Questões de Física do ano 2007

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O esquema representa o espectro de radiações eletromagnéticas, em ordem crescente das freqüências. Utilize-o para responder às questões de números 67 a 69.

Um certo dispositivo emite radiação eletromagnética cujo comprimento de onda é 2.10–5 metros. Tal dispositivo poderia ser

  • A.

    um rádio-transmissor.

  • B.

    um forno de microondas.

  • C.

    um controle remoto de TV.

  • D.

    uma lâmpada fluorescente.

  • E.

    um aparelho de raio-X.

O esquema representa o espectro de radiações eletromagnéticas, em ordem crescente das freqüências. Utilize-o para responder às questões de números 67 a 69.

Observando-se os valores de freqüência cuja radiação tem origem na camada eletrônica ou no núcleo atômico, pode-se estimar que a energia de radiação liberada por uma bomba nuclear, relativamente à liberada pela explosão de uma dinamite é da ordem de

  • A.

    1020 vezes maior.

  • B.

    1015 vezes maior.

  • C.

    1010 vezes maior.

  • D.

    104 vezes maior.

  • E.

    102 vezes maior.

O esquema representa o espectro de radiações eletromagnéticas, em ordem crescente das freqüências. Utilize-o para responder às questões de números 67 a 69.

O efeito fotoelétrico, interpretado há um século por Einstein, ocorre quando a incidência de luz com freqüência suficientemente elevada, arranca elétrons de um metal. Para cada metal há uma energia mínima necessária dessa luz para que o fenômeno ocorra. No caso da platina, por exemplo, o valor dessa energia é de 6,35 eV (elétron-Volt). Assim, para que o efeito fotoelétrico possa ser observado em uma placa de platina, ela deve ser iluminada com luz

(Dado: Constante de Planck h = 4,1.10–15 eV.s)

  • A.

    infravermelha.

  • B.

    vermelha.

  • C.

    branca.

  • D.

    azul.

  • E.

    ultravioleta.

Entre as diferenças essenciais nos danos e riscos provocados por explosões nucleares e explosões químicas convencionais, deve-se destacar que nas nucleares

  • A.

    há liberação de radiações de comprimento de onda muito maior, por isso com maior alcance e penetração na matéria.

  • B.

    há liberação de isótopos radioativos que por muito tempo produzirão efeitos danosos, particularmente sobre os seres vivos.

  • C.

    a quantidade de matéria produzida na explosão é expressivamente maior que nas bombas químicas, provocando danos imediatos muito mais intensos.

  • D.

    há emissão de radiação ultravioleta, enquanto nas de origem química, as radiações são infravermelhas, com efeitos menos duradouros e danosos para os seres vivos.

  • E.

    a radiação liberada permanece na atmosfera local durante longo tempo, ao passo que nas de origem química, a radiação se dissipa em poucas horas.

Tanto as usinas nucleares como as termelétricas convencionais utilizam-se do calor obtido pelo aquecimento de água, para mover turbinas que acionam um gerador elétrico. O que diferencia essencialmente a geração nuclear das demais termelétricas é

  • A.

    o processo de produção de calor utilizado no aquecimento da água.

  • B.

    o processo de conversão de trabalho mecânico em eletricidade.

  • C.

    o uso de vapor a alta pressão para mover as turbinas.

  • D.

    o isolamento do combustível dos demais elementos da usina.

  • E.

    a presença de um condensador para resfriamento da água.

Em uma bomba atômica, assim como em um reator nuclear para geração de energia elétrica, um núcleo atômico é bombardeado de modo a provocar sua fissão, gerando outros núcleos e liberando grande quantidade de calor. No entanto, uma diferença essencial entre uma bomba e um reator nuclear é

  • A.

    a maior quantidade de elementos radioativos liberados na fissão, na bomba.

  • B.

    o maior número atômico do elemento químico a ser fissionado, na bomba.

  • C.

    a necessidade de maior quantidade de massa do núcleo a ser fissionado, no reator.

  • D.

    a promoção da reabsorção de nêutrons na bomba, e sua contenção no reator.

  • E.

    a quantidade de energia liberada em cada fissão, menor no reator.

As partículas elementares com as quais se estabelecia o modelo atômico eram (e segundo alguns livros didáticos ainda são) os prótons e nêutrons, no núcleo, e orbitando em torno deste, os elétrons. Hoje, aceita-se um modelo segundo o qual

  • A.

    elétrons continuam sendo vistos como elementares, mas os prótons e nêutrons são constituídos de quarks com cargas fracionárias.

  • B.

    elétrons não são mais vistos como elementares, mas constituídos de outras partículas com cargas fracionárias, os quarks.

  • C.

    fora do núcleo, além dos elétrons que continuam sendo vistos como elementares, há novas partículas elementares, os quarks.

  • D.

    prótons e nêutrons continuam sendo vistos como elementares, mas além deles há no núcleo os quarks, partículas também elementares.

  • E.

    prótons, nêutrons e elétrons não são mais vistos como elementares, mas todos são constituídos de quarks, estes sim, partículas elementares.

Controles sem fio, como os de de abertura de portas de garagem geralmente fazem uso da radiação infra-vermelha, enquanto que telefones sem fio e celulares utilizam radiofreqüências. A escolha dessas diferentes faixas de radiação eletromagnética se deve a

  • A.

    uma consideração de ordem econômica, em função da demanda de energia das baterias.

  • B.

    diferentes decaimentos da intensidade em função da distância, ou seja, diferentes alcances.

  • C.

    razões práticas dadas em função da diferente radiotransparência das paredes a cada freqüência.

  • D.

    princípios de segurança no uso e na privacidade estratégica das radiações nas comunicações.

  • E.

    opção dos fabricantes, pois pode-se operar celular com infravermelho e controle com rádio freqüência.

O professor de Física deve desenvolver permanentemente atualização e aperfeiçoamento profissional. Nesse sentido, considere as seguintes afirmações:
I. Ele deve fazer pesquisa em Física, como ciência básica ou aplicada.
II. O seu trabalho como professor constitui parte essencial de seu campo prático de investigação científica e pedagógica.
III. A sua cultura científica, e também a geral, precisam ser continuamente promovidas.

Dentre essas afirmações, são plausíveis a um professor de Física da educação básica

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O aprendizado de Física, assim como sua pesquisa, envolve observações, experimentações, interpretações e verificações. Considere, nesse sentido, as atividades formativas:
I. observações qualitativas, feitas pelos alunos, de processos naturais ou tecnológicos em seu cotidiano;
II. demonstrações semiquantitativas orientadas pelo professor em sala de aula;
III. verificações quantitativas realizadas por grupos de alunos em laboratório didático.

Você diria que constitui parte integrante da dimensão prática e experimental do aprendizado escolar de Física o apresentado em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

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