Questões de Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considerando o ensino de Física na educação básica, a utilização de textos históricos e o estudo da História da Ciência ou alguns de seus aspectos deve ser

  • A.

    feito prioritariamente por professores das disciplinas das áreas de Ciências Sociais e suas Tecnologias e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, pois assim é possível garantir que haja tempo suficiente para ensinar os conceitos específicos da Física.

  • B.

    evitado pelo professor de Física, pois reforça a visão positivista da Ciência que deixa de ser vista como construção humana.

  • C.

    valorizado e trabalhado pelo professor de Física, pois, ao expandir a compreensão dos alunos de como o conhecimento científico se desenvolve e é apropriado pela tecnologia, aumenta a capacidade deles de compreender contextos socioculturais.

  • D.

    utilizado apenas em casos nos quais o diagnóstico feito pelo professor mostra que os alunos não dominam a linguagem formal matemática, restando a possibilidade de trabalhar com textos.

O Conteúdo Básico Comum (CBD) de Física procura focalizar elementos considerados essenciais na formação cultural e científica, sugerindo uma abordagem mais fenomenológica no primeiro ano do Ensino Médio. Para tanto, os conteúdos foram organizados desenvolvendo o conceito de energia. Tal opção pode ser justificada pelo fato de energia ser um tema

  • A.

    fundamental apenas da Física, não exigindo necessidade de integração com outras disciplinas.

  • B.

    que aparece de forma constante na mídia, não necessitando de uma justificativa pedagógica para ser desenvolvido.

  • C.

    complexo, que só pode ser abordado de forma quantitativa e dedutiva, destacando o principal aspecto do ensino da Física.

  • D.

    fundamental das Ciências Naturais, permitindo maior integração entre as disciplinas dessa área, possibilitando aos alunos entendimento de uma ampla gama de fenômenos.

O Conteúdo Básico Comum de Física expressa aspectos

  • A.

    gerais da disciplina que devem aparecer no processo de ensino/aprendizagem e esgota todos os conteúdos a serem abordados na escola, sendo autossuficiente e completo.

  • B.

    fundamentais da disciplina que devem aparecer no processo de ensino/aprendizagem na escola e visa estabelecer conhecimentos, Competências e Habilidades a serem adquiridos pelos alunos na educação básica.

  • C.

    gerais da disciplina que devem aparecer no processo de ensino/aprendizagem na escola, que limitam sua autonomia e do professor, que passa a assumir um papel de reprodutor dos conteúdos indicados no CBD.

  • D.

    fundamentais da disciplina que devem aparecer no processo de ensino/aprendizagem na escola sem preocupar-se com o desenvolvimento de Competências e Habilidades a serem adquiridos pelos alunos na educação básica.

Ao trabalhar o tema "motor e gerador elétrico", o professor de Física deve considerar, entre outros aspectos, que esse tema

  • A.

    representa aplicação prática no cotidiano de conceitos do eletromagnetismo; permite o estudo da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; deve considerar as concepções que os alunos têm a respeito do assunto e preocupar-se com o desenvolvimento de Habilidades como: compreender e utilizar as leis de Faraday e Lenz para resolver qualitativamente problemas envolvendo o surgimento de corrente induzida.

  • B.

    não tem aplicação prática no cotidiano, mas permite o estudo conceitual e teórico da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; deve considerar as concepções que os alunos têm a respeito do assunto e preocupar-se com o desenvolvimento de Habilidades como: compreender e utilizar as leis de Faraday e Lenz para resolver qualitativamente problemas envolvendo o surgimento de corrente induzida.

  • C.

    possibilita apenas a aplicação prática no cotidiano de conceitos do eletromagnetismo; o estudo da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; sem se preocupar com aspectos metodológicos e o desenvolvimento de Competências e Habilidades.

  • D.

    representa aplicação prática no cotidiano de conceitos do eletromagnetismo; permite o estudo da corrente elétrica associada a um campo magnético e a variação do campo magnético induzindo uma corrente elétrica; e preocupar-se com o desenvolvimento de Habilidades como: compreender e utilizar as leis da Termodinâmica para resolver qualitativamente problemas envolvendo o surgimento de corrente induzida sem a necessidade de avaliação do processo de ensino/aprendizagem para o tema.

