Lista completa de Questões sobre Óptica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A óptica tem áreas de aplicação tradicionais como lentes corretivas para a visão e áreas mais modernas, que só se desenvolveram no século XX, como leitores de códigos de barra e discos compactos de áudio. Acerca da óptica, assinale a opção correta.
Os fenômenos de interferência e difração são mais facilmente explicados pela óptica geométrica que pela óptica ondulatória.
A fração da luz incidente que é refletida na interface de dois meios depende do índice de refração dos dois meios, mas não depende do ângulo de incidência da luz.
Interferência e difração são fenômenos que ocorrem com a luz, mas não ocorrem com ondas mecânicas.
A reflexão da luz em uma superfície plana é o mecanismo mais utilizado para separar os diferentes comprimentos de onda de uma luz policromática.
Considerando os danos biológicos causados aos seres vivos pela exposição à radiação, fez-se necessário estabelecer mecanismo de proteção aos indivíduos que trabalham com radiação. Acerca de proteção radiológica e suas implicações, assinale a opção correta.
Os raios X ou gama, ao interagirem com os átomos de um meio, produzem nêutrons.
Os efeitos químicos que ocorrem em um meio exposto à radiação dependem não somente da energia absorvida pelo meio, mas também da distribuição da energia absorvida neste meio e do tipo de radiação.
A exposição interna ocorre quando houver contaminação radioativa de indivíduos, por ultrapassar o tempo máximo permitido de exposição a uma radiação.
A exposição (e) de uma fonte radioativa puntiforme é diretamente proporcional ao tempo que um indivíduo fica na presença dessa fonte e é inversamente proporcional à distância do indivíduo à fonte.
Um microscópio óptico composto é formado esquematicamente por duas lentes convergentes. A lente mais próxima do objeto, a objetiva, forma uma imagem real do objeto. A mais próxima do olho, a ocular, funciona como uma lente de aumento, para observar a imagem formada pela objetiva. Um microscópio eletrônico, por outro lado, funciona com base nas propriedades ondulatórias do elétron. Com relação a esses dispositivos, assinale a opção correta.
O microscópio eletrônico é limitado porque, ao utilizá-lo para examinar objetos de tamanhos iguais ou menores que o comprimento de onda da luz visível, obtém-se uma imagem borrada de baixa resolução devido aos efeitos de difração da luz através do objeto.
Dependendo da posição do objeto, as lentes convergentes que fazem parte do microscópio óptico permitem a obtenção de imagens invertidas, ampliadas e reais.
A capacidade de resolução dos microscópios ópticos é limitada pelos efeitos de difração da luz.
No caso de lentes divergentes, a imagem de um objeto real localizado antes do foco será real invertida e maior do que o objeto.
O funcionamento do olho humano é muito semelhante ao funcionamento de uma máquina fotográfica sofisticada. Alguns componentes da máquina fotográfica desempenham funções muito semelhantes a algumas partes do olho humano. Assinale a opção correta relacionada ao olho humano.
A íris do olho corresponde ao diafragma de uma máquina fotográfica e controla automaticamente a distância do objeto em relação à retina.
Quando a córnea apresenta uma curvatura irregular ou o cristalino uma forma irregular, a imagem produzida será distorcida e (ou) borrada.
Um indivíduo hipermétrope tem dificuldade de focalizar objetos muito afastados, pois a focalização ocorre atrás da retina.
Um globo ocular curto ou uma córnea com curvatura muito pequena caracteriza um olho míope.
Ao incidir na superfície de um prisma de vidro, a luz branca se refrata, produzindo um feixe colorido em que cada cor simples, denominada luz monocromática, sofre desvio diferente. A luz monocromática que sofre maior desvio é a correspondente à cor
violeta.
anil.
azul.
verde.
Com relação aos princípios da óptica geométrica, assinale a opção incorreta.
Em um meio homogêneo e isotrópico, a luz propaga-se em linha reta.
Quando dois ou mais raios de luz se cruzam, cada um deles segue a sua trajetória, como se os outros não existissem.
A luz incidente sobre uma superfície refletora plana e polida não muda de direção.
A trajetória da luz independe do sentido de percurso.
Uma lente produz uma imagem real, de 1,0 cm de altura, de um objeto, também real, de altura 4,0 cm. O objeto e sua imagem distam 1,0 m, como mostra a figura.
A distância focal da lente, em centímetros, vale
8,0
12
16
24
30
A difração de raios-X é atualmente um dos métodos de maior importância na elucidação de estruturas de produtos naturais de estrutura complexa, por exemplo. Na difração, pode-se usar o método da difração de pó, que permite
usar amostras puras.
obter informações quali e quantitativas sobre compostos presentes na amostra.
obter um difratograma num tempo duas vezes menor que o método tradicional.
fazer várias amostras ao mesmo tempo.
reduzir a energia de obtenção do difratograma.
Nos fenômenos do mundo macroscópico, sempre existem forças não conservativas que contribuem para diminuir a energia mecânica de um sistema. No entanto, essa diminuição pode ser igual ao aumento da energia térmica gerada pela força de atrito, por exemplo. Quando se somam energias térmica e mecânica, a energia total do sistema se conserva, embora forças dissipativas estejam presentes. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
Nos fenômenos do mundo macroscópico, sempre existem forças não conservativas que contribuem para diminuir a energia mecânica de um sistema. No entanto, essa diminuição pode ser igual ao aumento da energia térmica gerada pela força de atrito, por exemplo. Quando se somam energias térmica e mecânica, a energia total do sistema se conserva, embora forças dissipativas estejam presentes. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
Se um corpo está sob ação somente de forças conservativas, a energia cinética se conserva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...