Questões sobre Educação em Física

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Texto para as questões 77 e 78

Nas orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as competências em Física relacionam-se principalmente com a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, utilização da linguagem física e de sua comunicação e com a contextualização histórica e social dos temas abordados.

A respeito de competências relacionadas à utilização da linguagem física e de sua comunicação dos fenômenos físicos, é correto afirmar que

  • A.

    construir tabelas e transformá-las em gráficos dificulta a construção de tais competências, pois referem-se especificamente a linguagem matemática.

  • B.

    elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos e experimentos faz parte desse conjunto de competências.

  • C.

    tais competências exigem um trabalho específico e independente do desenvolvimento de outras competências no ensino de física.

  • D.

    consulta, análise e interpretação adequadas de textos e comunicações na área de ciência e tecnologia prescindem de tais competências.

  • E.

    as formas de expressar o conhecimento em física no âmbito da sala de aula devem se restringir à resolução de problemas e à linguagem matemática.

No que diz respeito às competências relacionadas à contextualização histórica e social dos temas de física abordados na sala de aula é correto afirmar que

  • A.

    tais competências possibilitam ao aluno compreender a dissociação entre a produção do conhecimento científico e os fatores sociais e políticos.

  • B.

    tais competências contribuem para a compreensão do conhecimento científico e tecnológico como resultado de uma construção humana em contínuo desenvolvimento.

  • C.

    elas dispensam uma abordagem da física em sala de aula que valorize aspectos do desenvolvimento histórico dos conceitos da física.

  • D.

    a compreensão da ciência e da tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea prescindem de tais competências.

  • E.

    embora contemplem o reconhecimento e avaliação do caráter ético do conhecimento científico, tais competências excluem a utilização da ciência no exercício da cidadania.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio afirmam a necessidade de que a experimentação esteja sempre presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em física, privilegiando-se o fazer, o manusear, o operar e o agir em diferentes formas e níveis. Eles também atribuem uma maior abrangência à experimentação, situando-a para além das situações convencionais de laboratório. Considerando essas informações, assinale a opção correta.

  • A.

    O desenvolvimento de competências em física por meio da experimentação dispensa o uso de atividades realizadas fora do laboratório didático.

  • B.

    A experimentação deve sempre obedecer a procedimentos previamente fixados pelo professor, cabendo aos alunos a execução das normas.

  • C.

    A experimentação no ensino de física deve sempre estar associada ao desenvolvimento de aspectos históricos e sociais da produção de conhecimento científico.

  • D.

    As competências esperadas e possíveis de serem atingidas por meio da experimentação no ensino médio prescindem da coleta de dados, sua interpretação e identificação de variáveis relevantes na análise de um dado fenômeno físico.

  • E.

    Independentemente dos materiais disponíveis e utilizados no processo de experimentação, o fundamental é ter claro que competências estarão sendo promovidas com as atividades experimentais propostas.

Nos Conteúdos Complementares de Física, o Eixo Temático VII − Física Moderna − aborda temas relacionados a noções de Física Nuclear e Quântica, tratando de assuntos como radioatividade e a natureza dual da luz: onda/partícula. Temas da Física Moderna devem ser tratados no Ensino Médio, dentre outros argumentos, pelo fato de que

  • A.

    a chamada Física Clássica está totalmente superada, não havendo sentido em manter seu ensino na educação básica, já que ela não contribui para formação dos alunos como cidadãos e nem para leitura do mundo atual.

  • B.

    o ensino de Física Moderna está na moda, independentemente se ela pode contribuir para a formação dos alunos no processo de desenvolvimento de uma cultura científica ou para leitura do mundo atual com seu desenvolvimento tecnológico, descartando totalmente o ensino da chamada Física Clássica.

  • C.

    Física Moderna é mais acessível ao desenvolvimento cognitivo dos alunos não apresentando nenhum tipo de obstáculo para a aprendizagem, tratando de temas contemporâneos, fáceis de serem formalizados a partir das concepções espontâneas dos alunos e amplamente dominados pelos professores, embora não apresente vínculos com as tecnologias atuais.

  • D.

    as disciplinas científicas como a Física durante muito tempo deixaram de apresentar aos alunos os desenvolvimentos realizados no século XX, levando à necessidade de atualização dos estudos e também, considerando sua incorporação tecnológica, o que pode permitir aos alunos uma leitura do mundo atual, tornando os conteúdos mais significativos.

Considerando o ensino de Física na educação básica, a utilização de textos históricos e o estudo da História da Ciência ou alguns de seus aspectos deve ser

  • A.

    feito prioritariamente por professores das disciplinas das áreas de Ciências Sociais e suas Tecnologias e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, pois assim é possível garantir que haja tempo suficiente para ensinar os conceitos específicos da Física.

  • B.

    evitado pelo professor de Física, pois reforça a visão positivista da Ciência que deixa de ser vista como construção humana.

  • C.

    valorizado e trabalhado pelo professor de Física, pois, ao expandir a compreensão dos alunos de como o conhecimento científico se desenvolve e é apropriado pela tecnologia, aumenta a capacidade deles de compreender contextos socioculturais.

