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Texto para as questões 77 e 78
Nas orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as competências em Física relacionam-se principalmente com a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, utilização da linguagem física e de sua comunicação e com a contextualização histórica e social dos temas abordados.A propósito das competências relacionadas a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, é correto afirmar que, no âmbito da sala de aula,
atividades experimentais dificultam o seu desenvolvimento.
elas incluem não somente a identificação de informações ou variáveis relevantes em uma dada situação-problema, mas também as possíveis estratégias para resolvê-la.
elas não devem ser objeto de avaliação por parte do professor.
elas devem ser desenvolvidas pelo professor, evitando a utilização de instrumentos de medição e de cálculo.
como são específicas da física, seu desenvolvimento deve ocorrer de maneira independente de outras áreas de conhecimento.
Texto para as questões 77 e 78
Nas orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as competências em Física relacionam-se principalmente com a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, utilização da linguagem física e de sua comunicação e com a contextualização histórica e social dos temas abordados.A respeito de competências relacionadas à utilização da linguagem física e de sua comunicação dos fenômenos físicos, é correto afirmar que
construir tabelas e transformá-las em gráficos dificulta a construção de tais competências, pois referem-se especificamente a linguagem matemática.
elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos e experimentos faz parte desse conjunto de competências.
tais competências exigem um trabalho específico e independente do desenvolvimento de outras competências no ensino de física.
consulta, análise e interpretação adequadas de textos e comunicações na área de ciência e tecnologia prescindem de tais competências.
as formas de expressar o conhecimento em física no âmbito da sala de aula devem se restringir à resolução de problemas e à linguagem matemática.
No que diz respeito às competências relacionadas à contextualização histórica e social dos temas de física abordados na sala de aula é correto afirmar que
tais competências possibilitam ao aluno compreender a dissociação entre a produção do conhecimento científico e os fatores sociais e políticos.
tais competências contribuem para a compreensão do conhecimento científico e tecnológico como resultado de uma construção humana em contínuo desenvolvimento.
elas dispensam uma abordagem da física em sala de aula que valorize aspectos do desenvolvimento histórico dos conceitos da física.
a compreensão da ciência e da tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea prescindem de tais competências.
embora contemplem o reconhecimento e avaliação do caráter ético do conhecimento científico, tais competências excluem a utilização da ciência no exercício da cidadania.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio afirmam a necessidade de que a experimentação esteja sempre presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em física, privilegiando-se o fazer, o manusear, o operar e o agir em diferentes formas e níveis. Eles também atribuem uma maior abrangência à experimentação, situando-a para além das situações convencionais de laboratório. Considerando essas informações, assinale a opção correta.
O desenvolvimento de competências em física por meio da experimentação dispensa o uso de atividades realizadas fora do laboratório didático.
A experimentação deve sempre obedecer a procedimentos previamente fixados pelo professor, cabendo aos alunos a execução das normas.
A experimentação no ensino de física deve sempre estar associada ao desenvolvimento de aspectos históricos e sociais da produção de conhecimento científico.
As competências esperadas e possíveis de serem atingidas por meio da experimentação no ensino médio prescindem da coleta de dados, sua interpretação e identificação de variáveis relevantes na análise de um dado fenômeno físico.
Independentemente dos materiais disponíveis e utilizados no processo de experimentação, o fundamental é ter claro que competências estarão sendo promovidas com as atividades experimentais propostas.
A associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representada pelo Resistor Equivalente, que representa a resistência total dos resistores associados. A resistência equivalente de uma associação em paralelo de resistores será
igual a metade da soma das resistências.
igual a soma das resistências.
sempre menor que o resistor de menor resistência.
igual ao dobro da soma das resistências.
sempre maior que o resistor de maior resistência.
Capacitores são dispositivos elétricos capazes de armazenarem cargas elétricas. Também são conhecidos por condensadores. Os capacitores são constituídos de placas paralela e plana (armaduras) positiva e negativa e um dielétrico (isolante) presente entre elas. A fórmula do cálculo de capacitância total (CT) para capacitores em série é descrita por
CT = C1 + C2 + ... + Cn.
Julgue os itens seguintes, acerca de escoamento em condutos livres e forçados e de peças e materiais hidráulicos. A válvula do tipo borboleta, que possui movimento de 90º podendo fechar a tubulação ou ficar alinhada com o escoamento , pode ou não ser simétrica em relação ao eixo e, em geral, permite a liberação ou a vedação do fluxo em ambas as direções.
Julgue os itens seguintes, acerca de escoamento em condutos livres e forçados e de peças e materiais hidráulicos. A mudança de regime de escoamento ocorre a uma velocidade crítica, que depende da viscosidade cinemática, do diâmetro do tubo e do coeficiente adimensional de proporcionalidade, que é igual para todos os líquidos e gases, independentemente do diâmetro do tubo.
A respeito de pressões e empuxos no estudo da hidrostática, julgue os itens que se seguem. Quando o lado superior de um retângulo submerso coincidir com a superfície da água, o diagrama de variação de pressão unitária, ao longo de uma perpendicular a esse lado, será um triângulo retângulo; mas, se o lado superior estiver abaixo da superfície, o diagrama das pressões unitárias será um trapézio, em que o centro de pressão é determinado pela normal à superfície que passa pelo centro de gravidade do diagrama das pressões.
A respeito de pressões e empuxos no estudo da hidrostática, julgue os itens que se seguem. Em uma superfície plana submersa disposta horizontalmente, a pressão unitária é a mesma em todos os seus pontos, enquanto que em uma superfície vertical submersa, à medida que aumenta a profundidade do centro de gravidade, o centro de pressão dele se distancia.
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