Questões de Física do ano 2007

Lista completa de Questões de Física do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo em vista, de um lado, o caráter de etapa conclusiva da Educação Básica atribuído ao ensino médio pela LDB/1996 e, de outro, as rápidas e contínuas mudanças no mundo do trabalho trazidas pelas inovações científico-tecnológicas, é adequado que o ensino atual da Física na escola básica esteja voltado à

  • A.

    formação profissional específica, em lugar de qualificação de caráter geral.

  • B.

    preparação propedêutica para o ensino superior em lugar da formação técnica.

  • C.

    formação geral que qualifique para a vida social e profissional e para o aprendizado permanente.

  • D.

    preparação para o aprendizado crítico e abstrato em detrimento de qualificação para intervenções práticas.

  • E.

    formação técnica que capacite para dominar os princípios e instrumentos voltados à investigação científica.

A reforma curricular do Ensino Médio, regulamentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, propôs uma reorganização curricular em três áreas de conhecimento com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de conteúdos e habilidades, em uma perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização, o que envolve o ensino e aprendizado de Física na área de Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias. Dessa perspectiva decorrem, por exemplo,

  • A.

    a criação, na grade curricular, de novas disciplinas que integrem e utilizem conhecimentos contextualizados de diferentes áreas de conhecimento.

  • B.

    a substituição das antigas disciplinas da grade curricular por outras que possibilitem a justaposição dos conteúdos específicos, dadas pela vivência do aluno em seu cotidiano.

  • C.

    a fusão de diferentes disciplinas a partir de múltiplos olhares e conhecimentos práticos presentes no cotidiano imediato dos estudantes ou decorrentes da evolução científica e tecnológica.

  • D.

    a utilização e inter-relação de conhecimentos de várias disciplinas, centradas na preparação para a solução de problemas reais e compreensão de fenômenos sob diferentes pontos de vista.

  • E.

    a recomendação do desenvolvimento do ensino não mais em disciplinas, mas através de projetos interdisciplinares, de âmbito local, que preparem o educando para a vida em sua comunidade.

A nova organização do currículo do Ensino Médio nas três áreas de conhecimento incorporam, em suas denominações, o termo ... e suas tecnologias. O sentido desse acréscimo na designação da área Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias é, sobretudo, o de

  • A.

    mudar o ensino de caráter geral e universal para um de caráter prático que prioriza o conhecimento científico e tecnológico contemporâneo.

  • B.

    priorizar a educação técnica profissional, tendo em vista as profundas mudanças na sociedade tecnológica contemporânea.

  • C.

    incorporar novos recursos tecnológicos na educação, como computador e vídeo, para promover a inclusão digital dos educandos.

  • D.

    centrar o aprendizado na familiarização com novas linguagens e com o manuseio de equipamentos de produção e consumo.

  • E.

    integrar processos tecnológicos próprios de cada área de conhecimento, que são meio ou finalidade da formação básica.

Tendo em vista o ensino de ciências e as novas diretrizes educacionais, essa frase de Einstein,

  • A.

    é questionável, pois reforça a idéia de que a ciência não é uma construção histórica e social, mas construída de idéias subjetivas e pessoais.

  • B.

    é questionável, pois atribui à ciência um caráter pessoal e subjetivo, de verdade provisória sujeita a erros e controvérsias.

  • C.

    é contraditória, pois ao mesmo tempo promove uma idéia de ciência como construção histórica e impessoal e outra, como construção pessoal e particular.

  • D.

    é educativa, pois comprova, a partir do depoimento de um grande cientista, que a ciência é um empreendimento humano e social inquestionável.

  • E.

    é elucidativa, pois não vê a ciência como um saber natural absoluto e aponta o caráter histórico-social de seu desenvolvimento, por vezes também subjetivo e pessoal. www.pciconcursos.

Em um circuito RC série é aplicada uma tensão DC de 15 V. Sendo R = 100 kΩ, C = 2200 μF e estando o capacitor inicialmente descarregado, determine a constante de tempo τ do circuito e o valor aproximado da tensão VR no resistor após um intervalo equivalente a τ.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Considerando que, no circuito esquematizado acima, a fonte e o amperímetro sejam ideais e que a força eletromotriz da bateria seja igual a 12 V, julgue os seguintes itens.

Se o amperímetro e a fonte fossem trocados de posição, a medida da corrente registrada pelo amperímetro não mudaria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, no circuito esquematizado acima, a fonte e o amperímetro sejam ideais e que a força eletromotriz da bateria seja igual a 12 V, julgue os seguintes itens.

A potência dissipada pelo resistor de resistência igual a 2 S é menor que 12 W.

  • C. Certo
  • E. Errado

Galileu Galilei é considerado um dos criadores da ciência moderna por

  • A.

    incorporar o método de análise cartesiano.

  • B.

    introduzir o raciocínio matemático na física.

  • C.

    divulgar o pensamento aristotélico-ptolomaico.

  • D.

    ter inventado o telescópio e o sextante.

  • E.

    ter refutado as teses de Copérnico.

Um observador na Terra, percebe que a constelação do Cruzeiro do Sul muda de lugar ao longo do ano em relação à sua posição. Ele percebe, também, que esta constelação

  • A.

    se aproxima da constelação de Sagitário do início do verão.

  • B.

    indica o centro de referência para estudos astronômicos.

  • C.

    é aquela que brilha mais em todo o céu noturno, principalmente no verão.

  • D.

    mantém sempre a mesma posição em relação às demais constelações.

  • E.

    se afasta da constelação de Ursa Maior durante o outono e o inverno.

Ao observar uma fotografia de um pôr-do-sol, o professor comentou que, no momento em que a foto foi tirada, o Sol já havia se posto a pelo menos 8 minutos. O comentário do professor é correto pois

  • A.

    a distância entre o Sol e a Terra é de cerca de 8 anos-luz.

  • B.

    a luz do Sol leva cerca de 8 minutos para chegar à Terra.

  • C.

    ele quis ressaltar a relação entre tempo e tamanho do Sol.

  • D.

    o filme demora cerca de 8 minutos para fixar a exposição.

  • E.

    a velocidade da luz é de cerca de 8 Km/min.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...