Lista completa de Questões de Fisioterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São identificados como distúrbios cerebelares associados com lesões cerebelares, Exceto:
O planejamento da alta, em um caso de acidente vascular encefálico, inicia-se precocemente durante a reabilitação e envolve de forma íntima o paciente e familiares. Deve-se considerar a hipótese de alta quando os resultados e objetivos razoáveis do tratamento são atingidos. O fisioterapeuta pode supor, na reabilitação subaguda, que o teto funcional foi atingido quando não há sinais de progresso em duas avaliações sucessivas durante período de
A ventilação não-invasiva (VNI), independentemente do modo utilizado, tem se tornado um recurso bastante utilizado pelos fisioterapeutas, uma vez que traz diversos benefícios para o paciente, dentre os quais:
I Diminuição da sobrecarga dos músculos inspiratórios.
II Prevenção da compressão dinâmica das vias aéreas.
III Aumento do volume minuto.
IV Aumento do lactato sérico durante o exercício.
V Aumento do volume corrente.
Está(ão) correta(s):
Maurício, 25 anos, joga futebol todo final de semana. No último fim de semana apresentou uma distensão muscular nos isquiotibiais, um local comum de lesão tipo distensão muscular. O mecanismo mais comum desse tipo de lesão é carga
Criança de 2 anos com diagnóstico de pneumonia, encontra-se com tosse produtiva sem expectoração, frêmito brônquico presente, batimento de asa do nariz (BAN), tiragens intercostais e taquidispneia. Ausculta pulmonar evidenciando MV+ diminuído em AHTX com presença de estertores crepitantes e roncos disseminados. Sobre tal caso, avalie as alternativas:
I As tiragens estão relacionadas à obstrução brônquica, uma vez que a pressão negativa dessa área se encontra bastante elevada, provocando as retrações dos espaços intercostais.
II O BAN é um sinal primitivo para diminuir a resistência das vias aéreas.
III O frêmito brônquico, nesse indivíduo, corresponde à presença de secreção nas grandes vias aéreas, detectado pela vibração que é transmitida até a parede torácica quando se produz uma ressonância (33).
IV A idade cognitiva do paciente restringe a aplicação de algumas técnicas que fazem parte da avaliação e tratamento fisioterapêuticos.
V Os sinais de desconforto respiratório podem estar associados a obstrução das vias aéreas pela presença de secreção.
Estão corretas:
Alfredo, 27 anos, vítima de acidente automobilístico, evolui com quadro de paraplegia completa. Alfredo encontra-se em processo de reabilitação e apresenta nível neurológico L2. Os grupos musculares e a capacidade funcional de Alfredo que estão preservados são, respectivamente:
A bronquiectasia se refere à dilatação anormal e irreversível dos brônquios causada pelas alterações destrutivas e inflamatórias das paredes das vias aéreas. Sobre tal enfermidade, analise as proposições a seguir:
( ) Com a obliteração sustentada das vias aéreas laterais, em virtude dos surtos de infecção, a pressão inspiratória se redistribui, atuando principalmente sobre as paredes das pequenas vias brônquicas, não ocluídas, que se dilatam.
( ) A perpetuação do processo inflamatório, em parte mediado por citocinas, com liberação de produtos derivados especialmente de neutrófilos, somada à reparação e fibrose, leva as manifestações clínicas comuns a doença.
( ) As alterações presentes na parede do brônquio favorecem a destruição dos cílios do epitélio e a deficiência dos mecanismos de defesa, aumentando o risco de infecções.
( ) Em vigência do processo infeccioso, assim como da dilatação dos vasos do epitélio, é comum o aparecimento de hemoptises.
( ) A assistência fisioterapêutica é de fundamental importância, principalmente no que concerne a desobstrução brônquica.
A sequência correta é:
Paulo Henrique, 68 anos, após diagnóstico de Acidente Vascular Encefálico − AVE evoluiu com hemiparesia desproporcional à esquerda de predomínio crural, problemas com imitação e realização de tarefas com as duas mãos, apraxia e comprometimento sensorial, principalmente, no membro inferior. Esses sinais e sintomas são característicos de comprometimento da artéria
O pico de fluxo expiratório (PFE) é o fluxo máximo alcançado durante uma expiração realizada com força máxima e iniciando de um nível máximo de insuflação pulmonar, considerado como índice indireto do calibre das vias aéreas. Nesse contexto, avalie as afirmativas abaixo:
I O PFE é determinado pelo volume pulmonar, pelas propriedades elásticas do pulmão e pela força e coordenação da musculatura expiratória.
II Das situações patológicas que podem interferir no PFE, a mais comum é a desordem na estrutura ou função das vias aéreas intratorácicas, que promove diminuição da resistência ao fluxo aéreo.
III A pressão expiratória máxima reduzida contribui para redução do PFE.
IV A medida do PFE é de grande valor na identificação e na monitorização do progresso da limitação ao fluxo aéreo.
V Condições que limitam a expansão pulmonar ou que afetam a integridade do sistema neural podem diminuir o pico de fluxo expiratório.
Estão corretas:
A fibrose cística (FC) ou mucoviscidose é uma doença de caráter sistêmico, geneticamente recessiva, que tem evolução crônica e progressiva, atingindo de forma generalizada as glândulas exócrinas. Sobre tal enfermidade é INCORRETO afirmar:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...