Lista completa de Questões de Fisioterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das síndromes de apnéia do sono, julgue os itens a seguir.
Os critérios propostos para diagnóstico da síndrome de apnéia obstrutiva do sono requerem o mínimo de cinco episódios apnéicos por hora de sono e dessaturação de oxiemoglobina superior a 4%.
Acerca das síndromes de apnéia do sono, julgue os itens a seguir.
O índice de distúrbio respiratório (IDR) é obtido pela soma entre do número total de apnéias e o número de hipopnéias durante uma noite de sono.
Acerca das síndromes de apnéia do sono, julgue os itens a seguir.
A oclusão da via aérea superior ocorre quando a pressão intraluminal negativa produzida pela contração diafragmática supera a pressão dos músculos dilatadores orofaríngeos.
Acerca das síndromes de apnéia do sono, julgue os itens a seguir.
A pressão de sucção na via aérea é diretamente proporcional ao calibre das vias aéreas superiores.
Para uma paciente com 20 anos de idade, que apresenta um quadro doloroso decorrente de uma dismenorréia primária, o fisioterapeuta indica a aplicação de TENS, visando ao alívio da dor. Sobre a fisiologia dessa técnica fisioterápica, é correto afirmar que:
ela inibe o excesso da produção de Prostaglandina F2α, responsável pelas fortes contrações uterinas.
ela atua através do bloqueio dos estímulos nociceptivos no córtex cerebral (Teoria da Comporta da Dor).
ela corrige a isquemia que se instala no útero em virtude da insuficiente produção de angiotensina.
ela modula a dor em nível medular, liberando opióides endógenos e promovendo o bloqueio das fibras C.
o efeito placebo é o principal responsável pelo alívio da dor.
A febre reumática pode ser considerada como distúrbio cardíaco
quando o paciente refere dor em várias articulações.
Na ventilação pulmonar, o fluxo aéreo ocorre de acordo com uma variação de pressão entre o meio intrapulmonar e o meio ambiente. Qual das pressões NÃO compõe uma pressão intrapulmonar?
Um paciente com 18 anos de idade sofreu uma forte entorse no tornozelo direito durante uma partida de futebol. Foi atendido duas horas depois do trauma e, ao exame clínico, foi constatado edema difuso, hematoma localizado na face lateral interna do pé e um quadro doloroso que impedia a deambulação. O exame traumato-ortopédico descartou luxação da articulação do tornozelo e rompimento de ligamentos. A programação fisioterápica na fase aguda deve constar de:
aplicação de compressas quentes durante as primeiras 48 horas, com indicação de repouso absoluto.
aplicação de crioterapia durante 20 minutos em intervalos a serem limitados pelo quadro doloroso durante as primeiras 24 horas, bandagens com pressão suave e repouso absoluto do membro.
aplicação de crioterapia durante 20 minutos em intervalos de 2 em 2 horas durante as primeiras 24 horas, bandagens com pressão intensa e repouso absoluto nas primeiras 72 horas.
aplicação de banho-de-contraste durante as primeiras 48 horas, com indicação de cinesioterapia suave.
incentivo à deambulação precoce, para evitar a fibrose da articulação do tornozelo.
A respiração paradoxal é claramente representada pelas seguintes características:
Sabe-se que a cartilagem articular é um tecido avascular, esparsamente celular, cujas características bioquímicas refletem, principalmente, a composição da matriz extracelular e que sua degeneração de causa, principalmente, mecânica é hoje uma das maiores preocupações. Sobre a osteoartrose, marque a alternativa CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...