Questões de Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que apresenta o valor, em centímetros, do raio da trajetória descrita pela partícula quando ela entra na região de campo magnético.

  • A.

    30

  • B.

    15

  • C.

    10

  • D.

    20

  • E.

    25

Assinale a opção que apresenta o trabalho realizado pela força magnética, em Joules, quando a partícula completa meia volta dentro do campo magnético.

  • A.

    4

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    0

  • E.

    3

Assinale a opção que apresenta o comprimento, em metros, da onda sonora I.

  • A.

    4,0

  • B.

    2,0

  • C.

    1,5

  • D.

    3,5

  • E.

    3,0

Assinale a opção que apresenta a frequência da onda II, em Hz.

  • A.

    0,8

  • B.

    0,2

  • C.

    0,4

  • D.

    0,5

  • E.

    0,6

Nas equações das ondas apresentadas, a constante C é igual a

  • A.

    0,4 ð.

  • B.

    0,2 ð.

  • C.

    0,1 ð.

  • D.

    0,3 ð.

  • E.

    0,5 ð.

Caso a luz se propague em um meio com índice de refração n1 e incida sobre a superfície de um segundo meio com índice de refração n2, tal que n2 < n1, a luz será

  • A.

    totalmente refratada, se o ângulo de incidência for maior que o ângulo crítico.

  • B.

    parcialmente refletida, se o ângulo de incidência for maior que o ângulo crítico.

  • C.

    totalmente refletida, se o ângulo de incidência for maior que o ângulo crítico.

  • D.

    totalmente refletida, se o ângulo de incidência for menor que o ângulo crítico.

  • E.

    parcialmente absorvida e parcialmente polarizada.

Texto para as questões 73 e 74

As novas tecnologias da informação e comunicação vêm impondo inúmeros desafios ao ensino de ciências, de uma maneira geral, e de física, em particular, uma vez que exigem, além da infraestrutura adequada do sistema educacional, uma formação do profissional de educação, sobretudo do professor, que o habilite a propor e coordenar situações e ambientes de aprendizagem que envolvam as referidas tecnologias.

Com base nas ideias acima, assinale a opção correta.

  • A.

    A adoção das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física garante o sucesso do processo de ensinoaprendizagem.

  • B.

    Identificar as novas tecnologias da informação e comunicação com a mera adoção de equipamento eletrônico e computacional é reduzir-lhes o verdadeiro papel na educação, embora muitas delas façam uso de tais equipamentos.

  • C.

    Com a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física, a ênfase do trabalho do professor volta a concentrar-se na transmissão de informações aos alunos.

  • D.

    Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) estão excluídos da categoria de novas tecnologias da informação e comunicação, pois seu uso se restringe à modalidade de educação a distância.

  • E.

    O processo de avaliação da aprendizagem, por suas características especiais, é incompatível com o uso de novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física.

Texto para as questões 73 e 74

As novas tecnologias da informação e comunicação vêm impondo inúmeros desafios ao ensino de ciências, de uma maneira geral, e de física, em particular, uma vez que exigem, além da infraestrutura adequada do sistema educacional, uma formação do profissional de educação, sobretudo do professor, que o habilite a propor e coordenar situações e ambientes de aprendizagem que envolvam as referidas tecnologias.

Acerca de simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional, que constituem uma modalidade de uso de novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física, assinale a opção correta.

  • A.

    Simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional proporcionam uma aprendizagem significativa pelo aluno desde que reproduzidas no mundo real.

  • B.

    Simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional somente são indicadas para fenômenos que estejam fora do alcance dos sentidos do ser humano e requeiram, por parte do aluno, grande capacidade de abstração.

  • C.

    Embora tenham valor educacional, simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional tolhem o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas da parte dos alunos.

  • D.

    Embora possibilitem a identificação de variáveis relevantes na análise de um dado fenômeno físico, as simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional dificultam a construção de relações e significados em torno do fenômeno estudado.

  • E.

    Simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional permitem que o professor adapte uma experiência didática aos objetivos da aprendizagem.

  • A.

    A avaliação da aprendizagem possibilita ao professor a definição de caminhos na condução do processo de ensinoaprendizagem dos alunos.

  • B.

    A definição da aprovação ou reprovação dos alunos é incompatível com o uso de avaliações da aprendizagem.

  • C.

    A avaliação deve ser usada como mero instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno.

  • D.

    Processos avaliativos dificultam a compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontram os alunos.

  • E.

    O uso de provas objetivas como instrumento de avaliação impede o diagnóstico do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno.

De uma maneira geral, mapas conceituais (MC) podem ser usados como instrumentos de ensino ou de avaliação da aprendizagem. Além disso, eles têm se mostrado úteis como auxiliares no planejamento e na análise de currículos. Seu uso como ferramenta de avaliação da aprendizagem tem sido explorado no ensino de física, visto que eles proporcionam a representação gráfica, esquemática e hierárquica de conceitos de um dado campo de conhecimento e podem explicitar relações conceituais significativas existentes na estrutura cognitiva dos alunos. A respeito dos mapas conceituais (MP) como instrumento de avaliação da aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A.

    Eles permitem avaliar o que o aluno sabe em termos conceituais, isto é, como ele estrutura, hierarquiza, diferencia, relaciona, discrimina e integra conceitos de uma determinada unidade de estudo.

  • B.

    Eles são instrumentos mais adequados a uma avaliação quantitativa.

  • C.

    Eles são incompatíveis com a integração e reconciliação de relações entre conceitos e promoção da diferenciação conceitual.

  • D.

    Eles representam superficialmente os conhecimentos prévios dos alunos.

  • E.

    Embora úteis na determinação do conhecimento prévio do aluno, eles dificultam a investigação de mudanças em sua estrutura cognitiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...