Questões de Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Se k é a intensidade de um pulso emitido por B e sentido a 1 km de distância de B, então a intensidade resultante média na região do segmento AB, entre 1 km e 14 km de A, é superior a k/2.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na antiga teoria geocêntrica, Ptolomeu introduziu a ideia de epiciclos, com os quais reforçou a teoria aristotélica dos movimentos circulares no céu, possibilitando a previsão das posições dos astros com altíssima precisão. O modelo de Ptolomeu, com toda sua complexidade matemática, durou desde o século II até a idade média, sendo um dos modelos científicos de maior sucesso da história. A inclusão da ideia de epiciclos na antiga teoria geocêntrica foi necessária para descrever o movimento

  • A.

    das estrelas distantes da terra.

  • B.

    das estrelas próximas da terra.

  • C.

    dos planetas do sistema solar.

  • D.

    da lua.

  • E.

    do sol.

  • A.

    A trajetória do centro de massa da flecha é triangular.

  • B.

    A componente vertical da quantidade movimento da flecha é constante.

  • C.

    Ao se deslocar para frente, na parte de trás da flecha se forma um vácuo que é preenchido pelo ar, que a impulsiona.

  • D.

    Ao ser lançada pelo arco, a flecha adquire ímpeto, que vai aumentando à medida que a flecha se desloca para frente.

  • E.

    O movimento da flecha é retilíneo e uniforme.

A Teoria da Relatividade Especial foi publicada em 1905 por Albert Einstein, concluindo estudos precedentes do matemático francês Henri Poincaré e do físico neerlandês Hendrik Lorentz, entre outros. Ela substituiu os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela ideia de espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada. Assinale a opção em que se apresenta corretamente um postulado da teoria de Einstein.

  • A.

    O produto da incerteza associada ao valor de uma coordenada xi e a incerteza associada ao seu correspondente momento linear pi não pode ser inferior, em grandeza, à constante de Planck normalizada.

  • B.

    A luz tem velocidade invariante em relação a qualquer sistema de coordenadas inercial.

  • C.

    A luz tem velocidade invariante em relação a qualquer sistema de referência não inercial.

  • D.

    As leis que governam as mudanças de estado, em quaisquer sistemas referenciais físicos, são expressas da mesma forma, independentemente de os sistemas de coordenadas serem ou não inerciais.

  • E.

    Um corpo está em equilíbrio estático se, em um sistema de referência inercial, a soma dos momentos for igual a zero.

  • A.

    O recurso a métodos ativos só é importante nos ramos da iniciação às ciências.

  • B.

    As noções qualitativas de base são aquelas de toda a pedagogia da inteligência.

  • C.

    A escola é responsável por toda a verdade adquirida pelo estudante.

  • D.

    As atividades científicas dos estudantes devem ser fruto de uma redescoberta ou de uma reconstrução.

  • E.

    Para Piaget, o despertar de vocações científicas não se aplica ao ensino médio.

  • A.

    Efeitos fisiológicos geralmente são danosos quando a corrente elétrica é menor que 30 mA.

  • B.

    Elevada probabilidade de efeitos fisiológicos irreversíveis ocorrem se a corrente elétrica for de 200 mA, aplicada durante 200 ms.

  • C.

    Uma corrente elétrica de 50 mA aplicada durante 100 ms causa fibrilação cardíaca.

  • D.

    Uma corrente elétrica de 3.000 mA durante 20 ms não causa nenhum efeito perceptível.

  • E.

    50% de probabilidade de fibrilação ocorre se a corrente elétrica for maior que 2.000 mA.

  • A.

    A resolução de problemas-exemplo é suficiente para que o aluno resolva problemas que lhe são propostos.

  • B.

    O problema-tipo é aquele em que o aluno aplica a teoria aprendida e não gera dúvida e nem exige tentativas.

  • C.

    A didática usual de resolução de problemas é suficiente para gerar conhecimento no ensino de Física.

  • D.

    A resolução de problemas e a resolução de exercícios de aplicação são atividades equivalentes.

  • E.

    O exercício de aplicação é condição suficiente para que o aluno se lance à resolução de problemas que lhe são propostos.

Considere que um átomo de hidrogênio absorva, no primeiro estado excitado, um fóton de 5 eV e se torne ionizado. Desse modo, é correto afirmar que o trabalho realizado pela força elétrica que o núcleo age sobre o elétron nesse processo de ionização, em elétronvolt, é igual a

  • A.

    - 6,0.

  • B.

    - 4,8.

  • C.

    - 6,8.

  • D.

    - 3,4.

  • E.

    - 5,4.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...