Questões de Física

Lista completa de Questões de Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    O sistema B representa uma bomba de calor.

  • B.

    No sistema A, W deve ser maior ou igual a Q1.

  • C.

    No sistema B, W deve ser menor que Q2.

  • D.

    O sistema A representa um aparelho de ar condicionado.

No estudo do eletromagnetismo, há duas partículas fundamentais — o fóton, denominado partícula da luz, e o elétron —, às quais pode ser associado um comprimento de onda (princípio conhecido como dualidade partícula-onda). Considerando essas informações e que o comprimento de onda da luz vermelha é igual 650 nm, a constante de Planck é igual a 4,1 ×10-15 eV . s e a velocidade da luz é igual a 3 × 108 m/s, julgue os próximos itens.

  • C. Certo
  • E. Errado

A equação de continuidade expressa a lei de conservação da energia eletromagnética.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em geral, os detectores magnéticos medem a fase das ondas eletromagnéticas incidentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos Conteúdos Complementares de Física, o Eixo Temático VII − Física Moderna − aborda temas relacionados a noções de Física Nuclear e Quântica, tratando de assuntos como radioatividade e a natureza dual da luz: onda/partícula. Temas da Física Moderna devem ser tratados no Ensino Médio, dentre outros argumentos, pelo fato de que

  • A.

    a chamada Física Clássica está totalmente superada, não havendo sentido em manter seu ensino na educação básica, já que ela não contribui para formação dos alunos como cidadãos e nem para leitura do mundo atual.

  • B.

    o ensino de Física Moderna está na moda, independentemente se ela pode contribuir para a formação dos alunos no processo de desenvolvimento de uma cultura científica ou para leitura do mundo atual com seu desenvolvimento tecnológico, descartando totalmente o ensino da chamada Física Clássica.

  • C.

    Física Moderna é mais acessível ao desenvolvimento cognitivo dos alunos não apresentando nenhum tipo de obstáculo para a aprendizagem, tratando de temas contemporâneos, fáceis de serem formalizados a partir das concepções espontâneas dos alunos e amplamente dominados pelos professores, embora não apresente vínculos com as tecnologias atuais.

  • D.

    as disciplinas científicas como a Física durante muito tempo deixaram de apresentar aos alunos os desenvolvimentos realizados no século XX, levando à necessidade de atualização dos estudos e também, considerando sua incorporação tecnológica, o que pode permitir aos alunos uma leitura do mundo atual, tornando os conteúdos mais significativos.

  • A. 2,0 x 102
  • B. 1,1 x 105
  • C. 1,2 x 105
  • D. 2,1 x 106
  • E. 2,0 x 107

Sabe-se que as oscilações harmônicas ocorrem em diversos fenômenos físicos. Em um pêndulo simples, por exemplo, para pequenas oscilações, o movimento pode ser considerado harmônico simples, cuja frequência angular é calculada pela expressão

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o ensino de Física na educação básica, a utilização de textos históricos e o estudo da História da Ciência ou alguns de seus aspectos deve ser

  • A.

    feito prioritariamente por professores das disciplinas das áreas de Ciências Sociais e suas Tecnologias e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, pois assim é possível garantir que haja tempo suficiente para ensinar os conceitos específicos da Física.

  • B.

    evitado pelo professor de Física, pois reforça a visão positivista da Ciência que deixa de ser vista como construção humana.

  • C.

    valorizado e trabalhado pelo professor de Física, pois, ao expandir a compreensão dos alunos de como o conhecimento científico se desenvolve e é apropriado pela tecnologia, aumenta a capacidade deles de compreender contextos socioculturais.

  • D.

    utilizado apenas em casos nos quais o diagnóstico feito pelo professor mostra que os alunos não dominam a linguagem formal matemática, restando a possibilidade de trabalhar com textos.

Da expressão do rotacional do campo elétrico pode-se inferir que

  • C. Certo
  • E. Errado

O Conteúdo Básico Comum (CBD) de Física procura focalizar elementos considerados essenciais na formação cultural e científica, sugerindo uma abordagem mais fenomenológica no primeiro ano do Ensino Médio. Para tanto, os conteúdos foram organizados desenvolvendo o conceito de energia. Tal opção pode ser justificada pelo fato de energia ser um tema

  • A.

    fundamental apenas da Física, não exigindo necessidade de integração com outras disciplinas.

  • B.

    que aparece de forma constante na mídia, não necessitando de uma justificativa pedagógica para ser desenvolvido.

  • C.

    complexo, que só pode ser abordado de forma quantitativa e dedutiva, destacando o principal aspecto do ensino da Física.

  • D.

    fundamental das Ciências Naturais, permitindo maior integração entre as disciplinas dessa área, possibilitando aos alunos entendimento de uma ampla gama de fenômenos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...