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no motor, a bobina gira devido a um torque mecânico externo, enquanto no gerador a bobina gira devido ao torque produzido pelo campo magnético do imã.
o que explica o funcionamento do motor é a lei de indução de Faraday, enquanto a lei de força magnética que um campo magnético exerce sobre um fio percorrido por uma corrente rege o funcionamento do gerador.
o torque na bobina do gerador é devido à interação do campo magnético do imã com a corrente na bobina, enquanto o torque no motor é devido a um agente externo que provoca um fluxo de campo magnético variável e consequentemente uma tensão induzida.
o torque de entrada na bobina de um gerador produz uma tensão alternada, enquanto que a corrente na bobina do motor induz um torque resultante útil.
a corrente não muda de sentido nas bobinas de ambos, gerador e motor.
Considere as afirmações.
I. Há algum tempo, o setor energético tem investido em programas que despertem os consumidores sobre a importância de se evitar o desperdício da energia elétrica, como sendo uma fonte virtual de produção.
II. O setor energético investe cada vez mais em fontes de energia alternativas, porque não causam impacto ambiental.
III. A energia eólica, fonte renovável de energia, produzida segundo os princípios de sustentabilidade, produz uma sucata difícil de reciclar.
Está correto o que se afirma apenas em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
Das afirmações apresentadas a seguir, referentes ao efeito fotoelétrico, a única falsa é:
Incide-se luz num material fotoelétrico e não se observa a emissão de elétrons. Para que ocorra a emissão de elétrons no mesmo material, basta que se aumente suficientemente a intensidade da luz incidente.
Incide-se luz num material fotoelétrico e não se observa a emissão de elétrons. Para que ocorra a emissão de elétrons no mesmo material, basta que se aumente suficientemente a frequência da luz incidente.
Quando luz vermelha incide sobre uma placa de um material fotoelétrico, ela não produz efeito fotoelétrico, mas, quando iluminada com luz azul, ocorre emissão de elétrons.
Quanto maior for a frequência da luz incidente, maior será a energia cinética dos elétrons emitidos.
Em geral, a energia mínima necessária para que ocorra o efeito fotoelétrico em um dado metal independe da frequência da luz incidente. Ela é característica do material.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na produção de raios-X, o termo bremsstrahlung refere-se
às linhas discretas de raios-X emitidas quando um elétron de uma órbita externa preenche a vacância de uma órbita interna dos átomos de um alvo metálico do tubo de raios-X.
às linhas discretas de raios-X absorvidas quando um elétron de uma órbita interna preenche uma vacância de uma órbita externa dos átomos de um alvo metálico do tubo de raios-X.
ao suave e contínuo espectro dos raios-X produzidos por radiação de corpo negro de alta energia de um tubo de raios-X.
ao suave e contínuo espectro dos raios-X produzidos por desaceleração rápida dos elétrons do alvo metálico de um tubo de raios-X.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
1 620 anos.
1 720 anos.
16 820 anos.
17 720 anos.
17 120 anos.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Quando 235 g de 235U sofrem fissão nuclear em um reator, são liberados aproximadamente 2,0×1013J de energia. Suponha que esse reator gere 700 MW de potência com eficiência de 35%. Pode-se dizer que a massa de 235U consumida em um dia neste reator é, aproximadamente,
3,50 kg.
2,00 kg.
350 kg.
235 kg.
200 kg.
Física - Física Eletrônica e Computacional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
3 x 223 bytes.
2 097 152 bytes.
10 485 760 bytes.
7 x 222 bytes.
21 kilobytes.
A tradicional corrida de São Silvestre, no Brasil, ocorre no dia 31 de dezembro desde 1925. Ao longo desses anos, o percurso foi modificado inúmeras vezes, tendo tido no mínimo 5 500 metros e no máximo 15 000 metros. A maior velocidade média desenvolvida nessa corrida foi de, aproximadamente, 6,3 metros por segundo, em uma prova em que o vencedor obteve a marca de 23 minutos e 26 segundos em um percurso com
6 200 metros.
7 000 metros.
7 600 metros.
8 900 metros.
9 200 metros.
No Estado de São Paulo, é comum que as estradas apresentem dois diferentes limites de velocidade; um para caminhões e ônibus e outro, para automóveis. Na Rodovia dos Bandeirantes, por exemplo, essas velocidades são, respectivamente, 90 km/h e 120 km/h. Um automóvel entra nessa rodovia 10 minutos depois de um caminhão, sendo que ambos trafegam com a velocidade máxima permitida. Pode-se prever que o automóvel irá ultrapassar o caminhão em, aproximadamente,
5 minutos.
10 minutos.
20 minutos.
30 minutos.
40 minutos.
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