, e os juros são decrescentes, proporcionalmente ao saldo devedor, denomina-se Sistema de Amortização

  • A.

    Constante

  • B.

    Misto

  • C.

    Price

  • D.

    Americano

  • E.

    Aberto

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