Lista completa de Questões de Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que apresenta o valor, em centímetros, do raio da trajetória descrita pela partícula quando ela entra na região de campo magnético.
30
15
10
20
25
Assinale a opção que apresenta o trabalho realizado pela força magnética, em Joules, quando a partícula completa meia volta dentro do campo magnético.
4
1
2
0
3
Assinale a opção que apresenta o comprimento, em metros, da onda sonora I.
4,0
2,0
1,5
3,5
3,0
Assinale a opção que apresenta a frequência da onda II, em Hz.
0,8
0,2
0,4
0,5
0,6
Nas equações das ondas apresentadas, a constante C é igual a
0,4 ð.
0,2 ð.
0,1 ð.
0,3 ð.
0,5 ð.
Caso a luz se propague em um meio com índice de refração n1 e incida sobre a superfície de um segundo meio com índice de refração n2, tal que n2 < n1, a luz será
totalmente refratada, se o ângulo de incidência for maior que o ângulo crítico.
parcialmente refletida, se o ângulo de incidência for maior que o ângulo crítico.
totalmente refletida, se o ângulo de incidência for maior que o ângulo crítico.
totalmente refletida, se o ângulo de incidência for menor que o ângulo crítico.
parcialmente absorvida e parcialmente polarizada.
Texto para as questões 73 e 74
As novas tecnologias da informação e comunicação vêm impondo inúmeros desafios ao ensino de ciências, de uma maneira geral, e de física, em particular, uma vez que exigem, além da infraestrutura adequada do sistema educacional, uma formação do profissional de educação, sobretudo do professor, que o habilite a propor e coordenar situações e ambientes de aprendizagem que envolvam as referidas tecnologias.Com base nas ideias acima, assinale a opção correta.
A adoção das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física garante o sucesso do processo de ensinoaprendizagem.
Identificar as novas tecnologias da informação e comunicação com a mera adoção de equipamento eletrônico e computacional é reduzir-lhes o verdadeiro papel na educação, embora muitas delas façam uso de tais equipamentos.
Com a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física, a ênfase do trabalho do professor volta a concentrar-se na transmissão de informações aos alunos.
Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) estão excluídos da categoria de novas tecnologias da informação e comunicação, pois seu uso se restringe à modalidade de educação a distância.
O processo de avaliação da aprendizagem, por suas características especiais, é incompatível com o uso de novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física.
Física - Física Eletrônica e Computacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões 73 e 74
As novas tecnologias da informação e comunicação vêm impondo inúmeros desafios ao ensino de ciências, de uma maneira geral, e de física, em particular, uma vez que exigem, além da infraestrutura adequada do sistema educacional, uma formação do profissional de educação, sobretudo do professor, que o habilite a propor e coordenar situações e ambientes de aprendizagem que envolvam as referidas tecnologias.Acerca de simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional, que constituem uma modalidade de uso de novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física, assinale a opção correta.
Simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional proporcionam uma aprendizagem significativa pelo aluno desde que reproduzidas no mundo real.
Simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional somente são indicadas para fenômenos que estejam fora do alcance dos sentidos do ser humano e requeiram, por parte do aluno, grande capacidade de abstração.
Embora tenham valor educacional, simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional tolhem o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas da parte dos alunos.
Embora possibilitem a identificação de variáveis relevantes na análise de um dado fenômeno físico, as simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional dificultam a construção de relações e significados em torno do fenômeno estudado.
Simulações e modelagens de sistemas físicos em ambiente computacional permitem que o professor adapte uma experiência didática aos objetivos da aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem possibilita ao professor a definição de caminhos na condução do processo de ensinoaprendizagem dos alunos.
A definição da aprovação ou reprovação dos alunos é incompatível com o uso de avaliações da aprendizagem.
A avaliação deve ser usada como mero instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno.
Processos avaliativos dificultam a compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontram os alunos.
O uso de provas objetivas como instrumento de avaliação impede o diagnóstico do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno.
De uma maneira geral, mapas conceituais (MC) podem ser usados como instrumentos de ensino ou de avaliação da aprendizagem. Além disso, eles têm se mostrado úteis como auxiliares no planejamento e na análise de currículos. Seu uso como ferramenta de avaliação da aprendizagem tem sido explorado no ensino de física, visto que eles proporcionam a representação gráfica, esquemática e hierárquica de conceitos de um dado campo de conhecimento e podem explicitar relações conceituais significativas existentes na estrutura cognitiva dos alunos. A respeito dos mapas conceituais (MP) como instrumento de avaliação da aprendizagem, assinale a opção correta.
Eles permitem avaliar o que o aluno sabe em termos conceituais, isto é, como ele estrutura, hierarquiza, diferencia, relaciona, discrimina e integra conceitos de uma determinada unidade de estudo.
Eles são instrumentos mais adequados a uma avaliação quantitativa.
Eles são incompatíveis com a integração e reconciliação de relações entre conceitos e promoção da diferenciação conceitual.
Eles representam superficialmente os conhecimentos prévios dos alunos.
Embora úteis na determinação do conhecimento prévio do aluno, eles dificultam a investigação de mudanças em sua estrutura cognitiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...