Lista completa de Questões sobre Física Atômica e Nuclear para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Em uma amostra radioativa, chama-se Vida-Média o (a)
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Os postulados de Bohr para a descrição do átomo de hidrogênio permitem calcular a velocidade do elétron no estado fundamental, em função de sua massa m, do raio mínimo orbital r0 e da constante de Planck h, como sendo igual a
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Na reação de fusão nuclear 1H2 + 1H3 → 0n1 + 2He4 + 14,0 MeV, trítios são bombardeados por dêuterons com 2,0 Me , resultando no espalhamento de nêutrons, perpendiculares à direção original dos dêuterons, e partículas alfa, liberando 14,0 Me de energia. A energia com que as partículas alfa serão emitidas, em Me , será igual a
O estudo das propriedades da matéria no estado sólido é uma área que se aplicam conhecimentos de física e química. Uma característica importante de um sólido cristalino é o arranjo espacial periódico dos seus átomos. Julgue os itens seguintes, relacionados com o arranjo dos átomos de um sólido cristalino.
Existem cinco redes de Bravais cúbicas: cúbica simples, cúbica de face centrada, cúbica hexagonal, cúbica tetragonal e cúbica de corpo centrado.
Considerando a massa do elétron me = 9,1 × 10-31 kg, a carga do elétron e = 1,6 × 10-19 C e a constante de Planck h = 6,6 × 10-34 J.s, é correto afirmar que, de acordo com os postulados de Bohr, o comprimento de onda de matéria associado a um elétron cuja energia cinética é igual a 120 e V é da ordem de
0,1 nm.
1,0 nm.
10 nm.
100 nm.
Ernest Rutherford, após a experiência de bombardeio de uma fina folha de ouro por partículas ", propôs o modelo planetário, ou nuclear, para o átomo. Este modelo apresentava uma séria dificuldade: o eletromagnetismo clássico previa que uma carga elétrica acelerada (no caso, um elétron em órbita) irradiava energia eletromagnética e, então, o elétron deveria espiralar, entrando, assim, a matéria em colapso, e tal não ocorria. Niels Bohr propôs um novo modelo que contornava este problema, postulando a existência de estados estacionários do átomo onde não haveria emissão de radiação pelo elétron ali instalado. Ele impôs uma condição para o momento angular L do elétron em órbita, expressa por ,
e h é a constante de Planck. Com relação ao modelo do átomo de Bohr, julgue os seguintes itens.
I Cada linha no espectro de emissão do átomo de hidrogênio pode ser atribuída a uma transição entre dois estados estacionários.
II As séries espectrais obtidas por Lyman, Balmer e Paschen, em laboratório, puderam ser explicadas considerando-se transições entre os estados iniciais representados por n = 1, n = 2 e n = 3, respectivamente, e o estado final com n64 .
III A energia cinética de um elétron em órbita estacionária é positiva e a energia potencial elétrica é negativa, então, a energia total pode ser positiva.
IV A máxima energia emitida por um elétron em um átomo de hidrogênio corresponde a uma transição entre um estado em que ele está inicialmente livre e um estado final em que ele estará ligado, ou seja, no estado fundamental.
Estão certos apenas os itens
As radiações, tanto corpusculares quanto eletromagnéticas, quando possuem energia suficiente, são capazes de ionizar átomos e moléculas ao atravessar a matéria, produzindo nela modificações químicas. A aplicação das radiações abrange vários campos do conhecimento técnico, em particular na medicina, em radioterapia e radiologia diagnóstica.
Toda a vida em nosso planeta está exposta à radiação cósmica e à radiação proveniente de elementos naturais. Com relação às radiações e suas características, assinale a opção incorreta.
Apesar de toda teoria do estado sólido depender do arranjo periódico dos átomos do sólido, toda amostra real contém algum tipo de imperfeição. Em relação às imperfeições de um sólido e de fenômenos associados a elas, julgue os itens seguintes.
Vacância é um defeito linear que pode ser descrito como a ausência de todos os átomos ao longo de uma linha, em uma direção específica do cristal.
Com relação a algumas técnicas utilizadas na área médica e aos princípios físicos nelas empregados, julgue os itens a seguir.
I No diagnóstico por ressonância magnética nuclear (RMN), o corpo a ser estudado é magnetizado e escaneado utilizando-se microondas.
II As imagens de órgãos e tecidos produzidos por ultra-som são geradas a partir de ondas sonoras cujos pulsos viajam com velocidades diferentes pelos diversos tecidos e órgãos e são parcialmente refletidos quando atravessam os limites entre tecidos e órgãos.
III Pacientes submetidos a um tratamento que utiliza tração fazem uso de aparelhos baseados nos princípios físicos que envolvem a determinação de carga máxima – força tênsil.
IV O microscópio ótico é mais preciso que o microscópio eletrônico porque os efeitos de reflexão da luz visível neste dispositivo deixam sem definição as imagens das estruturas a serem analisadas.
Estão certos apenas os itens Estão certos apenas os itens
As teorias do estado sólido, em geral, descrevem separadamente os elétrons de valência e os íons dos átomos que formam o sólido. Quanto à descrição dos elétrons de um sólido, julgue os itens a seguir.
O número de estados eletrônicos em uma banda de energia de um sólido depende do número de átomos que esse sólido possui.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...