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Um avião voa horizontalmente com velocidade constante. Em um determinado momento, um pacote é abandonado do avião. Considerando desprezível a resistência do ar, a figura que mais fielmente representa a trajetória que o pacote percorre, sob o ponto de vista de quem se encontra parado em relação ao solo, é
0,1 kgf/cm2, 0,2 kgf/cm2, 0,3 kgf/cm2 e 0,4 kgf/cm2.
10,1 kgf/cm2, 10,2 kgf/cm2, 10,3 kgf/cm2 e 10,4 kgf/cm2.
2,6 kgf/cm2, 2,7 kgf/cm2, 2,8 kgf/cm2 e 2,9 kgf/cm2.
40,1 kgf/cm2, 40,2 kgf/cm2, 40,3 kgf/cm2 e 40,4 kgf/cm2.
2,1 kgf/cm2, 2,2 kgf/cm2, 2,3 kgf/cm2 e 2,4 kgf/cm2.
Como resultado de uma pesquisa para uma empresa, alguns funcionários da área química realizaram uma experiência em laboratório próprio, solicitada pela gerência de projetos, onde foi utilizado um recipiente, dito de paredes indeformáveis para os resultados da experiência, e que continha 32 g de um gás perfeito (cujo calor específico a volume constante = 0,094 cal/g.K).
Dados:
− temperatura inicial = 300 K.
− volume do recipiente = 12 L.
− constante universal dos gases perfeitos = R = 0,082 (atm. L) / (mol . K).
− molécula-grama do gás M = 32 g.
A quantidade de calor necessária para triplicar a temperatura do gás, a variação de energia interna do gás nessa transformação e as pressões inicial e final do gás são, respectivamente,
300 K, 1.234,5 Cal, 3,1 atm e 5,05 atm.
732 K, 888,2 Cal, 1,42 atm e 2,94 atm.
900 K, 1.804,8 Cal, 2,05 atm e 6,15 atm.
1.200 K, 1.893,1 Cal, 4,04 atm e 4,92 atm.
1.300 K, 1.256,7 Cal, 3,99 atm e 6,71 atm.
Um gás ideal sofre uma transformação isobárica a uma pressão de 20 N. m2. Sabendo-se que os volumes inicial e final do gás variaram, respectivamente, de 17 m3 a 20 m3, o trabalho das forças de pressão durante o deslocamento do pistão, foi de
70 J.
60 J.
50 J.
40 J.
30 J.
Na condução de fluidos, além do uso comum de sistemas de bombeamento, fazem-se necessários sistemas de tubulação e válvulas de controle de fluxo nessas mesmas tubulações, de modo a garantir a condução correta dos fluidos. Os principais tipos de válvulas utilizados são:
Um problema muito comum em deslocamento de fluidos por bombeamento é a cavitação que causa prejuízos de manutenção em bombas, além da perda de eficiência do transporte. Um dos motivos principais para que haja cavitação em bombas é a relação entre o NPSH disponível e o requerido. Para que a cavitação não ocorra, o NPSH disponível deve ser
Com base na figura e nas informações apresentadas, julgue os itens seguintes.
A energia mecânica total desse oscilador harmônico simples, quando em movimento, é inversamente proporcional ao quadrado da amplitude A.A posição de um corpo em função do tempo é dada por x(t) = 3 + 5t3, onde o tempo é medido em segundos, e a posição, em metros.
A aceleração média, em m/s2, para esse corpo, entre t = 1 e t = 5s, é de{TITLE}
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