Lista completa de Questões de Física do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Física - Educação em Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Tendo em vista, de um lado, o caráter de etapa conclusiva da Educação Básica atribuído ao ensino médio pela LDB/1996 e, de outro, as rápidas e contínuas mudanças no mundo do trabalho trazidas pelas inovações científico-tecnológicas, é adequado que o ensino atual da Física na escola básica esteja voltado à
formação profissional específica, em lugar de qualificação de caráter geral.
preparação propedêutica para o ensino superior em lugar da formação técnica.
formação geral que qualifique para a vida social e profissional e para o aprendizado permanente.
preparação para o aprendizado crítico e abstrato em detrimento de qualificação para intervenções práticas.
formação técnica que capacite para dominar os princípios e instrumentos voltados à investigação científica.
Física - Educação em Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A reforma curricular do Ensino Médio, regulamentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, propôs uma reorganização curricular em três áreas de conhecimento com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de conteúdos e habilidades, em uma perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização, o que envolve o ensino e aprendizado de Física na área de Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias. Dessa perspectiva decorrem, por exemplo,
a criação, na grade curricular, de novas disciplinas que integrem e utilizem conhecimentos contextualizados de diferentes áreas de conhecimento.
a substituição das antigas disciplinas da grade curricular por outras que possibilitem a justaposição dos conteúdos específicos, dadas pela vivência do aluno em seu cotidiano.
a fusão de diferentes disciplinas a partir de múltiplos olhares e conhecimentos práticos presentes no cotidiano imediato dos estudantes ou decorrentes da evolução científica e tecnológica.
a utilização e inter-relação de conhecimentos de várias disciplinas, centradas na preparação para a solução de problemas reais e compreensão de fenômenos sob diferentes pontos de vista.
a recomendação do desenvolvimento do ensino não mais em disciplinas, mas através de projetos interdisciplinares, de âmbito local, que preparem o educando para a vida em sua comunidade.
Física - Educação em Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A nova organização do currículo do Ensino Médio nas três áreas de conhecimento incorporam, em suas denominações, o termo ... e suas tecnologias. O sentido desse acréscimo na designação da área Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias é, sobretudo, o de
mudar o ensino de caráter geral e universal para um de caráter prático que prioriza o conhecimento científico e tecnológico contemporâneo.
priorizar a educação técnica profissional, tendo em vista as profundas mudanças na sociedade tecnológica contemporânea.
incorporar novos recursos tecnológicos na educação, como computador e vídeo, para promover a inclusão digital dos educandos.
centrar o aprendizado na familiarização com novas linguagens e com o manuseio de equipamentos de produção e consumo.
integrar processos tecnológicos próprios de cada área de conhecimento, que são meio ou finalidade da formação básica.
Física - Educação em Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Tendo em vista o ensino de ciências e as novas diretrizes educacionais, essa frase de Einstein,
é questionável, pois reforça a idéia de que a ciência não é uma construção histórica e social, mas construída de idéias subjetivas e pessoais.
é questionável, pois atribui à ciência um caráter pessoal e subjetivo, de verdade provisória sujeita a erros e controvérsias.
é contraditória, pois ao mesmo tempo promove uma idéia de ciência como construção histórica e impessoal e outra, como construção pessoal e particular.
é educativa, pois comprova, a partir do depoimento de um grande cientista, que a ciência é um empreendimento humano e social inquestionável.
é elucidativa, pois não vê a ciência como um saber natural absoluto e aponta o caráter histórico-social de seu desenvolvimento, por vezes também subjetivo e pessoal. www.pciconcursos.
Em um circuito RC série é aplicada uma tensão DC de 15 V. Sendo R = 100 kΩ, C = 2200 μF e estando o capacitor inicialmente descarregado, determine a constante de tempo τ do circuito e o valor aproximado da tensão VR no resistor após um intervalo equivalente a τ.
Considerando que, no circuito esquematizado acima, a fonte e o amperímetro sejam ideais e que a força eletromotriz da bateria seja igual a 12 V, julgue os seguintes itens.
Se o amperímetro e a fonte fossem trocados de posição, a medida da corrente registrada pelo amperímetro não mudaria.
Considerando que, no circuito esquematizado acima, a fonte e o amperímetro sejam ideais e que a força eletromotriz da bateria seja igual a 12 V, julgue os seguintes itens.
A potência dissipada pelo resistor de resistência igual a 2 S é menor que 12 W.
Galileu Galilei é considerado um dos criadores da ciência moderna por
incorporar o método de análise cartesiano.
introduzir o raciocínio matemático na física.
divulgar o pensamento aristotélico-ptolomaico.
ter inventado o telescópio e o sextante.
ter refutado as teses de Copérnico.
Um observador na Terra, percebe que a constelação do Cruzeiro do Sul muda de lugar ao longo do ano em relação à sua posição. Ele percebe, também, que esta constelação
se aproxima da constelação de Sagitário do início do verão.
indica o centro de referência para estudos astronômicos.
é aquela que brilha mais em todo o céu noturno, principalmente no verão.
mantém sempre a mesma posição em relação às demais constelações.
se afasta da constelação de Ursa Maior durante o outono e o inverno.
Ao observar uma fotografia de um pôr-do-sol, o professor comentou que, no momento em que a foto foi tirada, o Sol já havia se posto a pelo menos 8 minutos. O comentário do professor é correto pois
a distância entre o Sol e a Terra é de cerca de 8 anos-luz.
a luz do Sol leva cerca de 8 minutos para chegar à Terra.
ele quis ressaltar a relação entre tempo e tamanho do Sol.
o filme demora cerca de 8 minutos para fixar a exposição.
a velocidade da luz é de cerca de 8 Km/min.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...