Questões de Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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  • A.

    O centro aerodinâmico real do perfil está situado, exatamente, sobre a corda.

  • B.

    O flape modifica bastante a inclinação da curva C.

  • C.

    O centro aerodinâmico do perfil está situado exatamente a 25% da corda a partir do bordo de ataque.

  • D.

    O ângulo de ataque para sustentação nula, sem flape, é da ordem de – 4 graus.

  • E.

    O ângulo de estol não é afetado pelo número de Reynolds.

Considerando a teoria clássica do aerofólio fino, assinale a alternativa correta.

  • A.

    É possível estimar o efeito da espessura.

  • B.

    É possível estimar o ângulo de estol.

  • C.

    O centro aerodinâmico nem sempre está situado sobre a corda.

  • D.

    A teoria permite determinar o arrasto de pressão.

  • E.

    O centro aerodinâmico e o centro de pressão coincidem se o arqueamento for nulo.

Um aerofólio está submetido a um escoamento cujas condições de referência são: pressão 105 N/m2, velocidade de 161 km/h e massa específica 1,23 kg/m3. Em um dado ponto do aerofólio, a pressão é de 99112 N/m2. A velocidade neste ponto vale, aproximadamente:

  • A.

    312 km/h.

  • B.

    259 km/h.

  • C.

    230 km/h.

  • D.

    211 km/h.

  • E.

    180 km/h.

  • A.

    (4)- bordo de fuga, (5)- corda, (6)- espessura

  • B.

    (1)- bordo de ataque, (3)- corda, (5)- linha média

  • C.

    (4)- bordo de fuga, (5)- corda, (6)- linha média

  • D.

    (2)- arqueamento, (4)- bordo de ataque, (5)- corda

  • E.

    (2)-espessura, (3)- linha média, (5)- corda

Considere um aerofólio a 12 graus de ângulo de ataque (cos 12 = 0,98 e sen 12 = 0,21). Os coeficientes de força normal e axial são 1,2 e 0,03 respectivamente. Os coeficientes de sustentação e de arrasto valem, respectivamente:

  • A.

    1,17 e 0,28.

  • B.

    1,17 e 0,23.

  • C.

    1,18 e 0,22.

  • D.

    1,18 e 0,23.

  • E.

    1,20 e 0,03.

A equação de Laplace é o modelo matemático utilizado para obter a força que age em um aerofólio considerando- -se o fluido perfeito incompressível e irrotacional. Certa, ou certas condições devem ser impostas para a solução do problema, a saber:

I. sobre o aerofólio a velocidade do escoamento deve ser tangente a ele;

II. no infinito a velocidade deve ser igual ao valor da velocidade do escoamento não perturbado;

III. deve ser imposto o valor da circulação sobre um circuito que envolve o aerofólio.

Está correto o contido em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, apenas.

O método dos painéis é uma técnica numérica desenvolvida em meados dos anos 1960 por Hess & Smith, largamente utilizada hoje em dia na indústria aeronáutica. Esta técnica é utilizada na solução da(s) equação(ões) de

  • A.

    Laplace e Euler.

  • B.

    Euler.

  • C.

    Navier-Stokes.

  • D.

    Euler e Navier-Stokes.

  • E.

    Laplace.

São conceitos empregados no método dos painéis:

  • A.

    coeficiente de pressão, coeficiente de influência, primeira igualdade de Green.

  • B.

    ponto de controle, matriz dos coeficientes de influência, segunda igualdade de Green.

  • C.

    painel, distribuição uniforme de fontes, terceira igualdade de Green.

  • D.

    distribuição de fontes, distribuição de dipolos, matriz tridiagonal.

  • E.

    ponto de controle, coeficiente de influência, coeficiente de viscosidade cinemática.

Considerando a teoria da linha sustentadora, conforme proposta por Prandtl, pode-se afirmar que:

  • A.

    a esteira turbilhonar a jusante da asa não é plana.

  • B.

    a asa cuja forma em planta é elíptica apresenta o menor arrasto induzido.

  • C.

    qualquer forma em planta, excetuando a forma elíptica, apresenta maior arrasto induzido.

  • D.

    o ângulo de ataque em cada seção da asa é igual à soma dos ângulos de ataque efetivo e induzido.

  • E.

    para asas com altos ângulos de enflechamento, a teoria também é aplicável.

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