Questões de Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    uniformemente acelerado e retrógrado.

  • B.

    uniformemente acelerado e progressivo.

  • C.

    uniformemente retardado e retrógrado.

  • D.

    uniformemente retardado e progressivo.

  • E.

    uniformemente acelerado e retardado.

Os brinquedos “pula-pula” têm colchões infláveis encapados em tecidos flexíveis e resistentes, de forma que as crianças possam saltar minimizando o risco de impactos e lesões. Comparado a uma queda no solo, o amortecimento na queda sobre o “pula-pula” pode ser explicado por meio do conceito de impulso pela seguinte afirmação:

  • A.

    Ao amortecer o impacto, o “pula-pula” anula a quantidade de movimento do corpo que cai sobre sua superfície, enquanto que na queda sobre o solo a quantidade de movimento é conservada.

  • B.

    A força exercida pela superfície do “pula-pula” sobre o corpo da criança que está afundando aumenta com tempo de interação, pois o impulso aplicado sobre o seu corpo diminui.

  • C.

    Enquanto está afundando, a força exercida pelo “pula-pula” sobre o corpo da criança é maior do que a força aplicada se ela caísse no solo rígido, enquanto que o tempo de interação entre o corpo da criança e qualquer uma das duas superfícies é o mesmo.

  • D.

    A superfície elástica do “pula-pula” aumenta o tempo de interação com o corpo da criança, o que diminui a força exercida sobre o corpo, uma vez que o impulso aplicado pelo “pula-pula” sobre o corpo é igual ao exercido pelo solo.

  • E.

    A superfície elástica do “pula-pula” diminui o intervalo de tempo da desaceleração do corpo, o que diminui a força que atua sobre o corpo.

Ao frear, um carro diminui sua velocidade dissipando 51% da sua energia cinética. Portanto, a velocidade final do carro, em relação à sua velocidade inicial, diminui em

  • A.

    20%.

  • B.

    30%.

  • C.

    40%.

  • D.

    50%.

  • E.

    60%.

Suponha que um carro, a uma velocidade de 108 km/h, freia bruscamente até parar num breve intervalo de tempo de 0,1s. Nessas condições, a cabeça do passageiro, que tem massa equivalente a cerca de 5 kg, seria arremessada para frente com uma força de intensidade semelhante ao peso de um bloco, em newtons (N), aproximadamente igual a

  • A.

    108.

  • B.

    150.

  • C.

    1 080.

  • D.

    1 500.

  • E.

    5 400.

Em 27 de setembro de 2011, o astrônomo Scott Sheppard, do Instituto Carnegie para Ciência em Washington, nos EUA, anunciou a identificação de mais duas luas na órbita de Júpiter. Os dois pequenos satélites naturais, S/2011 J1 e S/2011 J2, aumentam para 66 o número de luas do maior planeta do Sistema Solar. Admitindo que o raio da órbita de uma dessas luas seja 4 vezes maior que o raio da órbita da outra, quantas vezes uma delas gira mais rápido, em relação a Júpiter, do que a outra?

  • A.

    2 vezes.

  • B.

    4 vezes.

  • C.

    8 vezes.

  • D.

    16 vezes.

  • E.

    32 vezes.

  • A.

    não coincide com o centro de gravidade.

  • B.

    coincide com o centro de gravidade e este fica acima do ponto de sustentação.

  • C.

    coincide com o centro de gravidade e este fica abaixo do ponto de sustentação.

  • D.

    não coincide com o centro de gravidade e, por isso, o pássaro se equilibra mais facilmente.

  • E.

    não coincide com o centro de gravidade e este fica exatamente no ponto de sustentação.

Considere um satélite natural que tem órbita circular de raio igual a 20 000 km em torno de um planeta X. Sabe-se que o valor da constante de gravitação universal é 6,0 x 10–11N.m2/kg2 e que o planeta X tem uma massa de 1,2 x 1031 kg e um período de rotação em torno do seu próprio eixo, igual ao da Terra. O número de voltas que esse satélite dá em torno do planeta X no período de um dia é, aproximadamente, igual a

Dado: Use π = 3

  • A.

    43 vezes.

  • B.

    432 vezes.

  • C.

    4 320 vezes.

  • D.

    43 200 vezes.

  • E.

    432 500 vezes.

  • A.

    o modelo I refere-se à concepção apresentada por Ptolomeu, enquanto o modelo II refere-se à concepção apresentada por Aristóteles.

  • B.

    o modelo I refere-se à concepção apresentada por Ptolomeu, enquanto o modelo II refere-se à concepção apresentada por Galileu.

  • C.

    o modelo I refere-se à concepção apresentada por Ptolomeu, enquanto o modelo II refere-se à concepção apresentada por Copérnico.

  • D.

    o modelo I refere-se à concepção apresentada por Aristóteles, enquanto o modelo II refere-se à concepção apresentada por Tycho Brahe.

  • E.

    o modelo I refere-se à concepção apresentada por Aristóteles enquanto o modelo II refere-se à concepção apresentada por Ptolomeu.

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