Questões de Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A imagem de um objeto, colocado entre o foco principal de uma lente convergente e a lente, é

  • A.

    real, direita e menor do que o objeto.

  • B.

    real, invertida e maior do que o objeto.

  • C.

    virtual, direita e maior do que o objeto.

  • D.

    virtual, invertida e menor do que o objeto.

Certa pessoa, míope, não consegue ver com nitidez objetos que estejam situados a distâncias superiores a 1,25 m. Para que ela passe a ver com nitidez os objetos distantes, a distância focal de seus óculos deve ser, em metros,

  • A.

    −1,25

  • B.

    −0,80

  • C.

    +0,80

  • D.

    +1,25

  • A.

    A repele a esfera B.

  • B.

    A repele a esfera C.

  • C.

    B repele a esfera C.

  • D.

    C atrai tanto a esfera A quanto a B.

  • A.

    não pode ser nulo em pontos do eixo x.

  • B.

    pode ser nulo apenas em um ponto à esquerda de A.

  • C.

    pode ser nulo apenas em um ponto à direita de B.

  • D.

    pode ser nulo apenas em um ponto entre A e B.

Duas pequenas esferas metálicas e idênticas A e B estão eletrizadas com cargas QA = 5 μC e QB = −1 μC. Colocam-se as esferas em contato e, a seguir, elas são separadas a uma distância de 10 cm. Considerando a constante eletrostática k0 = 9 . 109 N.m2/C2, a intensidade da força elétrica de interação entre as esferas, em newton, vale

  • A.

    8,1

  • B.

    4,5

  • C.

    3,6

  • D.

    2,7

Dois resistores ôhmicos R1 e R2 podem ser associados em série ou em paralelo. Quando associados em série e ligados a uma fonte de tensão V, o resistor R2 dissipa uma potência duas vezes maior que R1. Se forem associados em paralelo e ligados à mesma tensão, a potência dissipada por R1 em relação à dissipada por R2 é

  • A.

    duas vezes maior.

  • B.

    duas vezes menor.

  • C.

    quatro vezes maior.

  • D.

    quatro vezes menor.

Uma fonte de força eletromotriz 16 V e resistência interna de 2,0 Ω forma um circuito elétrico simples com um resistor de resistência 30 Ω. Neste caso, a potência elétrica dissipada internamente na fonte é, em watts, de

  • A.

    0,25

  • B.

    0,50

  • C.

    1,0

  • D.

    2,0

Tendo à disposição, em uma bancada de laboratório, uma bateria, fios de cobre, uma lâmpada e uma bússola, um professor pode comprovar

  • A.

    a lei de Ohm.

  • B.

    o efeito fotoelétrico.

  • C.

    a lei de Kirchhoff.

  • D.

    o efeito magnético de correntes.

O efeito fotoelétrico é um fenômeno no qual metais, quando expostos à energia radiante, podem chegar a emitir elétrons.

Sobre o efeito fotoelétrico é correto afirmar que

  • A.

    o número de elétrons emitidos por unidade de tempo aumenta quando se aumenta apenas a intensidade da luz incidente que produz o efeito fotoelétrico na superfície do metal.

  • B.

    a energia cinética de cada elétron extraído do metal depende do ângulo de incidência da luz.

  • C.

    ele é uma das consequências da teoria ondulatória clássica da luz.

  • D.

    a energia cinética de cada elétron extraído do metal depende da intensidade da luz incidente.

Nos Conteúdos Complementares de Física, o Eixo Temático VII − Física Moderna − aborda temas relacionados a noções de Física Nuclear e Quântica, tratando de assuntos como radioatividade e a natureza dual da luz: onda/partícula. Temas da Física Moderna devem ser tratados no Ensino Médio, dentre outros argumentos, pelo fato de que

  • A.

    a chamada Física Clássica está totalmente superada, não havendo sentido em manter seu ensino na educação básica, já que ela não contribui para formação dos alunos como cidadãos e nem para leitura do mundo atual.

  • B.

    o ensino de Física Moderna está na moda, independentemente se ela pode contribuir para a formação dos alunos no processo de desenvolvimento de uma cultura científica ou para leitura do mundo atual com seu desenvolvimento tecnológico, descartando totalmente o ensino da chamada Física Clássica.

  • C.

    Física Moderna é mais acessível ao desenvolvimento cognitivo dos alunos não apresentando nenhum tipo de obstáculo para a aprendizagem, tratando de temas contemporâneos, fáceis de serem formalizados a partir das concepções espontâneas dos alunos e amplamente dominados pelos professores, embora não apresente vínculos com as tecnologias atuais.

  • D.

    as disciplinas científicas como a Física durante muito tempo deixaram de apresentar aos alunos os desenvolvimentos realizados no século XX, levando à necessidade de atualização dos estudos e também, considerando sua incorporação tecnológica, o que pode permitir aos alunos uma leitura do mundo atual, tornando os conteúdos mais significativos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...