Lista completa de Questões de Física do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O efeito de Compton é baseado
na interferência de elétrons, devido ao seu comportamento ondulatório.
na interferência de raios-X de diferentes comprimentos de onda espalhados por elétrons.
na interferência de ondas de luz de diferentes comprimentos de onda espalhados por electros.
no espalhamento de fótons por elétrons em órbitas ligadas internas dos átomos.
no espalhamento de fótons por elétrons fracamente ligados nas camadas externas dos átomos.
Física - Teorias, Leis, Princípios e Propriedades Físicas de materiais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Na antiga teoria geocêntrica, Ptolomeu introduziu a ideia de epiciclos, com os quais reforçou a teoria aristotélica dos movimentos circulares no céu, possibilitando a previsão das posições dos astros com altíssima precisão. O modelo de Ptolomeu, com toda sua complexidade matemática, durou desde o século II até a idade média, sendo um dos modelos científicos de maior sucesso da história. A inclusão da ideia de epiciclos na antiga teoria geocêntrica foi necessária para descrever o movimento
das estrelas distantes da terra.
das estrelas próximas da terra.
dos planetas do sistema solar.
da lua.
do sol.
A trajetória do centro de massa da flecha é triangular.
A componente vertical da quantidade movimento da flecha é constante.
Ao se deslocar para frente, na parte de trás da flecha se forma um vácuo que é preenchido pelo ar, que a impulsiona.
Ao ser lançada pelo arco, a flecha adquire ímpeto, que vai aumentando à medida que a flecha se desloca para frente.
O movimento da flecha é retilíneo e uniforme.
Física - Teorias, Leis, Princípios e Propriedades Físicas de materiais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A Teoria da Relatividade Especial foi publicada em 1905 por Albert Einstein, concluindo estudos precedentes do matemático francês Henri Poincaré e do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros. Ela substituiu os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. Assinale a opção em que se apresenta corretamente um postulado da teoria de Einstein.
O produto da incerteza associada ao valor de uma coordenada xi e a incerteza associada ao seu correspondente momento linear pi não pode ser inferior, em grandeza, à constante de Planck normalizada.
A luz tem velocidade invariante em relação a qualquer sistema de coordenadas inercial.
A luz tem velocidade invariante em relação a qualquer sistema de referência não inercial.
As leis que governam as mudanças de estado, em quaisquer sistemas referenciais físicos, são expressas da mesma forma, independentemente de os sistemas de coordenadas serem ou não inerciais.
Um corpo está em equilíbrio estático se, em um sistema de referência inercial, a soma dos momentos for igual a zero.
O recurso a métodos ativos só é importante nos ramos da iniciação às ciências.
As noções qualitativas de base são aquelas de toda a pedagogia da inteligência.
A escola é responsável por toda a verdade adquirida pelo estudante.
As atividades científicas dos estudantes devem ser fruto de uma redescoberta ou de uma reconstrução.
Para Piaget, o despertar de vocações científicas não se aplica ao ensino médio.
I.
V.
IV.
III.
II.
Efeitos fisiológicos geralmente são danosos quando a corrente elétrica é menor que 30 mA.
Elevada probabilidade de efeitos fisiológicos irreversíveis ocorrem se a corrente elétrica for de 200 mA, aplicada durante 200 ms.
Uma corrente elétrica de 50 mA aplicada durante 100 ms causa fibrilação cardíaca.
Uma corrente elétrica de 3.000 mA durante 20 ms não causa nenhum efeito perceptível.
50% de probabilidade de fibrilação ocorre se a corrente elétrica for maior que 2.000 mA.
A resolução de problemas-exemplo é suficiente para que o aluno resolva problemas que lhe são propostos.
O problema-tipo é aquele em que o aluno aplica a teoria aprendida e não gera dúvida e nem exige tentativas.
A didática usual de resolução de problemas é suficiente para gerar conhecimento no ensino de Física.
A resolução de problemas e a resolução de exercícios de aplicação são atividades equivalentes.
O exercício de aplicação é condição suficiente para que o aluno se lance à resolução de problemas que lhe são propostos.
4.
3/2.
4/9.
2.
9/4.
Considere que um átomo de hidrogênio absorva, no primeiro estado excitado, um fóton de 5 eV e se torne ionizado. Desse modo, é correto afirmar que o trabalho realizado pela força elétrica que o núcleo age sobre o elétron nesse processo de ionização, em elétronvolt, é igual a
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