Questões de Física da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Física da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No laboratório de uma escola da rede municipal de ensino, os alunos realizaram uma série de experimentos, sob a orientação do professor, utilizando três bolas de pingue-pongue revestidas por uma fina camada de alumínio e suspensas por fios isolantes a um suporte.

Analisando essa série de experimentos, os alunos concluíram, com relação às bolas aluminizadas, que

  • A. duas estão carregadas, uma com carga de mesmo sinal e outra com carga de sinal contrário à do bastão.
  • B. duas estão carregadas, ambas com cargas de sinais contrários à do bastão.
  • C. duas estão carregadas, ambas com cargas de mesmo sinal que a do bastão.
  • D. as três estão carregadas, duas com cargas de mesmo sinal que a do bastão.
  • E. as três estão carregadas, duas com cargas de sinais contrários a do bastão.

Um caminhão se desloca em uma estrada plana retilínea e horizontal em movimento uniforme, de modo que suas rodas, de 0,50 m de raio, rolam sem deslizar na estrada.

Sendo assim, enquanto o caminhão percorre a distância de 628 m, suas rodas efetuam

  • A. 50 rotações.
  • B. 100 rotações.
  • C. 150 rotações.
  • D. 200 rotações.
  • E. 400 rotações.

A figura apresenta, esquematicamente, como estão ligadas, a uma tomada de 110 V, quatro lâmpadas de incandescência idênticas funcionando com brilho normal.

Assinale a opção que indica o esquema no qual os alunos, para cumprir a tarefa, deverão ligar as lâmpadas.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A posição de um ponto da superfície da Terra, em relação ao equador, pode ser caracterizada pelo ângulo θ, denominado “latitude”, que seu raio-posição em relação ao centro C da Terra forma com o plano equatorial, como ilustra a figura.

Assinale a opção que indica o gráfico que melhor representa como o módulo V da velocidade de um ponto da superfície da Terra, devida à sua rotação, varia com a latitude .

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A figura a seguir mostra um fio de telefone suspenso por dois postes. A curva formada é uma “catenária”.

Sejam R o raio de curvatura da catenária no ponto mais baixo, pela manhã, logo antes do nascer do Sol, e R' o raio de curvatura da catenária no ponto mais baixo ao meio-dia, sob o Sol a pino.

Esses raios de curvatura são tais que

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Um automóvel viaja em uma estrada com movimento uniforme. Para efetuar uma ultrapassagem, ele é acelerado até que sua velocidade aumente 20%.

Nesse caso, sua energia cinética aumentou

  • A. 20%.
  • B. 36%.
  • C. 40%.
  • D. 44%.
  • E. 54%.

Observe a figura a seguir.

Nesse caso, a força exercida pela superfície horizontal de apoio sobre o caixote tem um módulo igual a

  • A. 500 N.
  • B. 700 N.
  • C. 1200 N.
  • D. 1300 N.
  • E. 1700 N.

A figura 1 mostra, vista de cima, a superfície livre da água de um tanque de grandes dimensões. A, B e O são três pontos dessa superfície. Nos pontos A e B há duas fontes pontuais que oscilam harmonicamente na vertical, em fase, provocando ondas de mesmo comprimento de onda na superfície da água.

O comprimento de onda das ondas provocadas por essas fontes na superfície livre da água é de

  • A. 0,25 m.
  • B. 0,75 m.
  • C. 1,0 m.
  • D. 1,5 m.
  • E. 2,0 m.

Neste caso, sendo a massa da bolinha 0,20 kg, podemos estimar que, o módulo da força média exercida pelo anteparo sobre a bolinha durante a colisão foi de

  • A. 10 N.
  • B. 50 N.
  • C. 70 N.
  • D. 100 N.
  • E. 140 N.

Um carro estava trafegando em uma estrada, em um trecho retilíneo e em declive. Com o objetivo de poupar combustível, o motorista colocou o motor do carro em “ponto morto”. Assim, ele percorreu um trecho de 1,6 km de extensão em declive, descendo 30 m com o velocímetro do carro indicando que a velocidade se manteve constante.

Considerando a massa do carro e de seus ocupantes em 1,2 t e a aceleração da gravidade local em 10 m/s2, é possível estimar o módulo da resultante das diversas forças de atrito, que se opõem ao movimento do carro durante esse trecho, em

  • A. 300 N.
  • B. 240 N.
  • C. 225 N.
  • D. 200 N.
  • E. 175 N.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...