Lista completa de Questões de Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O sistema B representa uma bomba de calor.
No sistema A, W deve ser maior ou igual a Q1.
No sistema B, W deve ser menor que Q2.
O sistema A representa um aparelho de ar condicionado.
No estudo do eletromagnetismo, há duas partículas fundamentais o fóton, denominado partícula da luz, e o elétron , às quais pode ser associado um comprimento de onda (princípio conhecido como dualidade partícula-onda). Considerando essas informações e que o comprimento de onda da luz vermelha é igual 650 nm, a constante de Planck é igual a 4,1 ×10-15 eV . s e a velocidade da luz é igual a 3 × 108 m/s, julgue os próximos itens.
A equação de continuidade expressa a lei de conservação da energia eletromagnética.
Em geral, os detectores magnéticos medem a fase das ondas eletromagnéticas incidentes.
Nos Conteúdos Complementares de Física, o Eixo Temático VII − Física Moderna − aborda temas relacionados a noções de Física Nuclear e Quântica, tratando de assuntos como radioatividade e a natureza dual da luz: onda/partícula. Temas da Física Moderna devem ser tratados no Ensino Médio, dentre outros argumentos, pelo fato de que
a chamada Física Clássica está totalmente superada, não havendo sentido em manter seu ensino na educação básica, já que ela não contribui para formação dos alunos como cidadãos e nem para leitura do mundo atual.
o ensino de Física Moderna está na moda, independentemente se ela pode contribuir para a formação dos alunos no processo de desenvolvimento de uma cultura científica ou para leitura do mundo atual com seu desenvolvimento tecnológico, descartando totalmente o ensino da chamada Física Clássica.
Física Moderna é mais acessível ao desenvolvimento cognitivo dos alunos não apresentando nenhum tipo de obstáculo para a aprendizagem, tratando de temas contemporâneos, fáceis de serem formalizados a partir das concepções espontâneas dos alunos e amplamente dominados pelos professores, embora não apresente vínculos com as tecnologias atuais.
as disciplinas científicas como a Física durante muito tempo deixaram de apresentar aos alunos os desenvolvimentos realizados no século XX, levando à necessidade de atualização dos estudos e também, considerando sua incorporação tecnológica, o que pode permitir aos alunos uma leitura do mundo atual, tornando os conteúdos mais significativos.
Sabe-se que as oscilações harmônicas ocorrem em diversos fenômenos físicos. Em um pêndulo simples, por exemplo, para pequenas oscilações, o movimento pode ser considerado harmônico simples, cuja frequência angular é calculada pela expressão
Considerando o ensino de Física na educação básica, a utilização de textos históricos e o estudo da História da Ciência ou alguns de seus aspectos deve ser
feito prioritariamente por professores das disciplinas das áreas de Ciências Sociais e suas Tecnologias e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, pois assim é possível garantir que haja tempo suficiente para ensinar os conceitos específicos da Física.
evitado pelo professor de Física, pois reforça a visão positivista da Ciência que deixa de ser vista como construção humana.
valorizado e trabalhado pelo professor de Física, pois, ao expandir a compreensão dos alunos de como o conhecimento científico se desenvolve e é apropriado pela tecnologia, aumenta a capacidade deles de compreender contextos socioculturais.
utilizado apenas em casos nos quais o diagnóstico feito pelo professor mostra que os alunos não dominam a linguagem formal matemática, restando a possibilidade de trabalhar com textos.
Da expressão do rotacional do campo elétrico pode-se inferir que
O Conteúdo Básico Comum (CBD) de Física procura focalizar elementos considerados essenciais na formação cultural e científica, sugerindo uma abordagem mais fenomenológica no primeiro ano do Ensino Médio. Para tanto, os conteúdos foram organizados desenvolvendo o conceito de energia. Tal opção pode ser justificada pelo fato de energia ser um tema
fundamental apenas da Física, não exigindo necessidade de integração com outras disciplinas.
que aparece de forma constante na mídia, não necessitando de uma justificativa pedagógica para ser desenvolvido.
complexo, que só pode ser abordado de forma quantitativa e dedutiva, destacando o principal aspecto do ensino da Física.
fundamental das Ciências Naturais, permitindo maior integração entre as disciplinas dessa área, possibilitando aos alunos entendimento de uma ampla gama de fenômenos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...