Lista completa de Questões de Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao trabalhar o tema "motor e gerador elétrico", o professor de Física deve considerar, entre outros aspectos, que esse tema
representa aplicação prática no cotidiano de conceitos do eletromagnetismo; permite o estudo da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; deve considerar as concepções que os alunos têm a respeito do assunto e preocupar-se com o desenvolvimento de Habilidades como: compreender e utilizar as leis de Faraday e Lenz para resolver qualitativamente problemas envolvendo o surgimento de corrente induzida.
não tem aplicação prática no cotidiano, mas permite o estudo conceitual e teórico da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; deve considerar as concepções que os alunos têm a respeito do assunto e preocupar-se com o desenvolvimento de Habilidades como: compreender e utilizar as leis de Faraday e Lenz para resolver qualitativamente problemas envolvendo o surgimento de corrente induzida.
possibilita apenas a aplicação prática no cotidiano de conceitos do eletromagnetismo; o estudo da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; sem se preocupar com aspectos metodológicos e o desenvolvimento de Competências e Habilidades.
representa aplicação prática no cotidiano de conceitos do eletromagnetismo; permite o estudo da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; e preocupar-se com o desenvolvimento de Habilidades como: compreender e utilizar as leis da Termodinâmica para resolver qualitativamente problemas envolvendo o surgimento de corrente induzida sem a necessidade de avaliação do processo de ensino/aprendizagem para o tema.
Ao trabalhar um tema como o Sol e as fontes de energia, o professor de Física deve considerar, entre outros aspectos, que esse é um dos conceitos mais importantes da Física,
devendo ser trabalhado apenas nessa disciplina e atentar ao fato que devem ser desenvolvidas Habilidades como Saber que na Física o termo energia tem sentido específico, nem sempre coincidente com aqueles utilizados na linguagem comum e identificar diferentes significados para palavra energia.
presente no estudo de diversas áreas do conhecimento, como Química, Biologia, Geografia, Economia e Engenharia, permitindo um trabalho interdisciplinar; portanto, deve ser trabalhado apenas o aspecto conceitual, não havendo preocupação com a metodologia nem com o desenvolvimento de Habilidades por parte dos alunos.
presente no estudo de diversas áreas do conhecimento, como Química, Biologia, Geografia, Economia e Engenharia, permitindo um trabalho interdisciplinar, devendo ser desenvolvidas Habilidades como Saber que na ciência o termo energia tem um sentido específico, nem sempre coincidente com aqueles utilizados na linguagem comum e identificar diferentes significados para palavra energia.
presente no estudo de diversas áreas do conhecimento, como Química, Biologia, Geografia, Economia e Engenharia; por esse motivo, o professor não deve ter preocupação com esse tema, já que provavelmente ele será desenvolvido pelas outras disciplinas do Currículo, sobrando mais tempo para o professor de Física trabalhar outros conceitos que apresentem uma característica mais disciplinar e exigem o desenvolvimento de Habilidades específicas da disciplina.
Um automóvel percorre uma estrada plana e horizontal com velocidade constante de 100 km/h. Ao avistar um radar fotográfico a uma distância de 1 km, o motorista reduz uniformemente a velocidade do automóvel, que passa pelo radar a 80 km/h. O módulo da aceleração do automóvel durante o intervalo de tempo em que sua velocidade diminuiu de 100 km/h para 80 km/h, em m/s2, foi de aproximadamente,
20
7,2
0,72
0,14
Um corpo é lançado verticalmente para baixo, de uma altura de 60 m em relação ao solo, com velocidade inicial de 8 m/s. Desprezando a resistência do ar, a altura do corpo, em relação ao solo, 2s após o lançamento, em metros, vale
Dado: g = 10 m/s224
36
40
44
3,2
1,6
0,80
0,40
Procurou-se repetir as etapas do Método Experimental para investigar a questão O que faz com que um corpo de massa m e volume V afunde num líquido de densidade ρ ?
Após discussões com os alunos, foram levantadas as hipóteses de resposta à questão. Utilizando-se frascos cilíndricos, de diferentes volumes, após testada cada uma das hipóteses e descartadas as não relevantes, chegou-se à conclusão de que apenas a massa m e o volume V são determinantes do afundamento do corpo no líquido. Na etapa final do experimento, considerou-se o corpo como sendo um frasco de volume V, com tampa e contendo areia. Variando a quantidade de areia no frasco, foi possível perceber diferença no comportamento de afundar ou não no líquido. Daí, a conclusão: um corpo afunda no líquido sem > V
Um satélite artificial equatorial gira ao redor da Terra à altura de 600 km. O raio da Terra é de, aproximadamente, 6.400 km. Para que um observador, colocado na Terra, veja o satélite sempre na mesma posição, o módulo da sua velocidade linear deve ser, em m/s, de aproximadamente,
100
250
500
800
Uma fogueira é acesa em uma noite fria para o aquecimento de pessoas. O principal processo de transferência do calor que ocorre neste caso é a
convecção.
irradiação.
reflexão.
condução.
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