Questões sobre Educação em Física

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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.

O texto enfatiza que o método científico tem como premissa a permanência da interação entre pensar, sentir e fazer.

  • C. Certo
  • E. Errado

O professor de Física deve desenvolver permanentemente atualização e aperfeiçoamento profissional. Nesse sentido, considere as seguintes afirmações:
I. Ele deve fazer pesquisa em Física, como ciência básica ou aplicada.
II. O seu trabalho como professor constitui parte essencial de seu campo prático de investigação científica e pedagógica.
III. A sua cultura científica, e também a geral, precisam ser continuamente promovidas.

Dentre essas afirmações, são plausíveis a um professor de Física da educação básica

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O aprendizado de Física, assim como sua pesquisa, envolve observações, experimentações, interpretações e verificações. Considere, nesse sentido, as atividades formativas:
I. observações qualitativas, feitas pelos alunos, de processos naturais ou tecnológicos em seu cotidiano;
II. demonstrações semiquantitativas orientadas pelo professor em sala de aula;
III. verificações quantitativas realizadas por grupos de alunos em laboratório didático.

Você diria que constitui parte integrante da dimensão prática e experimental do aprendizado escolar de Física o apresentado em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Tendo em vista, de um lado, o caráter de etapa conclusiva da Educação Básica atribuído ao ensino médio pela LDB/1996 e, de outro, as rápidas e contínuas mudanças no mundo do trabalho trazidas pelas inovações científico-tecnológicas, é adequado que o ensino atual da Física na escola básica esteja voltado à

  • A.

    formação profissional específica, em lugar de qualificação de caráter geral.

  • B.

    preparação propedêutica para o ensino superior em lugar da formação técnica.

  • C.

    formação geral que qualifique para a vida social e profissional e para o aprendizado permanente.

  • D.

    preparação para o aprendizado crítico e abstrato em detrimento de qualificação para intervenções práticas.

  • E.

    formação técnica que capacite para dominar os princípios e instrumentos voltados à investigação científica.

A reforma curricular do Ensino Médio, regulamentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, propôs uma reorganização curricular em três áreas de conhecimento com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de conteúdos e habilidades, em uma perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização, o que envolve o ensino e aprendizado de Física na área de Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias. Dessa perspectiva decorrem, por exemplo,

  • A.

    a criação, na grade curricular, de novas disciplinas que integrem e utilizem conhecimentos contextualizados de diferentes áreas de conhecimento.

  • B.

    a substituição das antigas disciplinas da grade curricular por outras que possibilitem a justaposição dos conteúdos específicos, dadas pela vivência do aluno em seu cotidiano.

  • C.

    a fusão de diferentes disciplinas a partir de múltiplos olhares e conhecimentos práticos presentes no cotidiano imediato dos estudantes ou decorrentes da evolução científica e tecnológica.

  • D.

    a utilização e inter-relação de conhecimentos de várias disciplinas, centradas na preparação para a solução de problemas reais e compreensão de fenômenos sob diferentes pontos de vista.

  • E.

    a recomendação do desenvolvimento do ensino não mais em disciplinas, mas através de projetos interdisciplinares, de âmbito local, que preparem o educando para a vida em sua comunidade.

A nova organização do currículo do Ensino Médio nas três áreas de conhecimento incorporam, em suas denominações, o termo ... e suas tecnologias. O sentido desse acréscimo na designação da área Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias é, sobretudo, o de

  • A.

    mudar o ensino de caráter geral e universal para um de caráter prático que prioriza o conhecimento científico e tecnológico contemporâneo.

  • B.

    priorizar a educação técnica profissional, tendo em vista as profundas mudanças na sociedade tecnológica contemporânea.

  • C.

    incorporar novos recursos tecnológicos na educação, como computador e vídeo, para promover a inclusão digital dos educandos.

  • D.

    centrar o aprendizado na familiarização com novas linguagens e com o manuseio de equipamentos de produção e consumo.

  • E.

    integrar processos tecnológicos próprios de cada área de conhecimento, que são meio ou finalidade da formação básica.

Tendo em vista o ensino de ciências e as novas diretrizes educacionais, essa frase de Einstein,

  • A.

    é questionável, pois reforça a idéia de que a ciência não é uma construção histórica e social, mas construída de idéias subjetivas e pessoais.

  • B.

    é questionável, pois atribui à ciência um caráter pessoal e subjetivo, de verdade provisória sujeita a erros e controvérsias.

  • C.

    é contraditória, pois ao mesmo tempo promove uma idéia de ciência como construção histórica e impessoal e outra, como construção pessoal e particular.

  • D.

    é educativa, pois comprova, a partir do depoimento de um grande cientista, que a ciência é um empreendimento humano e social inquestionável.

  • E.

    é elucidativa, pois não vê a ciência como um saber natural absoluto e aponta o caráter histórico-social de seu desenvolvimento, por vezes também subjetivo e pessoal. www.pciconcursos.

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