  • D.

    utilizado apenas em casos nos quais o diagnóstico feito pelo professor mostra que os alunos não dominam a linguagem formal matemática, restando a possibilidade de trabalhar com textos.

O Conteúdo Básico Comum (CBD) de Física procura focalizar elementos considerados essenciais na formação cultural e científica, sugerindo uma abordagem mais fenomenológica no primeiro ano do Ensino Médio. Para tanto, os conteúdos foram organizados desenvolvendo o conceito de energia. Tal opção pode ser justificada pelo fato de energia ser um tema

  • A.

    fundamental apenas da Física, não exigindo necessidade de integração com outras disciplinas.

  • B.

    que aparece de forma constante na mídia, não necessitando de uma justificativa pedagógica para ser desenvolvido.

  • C.

    complexo, que só pode ser abordado de forma quantitativa e dedutiva, destacando o principal aspecto do ensino da Física.

  • D.

    fundamental das Ciências Naturais, permitindo maior integração entre as disciplinas dessa área, possibilitando aos alunos entendimento de uma ampla gama de fenômenos.

O Conteúdo Básico Comum de Física expressa aspectos

  • A.

    gerais da disciplina que devem aparecer no processo de ensino/aprendizagem e esgota todos os conteúdos a serem abordados na escola, sendo autossuficiente e completo.

  • B.

    fundamentais da disciplina que devem aparecer no processo de ensino/aprendizagem na escola e visa estabelecer conhecimentos, Competências e Habilidades a serem adquiridos pelos alunos na educação básica.

  • C.

    gerais da disciplina que devem aparecer no processo de ensino/aprendizagem na escola, que limitam sua autonomia e do professor, que passa a assumir um papel de reprodutor dos conteúdos indicados no CBD.

  • D.

    fundamentais da disciplina que devem aparecer no processo de ensino/aprendizagem na escola sem preocupar-se com o desenvolvimento de Competências e Habilidades a serem adquiridos pelos alunos na educação básica.

Ao trabalhar um tema como o Sol e as fontes de energia, o professor de Física deve considerar, entre outros aspectos, que esse é um dos conceitos mais importantes da Física,

  • A.

    devendo ser trabalhado apenas nessa disciplina e atentar ao fato que devem ser desenvolvidas Habilidades como “Saber que na Física o termo energia tem sentido específico, nem sempre coincidente com aqueles utilizados na linguagem comum e identificar diferentes significados para palavra energia”.

  • B.

    presente no estudo de diversas áreas do conhecimento, como Química, Biologia, Geografia, Economia e Engenharia, permitindo um trabalho interdisciplinar; portanto, deve ser trabalhado apenas o aspecto conceitual, não havendo preocupação com a metodologia nem com o desenvolvimento de Habilidades por parte dos alunos.

  • C.

    presente no estudo de diversas áreas do conhecimento, como Química, Biologia, Geografia, Economia e Engenharia, permitindo um trabalho interdisciplinar, devendo ser desenvolvidas Habilidades como “Saber que na ciência o termo energia tem um sentido específico, nem sempre coincidente com aqueles utilizados na linguagem comum e identificar diferentes significados para palavra energia”.

  • D.

    presente no estudo de diversas áreas do conhecimento, como Química, Biologia, Geografia, Economia e Engenharia; por esse motivo, o professor não deve ter preocupação com esse tema, já que provavelmente ele será desenvolvido pelas outras disciplinas do Currículo, sobrando mais tempo para o professor de Física trabalhar outros conceitos que apresentem uma característica mais disciplinar e exigem o desenvolvimento de Habilidades específicas da disciplina.

De acordo com a Proposta Curricular de Física/MG, o professor, ao elaborar seu plano de aula, deve atentar para

  • A.

    os conceitos, sem dar importância às Competências e Habilidades, cujo desenvolvimento é autônomo.

  • B.

    o desenvolvimento de Competências e Habilidades, que levem à construção de conhecimentos e à compreensão de conceitos importantes.

  • C.

    as Competências e Habilidades, sem se preocupar com a compreensão dos conceitos, que ocorrerá aos poucos, no decorrer das aulas.

  • D.

    a sua intuição, que o ajudará a definir o que é mais importante no momento.

Para que se tenha um processo de ensino-aprendizagem, o ensino deve considerar os processos de quem aprende. Para que esse processo seja possível, na prática o professor deve levar em conta

  • A.

    os conhecimentos prévios ou concepções espontâneas, essenciais no processo de construção de conhecimentos, que devem ser sempre reforçados, desconsiderando questões objetivas da vida dos alunos.

  • B.

    as questões objetivas da vida dos alunos, como pessoas que trabalham e estudam, deixando de lado questões menos objetivas, como a aquisição de novos saberes.

  • C.

    a estrutura cognitiva dos alunos, considerando seus conhecimentos prévios ou concepções espontâneas, para reorganização ou aperfeiçoamento das suas ideias, tendo em mente seu progresso na construção de conhecimentos e também questões objetivas da vida cotidiana.

  • D.

    a transmissão de conceitos específicos da disciplina que considera importantes, graduando aula a aula sua apresentação formalizada.

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