Lista completa de Questões de Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito às competências relacionadas à contextualização histórica e social dos temas de física abordados na sala de aula é correto afirmar que
tais competências possibilitam ao aluno compreender a dissociação entre a produção do conhecimento científico e os fatores sociais e políticos.
tais competências contribuem para a compreensão do conhecimento científico e tecnológico como resultado de uma construção humana em contínuo desenvolvimento.
elas dispensam uma abordagem da física em sala de aula que valorize aspectos do desenvolvimento histórico dos conceitos da física.
a compreensão da ciência e da tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea prescindem de tais competências.
embora contemplem o reconhecimento e avaliação do caráter ético do conhecimento científico, tais competências excluem a utilização da ciência no exercício da cidadania.
Considere as especificações de um transformador ideal:
Frequência: 60 Hz - Primário: 120 V Secundário: 24 V Potência nominal: 0,24 kVA Respeitadas as especificações, a corrente eficaz no primário pode variar, em A, dezero a 4.
zero a 10.
zero a 2.
2 a 5.
2 a 10.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio afirmam a necessidade de que a experimentação esteja sempre presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em física, privilegiando-se o fazer, o manusear, o operar e o agir em diferentes formas e níveis. Eles também atribuem uma maior abrangência à experimentação, situando-a para além das situações convencionais de laboratório. Considerando essas informações, assinale a opção correta.
O desenvolvimento de competências em física por meio da experimentação dispensa o uso de atividades realizadas fora do laboratório didático.
A experimentação deve sempre obedecer a procedimentos previamente fixados pelo professor, cabendo aos alunos a execução das normas.
A experimentação no ensino de física deve sempre estar associada ao desenvolvimento de aspectos históricos e sociais da produção de conhecimento científico.
As competências esperadas e possíveis de serem atingidas por meio da experimentação no ensino médio prescindem da coleta de dados, sua interpretação e identificação de variáveis relevantes na análise de um dado fenômeno físico.
Independentemente dos materiais disponíveis e utilizados no processo de experimentação, o fundamental é ter claro que competências estarão sendo promovidas com as atividades experimentais propostas.
Para o dimensionamento do dispositivo de proteção de um circuito elétrico residencial tem-se as seguintes informações:
− Corrente de projeto: IB − Capacidade de condução de corrente dos condutores fase, neutro e de proteção: IZ A corrente nominal (IN) mais adequada do disjuntor termomagnético para este circuito deve satisfazer às condiçõesIN < IB e IN < IZ
IN > IB e IN > IZ
IN < IB e IN = IZ
IN > IB e IN < IZ
IN < IB e IN > IZ
Uma carga indutiva consome potência ativa de 160 W e potência reativa de 90 VAR. Nesse caso, a potência aparente vale, em VA, aproximadamente,
100.
320.
184.
250.
138.
Um motor elétrico de indução monofásico tem as seguintes especificações:
− potência nominal: 1,5 kW − tensão nominal: 220 V − rendimento: 90% − fator de potência: 0,75 A corrente nominal vale, em A, aproximadamente,4.
10.
8.
6.
12.
Um sistema elétrico de 10 kW alimentado por uma tensão senoidal de 127 V − 60 Hz opera com fator de potência igual a 0,5. A defasagem entre a tensão e a corrente na linha é
nula.
30°.
90°.
60°.
45°.
Um transformador trifásico ideal de distribuição secundária tem o primário ligado em triângulo e recebendo tensão de uma linha de transmissão de 13,8 kV e o secundário ligado em estrela com neutro, disponibilizando para as residências as tensões de 127 / 220 V. Considerando uma carga equilibrada ligada no secundário consumindo potência ativa igual a 190 kW e com fator de potência unitário, a corrente na linha de transmissão de alimentação do primário será, em A, de, aproximadamente,
2.
8.
80.
40.
16.
Uma impedância de (100 + j50) Ω em série com outra de (50 − j100) Ω resulta em uma impedância equivalente de natureza
puramente resistiva.
puramente capacitiva.
puramente indutiva.
resistiva e indutiva.
resistiva e capacitiva.
Sobre o filtro passa altas passivo, é correto afirmar que
na frequência de corte, a fase do ganho vale 45°.
na frequência de corte, a fase do ganho vale 90°.
nas frequências bem abaixo da frequência de corte, a fase do ganho é praticamente nula.
nas frequências bem acima da frequência de corte, a fase do ganho é praticamente igual a 90°.
nas frequências bem acima da frequência de corte, a fase do ganho estabiliza em 45°.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...