Lista completa de Questões de Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
uniformemente acelerado e retrógrado.
uniformemente acelerado e progressivo.
uniformemente retardado e retrógrado.
uniformemente retardado e progressivo.
uniformemente acelerado e retardado.
Os brinquedos pula-pula têm colchões infláveis encapados em tecidos flexíveis e resistentes, de forma que as crianças possam saltar minimizando o risco de impactos e lesões. Comparado a uma queda no solo, o amortecimento na queda sobre o pula-pula pode ser explicado por meio do conceito de impulso pela seguinte afirmação:
Ao amortecer o impacto, o pula-pula anula a quantidade de movimento do corpo que cai sobre sua superfície, enquanto que na queda sobre o solo a quantidade de movimento é conservada.
A força exercida pela superfície do pula-pula sobre o corpo da criança que está afundando aumenta com tempo de interação, pois o impulso aplicado sobre o seu corpo diminui.
Enquanto está afundando, a força exercida pelo pula-pula sobre o corpo da criança é maior do que a força aplicada se ela caísse no solo rígido, enquanto que o tempo de interação entre o corpo da criança e qualquer uma das duas superfícies é o mesmo.
A superfície elástica do pula-pula aumenta o tempo de interação com o corpo da criança, o que diminui a força exercida sobre o corpo, uma vez que o impulso aplicado pelo pula-pula sobre o corpo é igual ao exercido pelo solo.
A superfície elástica do pula-pula diminui o intervalo de tempo da desaceleração do corpo, o que diminui a força que atua sobre o corpo.
0,7.
1,0.
1,3.
1,7.
2,0.
Ao frear, um carro diminui sua velocidade dissipando 51% da sua energia cinética. Portanto, a velocidade final do carro, em relação à sua velocidade inicial, diminui em
20%.
30%.
40%.
50%.
60%.
Suponha que um carro, a uma velocidade de 108 km/h, freia bruscamente até parar num breve intervalo de tempo de 0,1s. Nessas condições, a cabeça do passageiro, que tem massa equivalente a cerca de 5 kg, seria arremessada para frente com uma força de intensidade semelhante ao peso de um bloco, em newtons (N), aproximadamente igual a
108.
150.
1 080.
1 500.
5 400.
A.
B.
C.
D.
E.
Em 27 de setembro de 2011, o astrônomo Scott Sheppard, do Instituto Carnegie para Ciência em Washington, nos EUA, anunciou a identificação de mais duas luas na órbita de Júpiter. Os dois pequenos satélites naturais, S/2011 J1 e S/2011 J2, aumentam para 66 o número de luas do maior planeta do Sistema Solar. Admitindo que o raio da órbita de uma dessas luas seja 4 vezes maior que o raio da órbita da outra, quantas vezes uma delas gira mais rápido, em relação a Júpiter, do que a outra?
2 vezes.
4 vezes.
8 vezes.
16 vezes.
32 vezes.
não coincide com o centro de gravidade.
coincide com o centro de gravidade e este fica acima do ponto de sustentação.
coincide com o centro de gravidade e este fica abaixo do ponto de sustentação.
não coincide com o centro de gravidade e, por isso, o pássaro se equilibra mais facilmente.
não coincide com o centro de gravidade e este fica exatamente no ponto de sustentação.
Física - Gravitação Universal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere um satélite natural que tem órbita circular de raio igual a 20 000 km em torno de um planeta X. Sabe-se que o valor da constante de gravitação universal é 6,0 x 1011N.m2/kg2 e que o planeta X tem uma massa de 1,2 x 1031 kg e um período de rotação em torno do seu próprio eixo, igual ao da Terra. O número de voltas que esse satélite dá em torno do planeta X no período de um dia é, aproximadamente, igual a
Dado: Use π = 3
43 vezes.
432 vezes.
4 320 vezes.
43 200 vezes.
432 500 vezes.
o modelo I refere-se à concepção apresentada por Ptolomeu, enquanto o modelo II refere-se à concepção apresentada por Aristóteles.
o modelo I refere-se à concepção apresentada por Ptolomeu, enquanto o modelo II refere-se à concepção apresentada por Galileu.
o modelo I refere-se à concepção apresentada por Ptolomeu, enquanto o modelo II refere-se à concepção apresentada por Copérnico.
o modelo I refere-se à concepção apresentada por Aristóteles, enquanto o modelo II refere-se à concepção apresentada por Tycho Brahe.
o modelo I refere-se à concepção apresentada por Aristóteles enquanto o modelo II refere-se à concepção apresentada por Ptolomeu.
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