Lista completa de Questões de Física do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando os danos biológicos causados aos seres vivos pela exposição à radiação, fez-se necessário estabelecer mecanismo de proteção aos indivíduos que trabalham com radiação. Acerca de proteção radiológica e suas implicações, assinale a opção correta.
Os raios X ou gama, ao interagirem com os átomos de um meio, produzem nêutrons.
Os efeitos químicos que ocorrem em um meio exposto à radiação dependem não somente da energia absorvida pelo meio, mas também da distribuição da energia absorvida neste meio e do tipo de radiação.
A exposição interna ocorre quando houver contaminação radioativa de indivíduos, por ultrapassar o tempo máximo permitido de exposição a uma radiação.
A exposição (e) de uma fonte radioativa puntiforme é diretamente proporcional ao tempo que um indivíduo fica na presença dessa fonte e é inversamente proporcional à distância do indivíduo à fonte.
A lei de decaimento radioativo prevê como o número de núcleos N de uma determinada substância radioativa diminui com o tempo t, ou seja, em que N0 é o número de núcleos em t=0 e é a constante de decaimento radioativo. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Atividade radioativa e taxa de decaimento são grandezas equivalentes, para uma mesma substância radioativa.
As constantes de decaimento para todos os nuclídeos radioativos têm o mesmo valor.
A meia vida e a vida média de um nuclídeo radioativo expressam o mesmo comportamento.
A meia vida é o tempo característico para que o número de nuclídeos de uma determinada substância radioativa decaia pela metade.
Os métodos de diagnóstico em medicina que utilizam ondas ultrasônicas se baseiam na reflexão do ultra-som nas interfaces de separação entre dois meios ou no efeito Doppler. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Os transdutores ultra-sônicos basicamente convertem energia elétrica em energia mecânica.
A desvantagem da técnica de ultra-som para diagnóstico é o fato de que a maioria das substâncias radiopacas não podem ser detectadas por ultra-som.
Uma onda ultra-sônica, ao atravessar um meio homogêneo como um tecido, mantém a intensidade inalterada, ou seja, não sofre atenuação.
Como o ultra-som está fora da faixa de freqüência audível, é desaconselhável utilizá-lo com intensidade alta. A técnica se limita ao uso do ultra-som de baixa intensidade.
Considere que uma esfera maciça de raio R seja abandonada do alto de um plano inclinado. A respeito dessa situação, assinale a opção correta.
Considerando que haja atrito entre a superfície do plano e a esfera, pode-se afirmar que toda energia devida ao atrito será dissipada na forma de calor.
Considerando a existência de atrito, a esfera adquirirá um momento angular numericamente igual ao momento linear em cada instante.
Ao atingir a base do plano inclinado, a velocidade linear da esfera dependerá da presença ou não do atrito entre a esfera e o plano.
O momento angular adquirido pela esfera é devido ao torque da reação normal do plano em relação ao ponto de apoio.
Um microscópio óptico composto é formado esquematicamente por duas lentes convergentes. A lente mais próxima do objeto, a objetiva, forma uma imagem real do objeto. A mais próxima do olho, a ocular, funciona como uma lente de aumento, para observar a imagem formada pela objetiva. Um microscópio eletrônico, por outro lado, funciona com base nas propriedades ondulatórias do elétron. Com relação a esses dispositivos, assinale a opção correta.
O microscópio eletrônico é limitado porque, ao utilizá-lo para examinar objetos de tamanhos iguais ou menores que o comprimento de onda da luz visível, obtém-se uma imagem borrada de baixa resolução devido aos efeitos de difração da luz através do objeto.
Dependendo da posição do objeto, as lentes convergentes que fazem parte do microscópio óptico permitem a obtenção de imagens invertidas, ampliadas e reais.
A capacidade de resolução dos microscópios ópticos é limitada pelos efeitos de difração da luz.
No caso de lentes divergentes, a imagem de um objeto real localizado antes do foco será real invertida e maior do que o objeto.
O funcionamento do olho humano é muito semelhante ao funcionamento de uma máquina fotográfica sofisticada. Alguns componentes da máquina fotográfica desempenham funções muito semelhantes a algumas partes do olho humano. Assinale a opção correta relacionada ao olho humano.
A íris do olho corresponde ao diafragma de uma máquina fotográfica e controla automaticamente a distância do objeto em relação à retina.
Quando a córnea apresenta uma curvatura irregular ou o cristalino uma forma irregular, a imagem produzida será distorcida e (ou) borrada.
Um indivíduo hipermétrope tem dificuldade de focalizar objetos muito afastados, pois a focalização ocorre atrás da retina.
Um globo ocular curto ou uma córnea com curvatura muito pequena caracteriza um olho míope.
As radiações tanto corpusculares quanto eletromagnéticas, quando têm energia suficiente, atravessam a matéria, ionizando átomos e moléculas produzindo modificações químicas com conseqüências tanto construtivas quanto destrutivas. Assinale a opção correta, acerca das radiações.
A radiação beta, constituída de partículas idênticas ao elétron, é menos penetrante que as partículas alfa. Para blindar esse tipo de radiação pode-se utilizar o vidro e a água.
As partículas alfa são núcleos de átomo de hélio constituídos de dois prótons e dois nêutrons.
Os nêutrons possuem pouco poder de penetração, apesar de ionizarem o meio diretamente.
Sem blindagem, a partícula alfa penetra na pele, e a sua ingestão pode produzir efeitos danosos aos tecidos. Seu alcance é considerado grande comparado com outras radiações.
O radar é um instrumento que detecta objetos em movimento pelo uso de ondas eletromagnéticas. Ao emitir um pulso de onda de rádio, esse pulso é refletido pelo objeto e parte do pulso refletido volta e é detectado pelo radar. Com base no tempo de ida e volta do pulso, assim como a alteração de sua freqüência, é possível calcular a posição e a velocidade do objeto. Com base nessas informações e com relação às propriedades das ondas, assinale a opção correta.
O efeito Doppler só é observado se a freqüência da fonte for mantida constante.
A luz vinda das galáxias distantes desviam-se para o azul, mostrando, assim, que elas se afastam do observador.
Só ocorre efeito Doppler para o som se a fonte estiver em movimento.
No caso de ondas eletromagnéticas, se tanto a fonte quanto o observador possuírem a mesma velocidade vetorial, o efeito Doppler não é observado.
Considere uma casca cilíndrica condutora de raio interno R1 e raio externo R2 , muito longa, percorrida por uma corrente total igual a I0 , conforme mostrado na figura acima. Considerando esse modelo, assinale a opção correta, à luz da lei de Ampère.
O campo magnético em um ponto na região externa à casa é constante.
As linhas de campo magnético em um ponto fora da casca são paralelas ao eixo da casca cilíndrica.
O som é uma onda longitudinal que se propaga nos meios materiais e cuja freqüência está compreendida, aproximadamente, entre 20 Hz e 20.000 Hz. Ao atingir o nosso ouvido, essas ondas produzem vibrações que causam sensações sonoras. Acerca do som e suas características, assinale a opção incorreta.
As notas dó de um piano e de um violino têm o mesmo timbre.
A altura do som é caracterizado pela sua freqüência.
A intensidade de um som é tanto maior quanto maior for a amplitude da onda sonora.
No ar, a velocidade do som independe da sua freqüência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...