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Física - Física Eletrônica e Computacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões 73 e 74
As novas tecnologias da informação e comunicação vêm impondo inúmeros desafios ao ensino de ciências, de uma maneira geral, e de física, em particular, uma vez que exigem, além da infraestrutura adequada do sistema educacional, uma formação do profissional de educação, sobretudo do professor, que o habilite a propor e coordenar situações e ambientes de aprendizagem que envolvam as referidas tecnologias.Acerca de simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional, que constituem uma modalidade de uso de novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física, assinale a opção correta.
Simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional proporcionam uma aprendizagem significativa pelo aluno desde que reproduzidas no mundo real.
Simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional somente são indicadas para fenômenos que estejam fora do alcance dos sentidos do ser humano e requeiram, por parte do aluno, grande capacidade de abstração.
Embora tenham valor educacional, simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional tolhem o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas da parte dos alunos.
Embora possibilitem a identificação de variáveis relevantes na análise de um dado fenômeno físico, as simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional dificultam a construção de relações e significados em torno do fenômeno estudado.
Simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional permitem que o professor adapte uma experiência didática aos objetivos da aprendizagem.
Uma resistência limitadora de corrente de 15 kΩ é ligada em série com uma carga constante. A tensão sobre essa resistência limitadora é 240 V. A corrente na carga vale
3,6 μA.
36 mA.
360 μA.
16 mA.
1,6 mA.
A avaliação da aprendizagem possibilita ao professor a definição de caminhos na condução do processo de ensinoaprendizagem dos alunos.
A definição da aprovação ou reprovação dos alunos é incompatível com o uso de avaliações da aprendizagem.
A avaliação deve ser usada como mero instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno.
Processos avaliativos dificultam a compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontram os alunos.
O uso de provas objetivas como instrumento de avaliação impede o diagnóstico do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno.
A tensão senoidal de 60 Hz com valor RMS de 127 V tem valores de pico e de pico-a-pico, em V, respectiva e aproximadamente, iguais a
360 e 180.
180 e 360.
180 e 90.
240 e 360.
90 e 180.
De uma maneira geral, mapas conceituais (MC) podem ser usados como instrumentos de ensino ou de avaliação da aprendizagem. Além disso, eles têm se mostrado úteis como auxiliares no planejamento e na análise de currículos. Seu uso como ferramenta de avaliação da aprendizagem tem sido explorado no ensino de física, visto que eles proporcionam a representação gráfica, esquemática e hierárquica de conceitos de um dado campo de conhecimento e podem explicitar relações conceituais significativas existentes na estrutura cognitiva dos alunos. A respeito dos mapas conceituais (MP) como instrumento de avaliação da aprendizagem, assinale a opção correta.
Eles permitem avaliar o que o aluno sabe em termos conceituais, isto é, como ele estrutura, hierarquiza, diferencia, relaciona, discrimina e integra conceitos de uma determinada unidade de estudo.
Eles são instrumentos mais adequados a uma avaliação quantitativa.
Eles são incompatíveis com a integração e reconciliação de relações entre conceitos e promoção da diferenciação conceitual.
Eles representam superficialmente os conhecimentos prévios dos alunos.
Embora úteis na determinação do conhecimento prévio do aluno, eles dificultam a investigação de mudanças em sua estrutura cognitiva.
A potência de 10 kW corresponde, em CV e em HP, a aproximadamente,
Texto para as questões 77 e 78
Nas orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as competências em Física relacionam-se principalmente com a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, utilização da linguagem física e de sua comunicação e com a contextualização histórica e social dos temas abordados.A propósito das competências relacionadas a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, é correto afirmar que, no âmbito da sala de aula,
atividades experimentais dificultam o seu desenvolvimento.
elas incluem não somente a identificação de informações ou variáveis relevantes em uma dada situação-problema, mas também as possíveis estratégias para resolvê-la.
elas não devem ser objeto de avaliação por parte do professor.
elas devem ser desenvolvidas pelo professor, evitando a utilização de instrumentos de medição e de cálculo.
como são específicas da física, seu desenvolvimento deve ocorrer de maneira independente de outras áreas de conhecimento.
As resistências R1 = 200 Ω, R2 = 400 Ω e R3 = 600 Ω são ligadas em série, sendo o circuito alimentado por uma tensão de 60 V. As tensões sobre R1, R2 e R3, respectivamente, V1, V2 e V3, valem
Texto para as questões 77 e 78
Nas orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as competências em Física relacionam-se principalmente com a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, utilização da linguagem física e de sua comunicação e com a contextualização histórica e social dos temas abordados.A respeito de competências relacionadas à utilização da linguagem física e de sua comunicação dos fenômenos físicos, é correto afirmar que
construir tabelas e transformá-las em gráficos dificulta a construção de tais competências, pois referem-se especificamente a linguagem matemática.
elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos e experimentos faz parte desse conjunto de competências.
tais competências exigem um trabalho específico e independente do desenvolvimento de outras competências no ensino de física.
consulta, análise e interpretação adequadas de textos e comunicações na área de ciência e tecnologia prescindem de tais competências.
as formas de expressar o conhecimento em física no âmbito da sala de aula devem se restringir à resolução de problemas e à linguagem matemática.
Um motor trifásico possui seis terminais de conexão externa para configurar o modo de operação. Na configuração estrela, a tensão de linha especificada é 380 V. Nesse caso, a tensão em cada enrolamento vale, em V,
660.
220.
190.
440.
127.
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