Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma enfermidade degenerativa que acomete os neurônios motores, causando perda funcional importante. O paciente com diagnóstico de ELA pode apresentar complicações respiratórias significativas, que, quando não tratadas, podem causar deterioração da qualidade de vida e levar a óbito. Com relação aos conceitos atuais da fisiologia respiratória e da terapia respiratória aplicados à situação de pacientes com tal diagnóstico, julgue os itens a seguir. Ainda que a ELA seja uma doença do sistema neurológico, a principal causa de morbidade de pacientes com essa doença é a insuficiência respiratória do tipo I.
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma enfermidade degenerativa que acomete os neurônios motores, causando perda funcional importante. O paciente com diagnóstico de ELA pode apresentar complicações respiratórias significativas, que, quando não tratadas, podem causar deterioração da qualidade de vida e levar a óbito. Com relação aos conceitos atuais da fisiologia respiratória e da terapia respiratória aplicados à situação de pacientes com tal diagnóstico, julgue os itens a seguir. A gasometria arterial é considerada o padrão ouro na análise de gases sanguíneos como o O2 e o CO2. Contudo, nessa população, a elevação dos níveis de HCO3 no sangue venoso pode indicar hipercapnia crônica.
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma enfermidade degenerativa que acomete os neurônios motores, causando perda funcional importante. O paciente com diagnóstico de ELA pode apresentar complicações respiratórias significativas, que, quando não tratadas, podem causar deterioração da qualidade de vida e levar a óbito. Com relação aos conceitos atuais da fisiologia respiratória e da terapia respiratória aplicados à situação de pacientes com tal diagnóstico, julgue os itens a seguir. Nos referidos pacientes, a hipoxemia é causada por alteração na relação ventilação-perfusão.
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma enfermidade degenerativa que acomete os neurônios motores, causando perda funcional importante. O paciente com diagnóstico de ELA pode apresentar complicações respiratórias significativas, que, quando não tratadas, podem causar deterioração da qualidade de vida e levar a óbito. Com relação aos conceitos atuais da fisiologia respiratória e da terapia respiratória aplicados à situação de pacientes com tal diagnóstico, julgue os itens a seguir. Nesses pacientes, o acometimento dos neurônios motores inferiores dos músculos respiratórios pela mencionada doença leva à deterioração da diferença alveoloarterial de oxigênio.
Hoje a obesidade é considerada uma pandemia mundial, tendo-se tornado a doença metabólica mais comum do mundo. Em relação ao impacto funcional da obesidade na fisiologia e na fisiopatologia cardiorrespiratória, julgue os itens subsequentes. Nesse sentido, considere que as siglas IMC e SHO, sempre que utilizadas, se referem, respectivamente, a índice de massa corporal e síndrome da hipoventilação relacionada à obesidade. A SHO ocorre somente nos pacientes com grau III de obesidade, em estágio avançado da doença e com IMC maior que 40 kg/m2.
Hoje a obesidade é considerada uma pandemia mundial, tendo-se tornado a doença metabólica mais comum do mundo. Em relação ao impacto funcional da obesidade na fisiologia e na fisiopatologia cardiorrespiratória, julgue os itens subsequentes. Nesse sentido, considere que as siglas IMC e SHO, sempre que utilizadas, se referem, respectivamente, a índice de massa corporal e síndrome da hipoventilação relacionada à obesidade. A SHO é definida quando os pacientes apresentam, além da obesidade, PaCO2 diurna maior que 50 mmHg e PaO2 menor que 70 mmHg, distúrbio respiratório do sono e ausência de outra causa que justifique a hipercapnia.
Hoje a obesidade é considerada uma pandemia mundial, tendo-se tornado a doença metabólica mais comum do mundo. Em relação ao impacto funcional da obesidade na fisiologia e na fisiopatologia cardiorrespiratória, julgue os itens subsequentes. Nesse sentido, considere que as siglas IMC e SHO, sempre que utilizadas, se referem, respectivamente, a índice de massa corporal e síndrome da hipoventilação relacionada à obesidade. obesidade é o principal fator de risco para a síndrome da apneia obstrutiva do sono.
Hoje a obesidade é considerada uma pandemia mundial, tendo-se tornado a doença metabólica mais comum do mundo. Em relação ao impacto funcional da obesidade na fisiologia e na fisiopatologia cardiorrespiratória, julgue os itens subsequentes. Nesse sentido, considere que as siglas IMC e SHO, sempre que utilizadas, se referem, respectivamente, a índice de massa corporal e síndrome da hipoventilação relacionada à obesidade. Nos graus I, II e III de obesidade, a capacidade vital forçada (CVF) e a capacidade residual funcional (CRF) são inversamente relacionadas com o IMC.
Hoje a obesidade é considerada uma pandemia mundial, tendo-se tornado a doença metabólica mais comum do mundo. Em relação ao impacto funcional da obesidade na fisiologia e na fisiopatologia cardiorrespiratória, julgue os itens subsequentes. Nesse sentido, considere que as siglas IMC e SHO, sempre que utilizadas, se referem, respectivamente, a índice de massa corporal e síndrome da hipoventilação relacionada à obesidade. Pacientes com obesidade em graus II e III apresentam aumento na carga resistiva do sistema respiratório em relação a indivíduos cujo IMC esteja dentro dos parâmetros de normalidade.
Um paciente com sessenta e cinco anos de idade, ex-fumante, com IMC = 45 kg/m2, foi submetido a cirurgia de amputação do membro inferior direito por meio da desarticulação do quadril devido a um melanoma. No período pré-operatório, foram obtidos os seguintes exames.
Durante a cirurgia, ocorreram complicações que culminaram com hemorragia importante, o que reduziu o conteúdo de hemoglobina plasmática para 7,5 g/dL, no pós-operatório.
Considerando esse caso clínico e conceitos de fisiologia respiratória, fisioterapia e fisiopatologia pulmonar, julgue os itens de 35 a 38.
Nesse caso, há grave obstrução do fluxo aéreo.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...