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As teorias do estado sólido, em geral, descrevem separadamente os elétrons de valência e os íons dos átomos que formam o sólido. Quanto à descrição dos elétrons de um sólido, julgue os itens a seguir.
A largura de uma banda de energia não depende da distância entre os átomos que formam o cristal.
Uma fonte radioativa contém milhões de átomos, mas não há como dizer quando determinado núcleo irá se desintegrar. Podese calcular em quanto tempo a metade dos núcleos se desintegrará, uma vez que a desintegração radioativa segue uma lei exponencial. Uma informação útil é conhecer o número de desintegrações que ocorrem na unidade de tempo, o que dá esclarecimentos sobre a atividade de uma amostra radioativa. Com relação a esse tema, assinale a opção incorreta.
A análise dos resultados obtidos por meio de técnicas espectroscópicas requer o conhecimento dos princípios que regem a propagação e a interação da radiação com meios materiais. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.
A emissão de radiação de qualquer sólido aquecido possui distribuição espectral igual à distribuição de radiação de Planck.
No que se refere aos métodos instrumentais de análise química, julgue os próximos itens.
Freqüentemente, átomos de elementos químicos diferentes dão origem a um mesmo espectro de raias de absorção, o que faz que diferentes estados de excitação estejam associados a elementos químicos distintos.
A análise físico-química faz uso de várias técnicas que empregam radiação, dos mais variados tipos. Acerca dessas radiações, suas propriedades, seus efeitos na matéria e dos instrumentos que as utilizam, julgue os itens seguintes.
O dióxido de carbono é considerado um gás que produz o efeito estufa devido a sua capacidade de absorver radiação infravermelha.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Entre as diferenças essenciais nos danos e riscos provocados por explosões nucleares e explosões químicas convencionais, deve-se destacar que nas nucleares
há liberação de radiações de comprimento de onda muito maior, por isso com maior alcance e penetração na matéria.
há liberação de isótopos radioativos que por muito tempo produzirão efeitos danosos, particularmente sobre os seres vivos.
a quantidade de matéria produzida na explosão é expressivamente maior que nas bombas químicas, provocando danos imediatos muito mais intensos.
há emissão de radiação ultravioleta, enquanto nas de origem química, as radiações são infravermelhas, com efeitos menos duradouros e danosos para os seres vivos.
a radiação liberada permanece na atmosfera local durante longo tempo, ao passo que nas de origem química, a radiação se dissipa em poucas horas.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Tanto as usinas nucleares como as termelétricas convencionais utilizam-se do calor obtido pelo aquecimento de água, para mover turbinas que acionam um gerador elétrico. O que diferencia essencialmente a geração nuclear das demais termelétricas é
o processo de produção de calor utilizado no aquecimento da água.
o processo de conversão de trabalho mecânico em eletricidade.
o uso de vapor a alta pressão para mover as turbinas.
o isolamento do combustível dos demais elementos da usina.
a presença de um condensador para resfriamento da água.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Em uma bomba atômica, assim como em um reator nuclear para geração de energia elétrica, um núcleo atômico é bombardeado de modo a provocar sua fissão, gerando outros núcleos e liberando grande quantidade de calor. No entanto, uma diferença essencial entre uma bomba e um reator nuclear é
a maior quantidade de elementos radioativos liberados na fissão, na bomba.
o maior número atômico do elemento químico a ser fissionado, na bomba.
a necessidade de maior quantidade de massa do núcleo a ser fissionado, no reator.
a promoção da reabsorção de nêutrons na bomba, e sua contenção no reator.
a quantidade de energia liberada em cada fissão, menor no reator.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
As partículas elementares com as quais se estabelecia o modelo atômico eram (e segundo alguns livros didáticos ainda são) os prótons e nêutrons, no núcleo, e orbitando em torno deste, os elétrons. Hoje, aceita-se um modelo segundo o qual
elétrons continuam sendo vistos como elementares, mas os prótons e nêutrons são constituídos de quarks com cargas fracionárias.
elétrons não são mais vistos como elementares, mas constituídos de outras partículas com cargas fracionárias, os quarks.
fora do núcleo, além dos elétrons que continuam sendo vistos como elementares, há novas partículas elementares, os quarks.
prótons e nêutrons continuam sendo vistos como elementares, mas além deles há no núcleo os quarks, partículas também elementares.
prótons, nêutrons e elétrons não são mais vistos como elementares, mas todos são constituídos de quarks, estes sim, partículas elementares.
Física - Física Atômica e Nuclear - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um átomo de Hidrogênio sofre uma transição entre o primeiro estado excitado e o estado fundamental, cujas energias são E1 = -3,4 eV e E0 = -13,6 eV, respectivamente. Determine a freqüência do fóton emitido.
2,5 x 109 Hz
2,5 x 1011 Hz
2,5 x 1013 Hz
2,5 x 1015 Hz
2,5 x 1017 Hz
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