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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.
O texto enfatiza que o método científico tem como premissa a permanência da interação entre pensar, sentir e fazer.
Física - Educação em Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O professor de Física deve desenvolver permanentemente atualização e aperfeiçoamento profissional. Nesse sentido, considere as seguintes afirmações:
I. Ele deve fazer pesquisa em Física, como ciência básica ou aplicada.
II. O seu trabalho como professor constitui parte essencial de seu campo prático de investigação científica e pedagógica.
III. A sua cultura científica, e também a geral, precisam ser continuamente promovidas.
Dentre essas afirmações, são plausíveis a um professor de Física da educação básica
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Física - Educação em Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O aprendizado de Física, assim como sua pesquisa, envolve observações, experimentações, interpretações e verificações. Considere, nesse sentido, as atividades formativas:
I. observações qualitativas, feitas pelos alunos, de processos naturais ou tecnológicos em seu cotidiano;
II. demonstrações semiquantitativas orientadas pelo professor em sala de aula;
III. verificações quantitativas realizadas por grupos de alunos em laboratório didático.
Você diria que constitui parte integrante da dimensão prática e experimental do aprendizado escolar de Física o apresentado em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Física - Educação em Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Tendo em vista, de um lado, o caráter de etapa conclusiva da Educação Básica atribuído ao ensino médio pela LDB/1996 e, de outro, as rápidas e contínuas mudanças no mundo do trabalho trazidas pelas inovações científico-tecnológicas, é adequado que o ensino atual da Física na escola básica esteja voltado à
formação profissional específica, em lugar de qualificação de caráter geral.
preparação propedêutica para o ensino superior em lugar da formação técnica.
formação geral que qualifique para a vida social e profissional e para o aprendizado permanente.
preparação para o aprendizado crítico e abstrato em detrimento de qualificação para intervenções práticas.
formação técnica que capacite para dominar os princípios e instrumentos voltados à investigação científica.
Física - Educação em Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A reforma curricular do Ensino Médio, regulamentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, propôs uma reorganização curricular em três áreas de conhecimento com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de conteúdos e habilidades, em uma perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização, o que envolve o ensino e aprendizado de Física na área de Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias. Dessa perspectiva decorrem, por exemplo,
a criação, na grade curricular, de novas disciplinas que integrem e utilizem conhecimentos contextualizados de diferentes áreas de conhecimento.
a substituição das antigas disciplinas da grade curricular por outras que possibilitem a justaposição dos conteúdos específicos, dadas pela vivência do aluno em seu cotidiano.
a fusão de diferentes disciplinas a partir de múltiplos olhares e conhecimentos práticos presentes no cotidiano imediato dos estudantes ou decorrentes da evolução científica e tecnológica.
a utilização e inter-relação de conhecimentos de várias disciplinas, centradas na preparação para a solução de problemas reais e compreensão de fenômenos sob diferentes pontos de vista.
a recomendação do desenvolvimento do ensino não mais em disciplinas, mas através de projetos interdisciplinares, de âmbito local, que preparem o educando para a vida em sua comunidade.
Física - Educação em Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A nova organização do currículo do Ensino Médio nas três áreas de conhecimento incorporam, em suas denominações, o termo ... e suas tecnologias. O sentido desse acréscimo na designação da área Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias é, sobretudo, o de
mudar o ensino de caráter geral e universal para um de caráter prático que prioriza o conhecimento científico e tecnológico contemporâneo.
priorizar a educação técnica profissional, tendo em vista as profundas mudanças na sociedade tecnológica contemporânea.
incorporar novos recursos tecnológicos na educação, como computador e vídeo, para promover a inclusão digital dos educandos.
centrar o aprendizado na familiarização com novas linguagens e com o manuseio de equipamentos de produção e consumo.
integrar processos tecnológicos próprios de cada área de conhecimento, que são meio ou finalidade da formação básica.
Física - Educação em Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Tendo em vista o ensino de ciências e as novas diretrizes educacionais, essa frase de Einstein,
é questionável, pois reforça a idéia de que a ciência não é uma construção histórica e social, mas construída de idéias subjetivas e pessoais.
é questionável, pois atribui à ciência um caráter pessoal e subjetivo, de verdade provisória sujeita a erros e controvérsias.
é contraditória, pois ao mesmo tempo promove uma idéia de ciência como construção histórica e impessoal e outra, como construção pessoal e particular.
é educativa, pois comprova, a partir do depoimento de um grande cientista, que a ciência é um empreendimento humano e social inquestionável.
é elucidativa, pois não vê a ciência como um saber natural absoluto e aponta o caráter histórico-social de seu desenvolvimento, por vezes também subjetivo e pessoal. www.pciconcursos.
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