Questões de Física

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No que diz respeito às competências relacionadas à contextualização histórica e social dos temas de física abordados na sala de aula é correto afirmar que

  • A.

    tais competências possibilitam ao aluno compreender a dissociação entre a produção do conhecimento científico e os fatores sociais e políticos.

  • B.

    tais competências contribuem para a compreensão do conhecimento científico e tecnológico como resultado de uma construção humana em contínuo desenvolvimento.

  • C.

    elas dispensam uma abordagem da física em sala de aula que valorize aspectos do desenvolvimento histórico dos conceitos da física.

  • D.

    a compreensão da ciência e da tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea prescindem de tais competências.

  • E.

    embora contemplem o reconhecimento e avaliação do caráter ético do conhecimento científico, tais competências excluem a utilização da ciência no exercício da cidadania.

Considere as especificações de um transformador ideal:

Frequência: 60 Hz -

Primário: 120 V

Secundário: 24 V

Potência nominal: 0,24 kVA

Respeitadas as especificações, a corrente eficaz no primário pode variar, em A, de

  • A.

    zero a 4.

  • B.

    zero a 10.

  • C.

    zero a 2.

  • D.

    2 a 5.

  • E.

    2 a 10.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio afirmam a necessidade de que a experimentação esteja sempre presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em física, privilegiando-se o fazer, o manusear, o operar e o agir em diferentes formas e níveis. Eles também atribuem uma maior abrangência à experimentação, situando-a para além das situações convencionais de laboratório. Considerando essas informações, assinale a opção correta.

  • A.

    O desenvolvimento de competências em física por meio da experimentação dispensa o uso de atividades realizadas fora do laboratório didático.

  • B.

    A experimentação deve sempre obedecer a procedimentos previamente fixados pelo professor, cabendo aos alunos a execução das normas.

  • C.

    A experimentação no ensino de física deve sempre estar associada ao desenvolvimento de aspectos históricos e sociais da produção de conhecimento científico.

  • D.

    As competências esperadas e possíveis de serem atingidas por meio da experimentação no ensino médio prescindem da coleta de dados, sua interpretação e identificação de variáveis relevantes na análise de um dado fenômeno físico.

  • E.

    Independentemente dos materiais disponíveis e utilizados no processo de experimentação, o fundamental é ter claro que competências estarão sendo promovidas com as atividades experimentais propostas.

Para o dimensionamento do dispositivo de proteção de um circuito elétrico residencial tem-se as seguintes informações:

− Corrente de projeto: IB

− Capacidade de condução de corrente dos condutores fase, neutro e de proteção: IZ

A corrente nominal (IN) mais adequada do disjuntor termomagnético para este circuito deve satisfazer às condições

  • A.

    IN < IB e IN < IZ

  • B.

    IN > IB e IN > IZ

  • C.

    IN < IB e IN = IZ

  • D.

    IN > IB e IN < IZ

  • E.

    IN < IB e IN > IZ

Uma carga indutiva consome potência ativa de 160 W e potência reativa de 90 VAR. Nesse caso, a potência aparente vale, em VA, aproximadamente,

  • A.

    100.

  • B.

    320.

  • C.

    184.

  • D.

    250.

  • E.

    138.

Um motor elétrico de indução monofásico tem as seguintes especificações:

− potência nominal: 1,5 kW

− tensão nominal: 220 V

− rendimento: 90%

− fator de potência: 0,75

A corrente nominal vale, em A, aproximadamente,

  • A.

    4.

  • B.

    10.

  • C.

    8.

  • D.

    6.

  • E.

    12.

Um sistema elétrico de 10 kW alimentado por uma tensão senoidal de 127 V − 60 Hz opera com fator de potência igual a 0,5. A defasagem entre a tensão e a corrente na linha é

  • A.

    nula.

  • B.

    30°.

  • C.

    90°.

  • D.

    60°.

  • E.

    45°.

Um transformador trifásico ideal de distribuição secundária tem o primário ligado em triângulo e recebendo tensão de uma linha de transmissão de 13,8 kV e o secundário ligado em estrela com neutro, disponibilizando para as residências as tensões de 127 / 220 V. Considerando uma carga equilibrada ligada no secundário consumindo potência ativa igual a 190 kW e com fator de potência unitário, a corrente na linha de transmissão de alimentação do primário será, em A, de, aproximadamente,

  • A.

    2.

  • B.

    8.

  • C.

    80.

  • D.

    40.

  • E.

    16.

Uma impedância de (100 + j50) Ω em série com outra de (50 − j100) Ω resulta em uma impedância equivalente de natureza

  • A.

    puramente resistiva.

  • B.

    puramente capacitiva.

  • C.

    puramente indutiva.

  • D.

    resistiva e indutiva.

  • E.

    resistiva e capacitiva.

Sobre o filtro passa altas passivo, é correto afirmar que

  • A.

    na frequência de corte, a fase do ganho vale 45°.

  • B.

    na frequência de corte, a fase do ganho vale 90°.

  • C.

    nas frequências bem abaixo da frequência de corte, a fase do ganho é praticamente nula.

  • D.

    nas frequências bem acima da frequência de corte, a fase do ganho é praticamente igual a 90°.

  • E.

    nas frequências bem acima da frequência de corte, a fase do ganho estabiliza em 45°.

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