Ao trabalhar um tema como o Sol e as fontes de energia, o professor de Física deve considerar, entre outros aspectos, que esse é um dos conceitos mais importantes da Física,

  • A.

    devendo ser trabalhado apenas nessa disciplina e atentar ao fato que devem ser desenvolvidas Habilidades como “Saber que na Física o termo energia tem sentido específico, nem sempre coincidente com aqueles utilizados na linguagem comum e identificar diferentes significados para palavra energia”.

  • B.

    presente no estudo de diversas áreas do conhecimento, como Química, Biologia, Geografia, Economia e Engenharia, permitindo um trabalho interdisciplinar; portanto, deve ser trabalhado apenas o aspecto conceitual, não havendo preocupação com a metodologia nem com o desenvolvimento de Habilidades por parte dos alunos.

  • C.

    presente no estudo de diversas áreas do conhecimento, como Química, Biologia, Geografia, Economia e Engenharia, permitindo um trabalho interdisciplinar, devendo ser desenvolvidas Habilidades como “Saber que na ciência o termo energia tem um sentido específico, nem sempre coincidente com aqueles utilizados na linguagem comum e identificar diferentes significados para palavra energia”.

  • D.

    presente no estudo de diversas áreas do conhecimento, como Química, Biologia, Geografia, Economia e Engenharia; por esse motivo, o professor não deve ter preocupação com esse tema, já que provavelmente ele será desenvolvido pelas outras disciplinas do Currículo, sobrando mais tempo para o professor de Física trabalhar outros conceitos que apresentem uma característica mais disciplinar e exigem o desenvolvimento de Habilidades específicas da disciplina.

No microcontrolador da família 8051 e outros similares, são mnemônicos, respectivamente, de instruções de soma e de desvio condicional:

  • A.

    CLR e ACALL.

  • B.

    CLR e JNZ.

  • C.

    ADD e JNZ.

  • D.

    ADD e INC.

  • E.

    MOV e ORL.

Em relação à natureza e fundamentos que regem o comportamento dos dispositivos semicondutores, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Nos semicondutores existem dois tipos de portadores de cargas: lacunas e elétrons.

  • B.

    Um material semicondutor tipo N tem como portadores majoritários as lacunas.

  • C.

    Em uma junção PN de germânio, a barreira de potencial varia entre 0,2 e 0,3 V.

  • D.

    Um material semicondutor dopado com impurezas pentavalentes tem como portadores majoritários os elétrons.

  • E.

    Nos semicondutores, devido ao fenômeno térmico, pares elétron-lacunas são gerados permanentemente, mas desaparecem simultaneamente pelo processo da recombinação.

Com o déficit de água em uma cidade, que fica na cota 980 m, a companhia de abastecimento pretende trazer água de uma região cuja cota do reservatório é 640 m, ambas as cotas em relação ao nível do mar. A vazão necessária será de 6 m3/s. Deverão ser utilizadas quatro bombas na estação elevatória, devendo-se prever mais duas bombas reservas. Para a faixa de vazão necessária, a eficiência das bombas é de 70%. Desconsiderando-se as perdas de carga na rede, a potência, aproximada, de cada bomba será

Dado:

1 CV = 0,736 kW

  • A.

    7.140 kW.

  • B.

    5.000 kW.

  • C.

    20.000 kW.

  • D.

    28.560 kW.

  • E.

    4.760 kW.

Um veículo se move em Movimento Retilíneo Uniforme MRU, com velocidade de 90 km/h. Ao detectar um obstáculo, o condutor precisou parar completamente o veículo, desacelerando. Considerando que a distância percorrida até a parada completa do veículo foi de 62,5 m, o tempo de frenagem é, em s, igual a

  • A.

    2,5.

  • B.

    10.

  • C.

    7,5.

  • D.

    5.

  • E.

    15.

Uma onda se propaga ao longo de uma corda de acordo com a seguinte equação: y = 0,1[sen 20 x + 3,5 t], com unidades no Sistema Internacional. A amplitude da onda é, em m, igual a

  • A.

    0,05.

  • B.

    3,5.

  • C.

    20.

  • D.

    7.

  • E.

    0,1.

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