Questões de Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto para as questões 77 e 78

Nas orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as competências em Física relacionam-se principalmente com a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, utilização da linguagem física e de sua comunicação e com a contextualização histórica e social dos temas abordados.

A propósito das competências relacionadas a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, é correto afirmar que, no âmbito da sala de aula,

  • A.

    atividades experimentais dificultam o seu desenvolvimento.

  • B.

    elas incluem não somente a identificação de informações ou variáveis relevantes em uma dada situação-problema, mas também as possíveis estratégias para resolvê-la.

  • C.

    elas não devem ser objeto de avaliação por parte do professor.

  • D.

    elas devem ser desenvolvidas pelo professor, evitando a utilização de instrumentos de medição e de cálculo.

  • E.

    como são específicas da física, seu desenvolvimento deve ocorrer de maneira independente de outras áreas de conhecimento.

Texto para as questões 77 e 78

Nas orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as competências em Física relacionam-se principalmente com a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, utilização da linguagem física e de sua comunicação e com a contextualização histórica e social dos temas abordados.

A respeito de competências relacionadas à utilização da linguagem física e de sua comunicação dos fenômenos físicos, é correto afirmar que

  • A.

    construir tabelas e transformá-las em gráficos dificulta a construção de tais competências, pois referem-se especificamente a linguagem matemática.

  • B.

    elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos e experimentos faz parte desse conjunto de competências.

  • C.

    tais competências exigem um trabalho específico e independente do desenvolvimento de outras competências no ensino de física.

  • D.

    consulta, análise e interpretação adequadas de textos e comunicações na área de ciência e tecnologia prescindem de tais competências.

  • E.

    as formas de expressar o conhecimento em física no âmbito da sala de aula devem se restringir à resolução de problemas e à linguagem matemática.

No que diz respeito às competências relacionadas à contextualização histórica e social dos temas de física abordados na sala de aula é correto afirmar que

  • A.

    tais competências possibilitam ao aluno compreender a dissociação entre a produção do conhecimento científico e os fatores sociais e políticos.

  • B.

    tais competências contribuem para a compreensão do conhecimento científico e tecnológico como resultado de uma construção humana em contínuo desenvolvimento.

  • C.

    elas dispensam uma abordagem da física em sala de aula que valorize aspectos do desenvolvimento histórico dos conceitos da física.

  • D.

    a compreensão da ciência e da tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea prescindem de tais competências.

  • E.

    embora contemplem o reconhecimento e avaliação do caráter ético do conhecimento científico, tais competências excluem a utilização da ciência no exercício da cidadania.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio afirmam a necessidade de que a experimentação esteja sempre presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em física, privilegiando-se o fazer, o manusear, o operar e o agir em diferentes formas e níveis. Eles também atribuem uma maior abrangência à experimentação, situando-a para além das situações convencionais de laboratório. Considerando essas informações, assinale a opção correta.

  • A.

    O desenvolvimento de competências em física por meio da experimentação dispensa o uso de atividades realizadas fora do laboratório didático.

  • B.

    A experimentação deve sempre obedecer a procedimentos previamente fixados pelo professor, cabendo aos alunos a execução das normas.

  • C.

    A experimentação no ensino de física deve sempre estar associada ao desenvolvimento de aspectos históricos e sociais da produção de conhecimento científico.

  • D.

    As competências esperadas e possíveis de serem atingidas por meio da experimentação no ensino médio prescindem da coleta de dados, sua interpretação e identificação de variáveis relevantes na análise de um dado fenômeno físico.

  • E.

    Independentemente dos materiais disponíveis e utilizados no processo de experimentação, o fundamental é ter claro que competências estarão sendo promovidas com as atividades experimentais propostas.

Considerando que um veículo com massa igual a 1.000 kg se mova em linha reta com velocidade constante e igual a 72 km/h, e considerando, ainda, que a aceleração da gravidade seja igual a 10 m/s2, julgue os itens a seguir.

Quando o freio for acionado, para que o veículo pare, a sua energia cinética e o trabalho da força de atrito, em módulo, deverão ser iguais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que um veículo com massa igual a 1.000 kg se mova em linha reta com velocidade constante e igual a 72 km/h, e considerando, ainda, que a aceleração da gravidade seja igual a 10 m/s2, julgue os itens a seguir.

Antes de iniciar o processo de frenagem, a energia mecânica do veículo era igual a 200.000 J.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando essas informações e assumindo que a aceleração da gravidade seja igual a 10 m/s2, julgue o item abaixo.

Se toda a energia cinética que o conjunto adquiriu imediatamente após a colisão fosse transformada em energia potencial, a velocidade do conjunto após a colisão e a velocidade com que a bala foi disparada seriam, respectivamente, superiores a 2,0 m/s e a 960 m/s.

  • C. Certo
  • E. Errado

O período do movimento é igual a 0,5 s.

  • C. Certo
  • E. Errado

O fenômeno de redução na frequência do som emitido pela buzina de um veículo em movimento, observado por um ouvinte, é denominado efeito Doppler. Essa diferença na frequência deve-se ao deslocamento no número de oscilações por segundo que atinge o ouvido do ouvinte. Os instrumentos utilizados pela PRF para o controle de velocidade se baseiam nesse efeito. A respeito do efeito Doppler, julgue o item abaixo.

Considere que um PRF, em uma viatura que se desloca com velocidade igual a 90 km/h, se aproxime do local de um acidente onde já se encontra uma ambulância parada, cuja sirene esteja emitindo som com frequência de 1.000 Hz. Nesse caso, se a velocidade do som no ar for igual a 340 m/s, a frequência do som da sirene ouvido pelo policial será superior a 1.025 Hz.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...