Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente do gênero masculino de 46 anos de idade, empresário e praticante de corrida (maratonista), foi encaminhado para tratamento fisioterapêutico após diagnóstico de bursite trocantérica à direita, confirmado pelo médico responsável por meio do exame clínico e de ressonância nuclear magnética. Esse paciente já havia sido atendido anteriormente por outro serviço de fisioterapia, no qual foram realizadas 10 sessões com condutas analgésicas e anti-inflamatórias com remissão do quadro álgico; porém, ao retornar à atividade de corrida, houve recidiva do sintoma de dor no quadril. Ao exame clínico fisioterapêutico, foi constatado Trendelemburg positivo à direita e, na história pregressa coletada durante anamnese, foi relatada cirurgia prévia de reconstrução do ligamento cruzado anterior com enxerto do terço central do tendão patelar do joelho ipsilateral, há 10 anos, e o paciente relatava joelho estável e sem sintomas de dor.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico de bursite trocantérica poderia ser duvidoso nesse paciente, pois, por ser maratonista e gerar sobrecarga de treino, poderia desenvolver uma dor muscular tardia em razão do acúmulo de metabólicos como o ácido lático.Determinada paciente de 25 anos de idade iniciou sintomas de dor anterolateral nos joelhos de maneira insidiosa, inchaços esporádicos e crepitação em movimentos de estender o joelho, subir e descer escadas, além de limitação funcional para agachar. Ela relata dor grau 5 pela escala análogo-visual de dor. Tem como atividade física o spinning (bicicleta), mas interrompeu a prática do exercício pela dor. Nega lesões ou cirurgias prévias nos membros inferiores. Ao exame físico, também foram constatados pés planos e tornozelos valgos.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
Esse é um exemplo clássico de tendinite patelar.Determinada paciente de 25 anos de idade iniciou sintomas de dor anterolateral nos joelhos de maneira insidiosa, inchaços esporádicos e crepitação em movimentos de estender o joelho, subir e descer escadas, além de limitação funcional para agachar. Ela relata dor grau 5 pela escala análogo-visual de dor. Tem como atividade física o spinning (bicicleta), mas interrompeu a prática do exercício pela dor. Nega lesões ou cirurgias prévias nos membros inferiores. Ao exame físico, também foram constatados pés planos e tornozelos valgos.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
No exame de imagem de ressonância nuclear magnética para diagnosticar essa lesão, espera-se encontrar uma inclinação e uma lateralização da patela em relação ao sulco troclear femoral, o que ocasiona um aumento da pressão na faceta lateral da patela e do côndilo femoral lateral, que justifica o local da dor descrito pela paciente.Determinada paciente de 25 anos de idade iniciou sintomas de dor anterolateral nos joelhos de maneira insidiosa, inchaços esporádicos e crepitação em movimentos de estender o joelho, subir e descer escadas, além de limitação funcional para agachar. Ela relata dor grau 5 pela escala análogo-visual de dor. Tem como atividade física o spinning (bicicleta), mas interrompeu a prática do exercício pela dor. Nega lesões ou cirurgias prévias nos membros inferiores. Ao exame físico, também foram constatados pés planos e tornozelos valgos.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
Na iminência desse quadro álgico e pela descrição da lesão, seria ideal intervir cirurgicamente de maneira precoce, a fim de evitar lesão cartilaginosa a longo prazo e estabilizar a articulação patelofemoral, visto que o tratamento conservador de fisioterapia não tem bons resultados.Determinada paciente de 25 anos de idade iniciou sintomas de dor anterolateral nos joelhos de maneira insidiosa, inchaços esporádicos e crepitação em movimentos de estender o joelho, subir e descer escadas, além de limitação funcional para agachar. Ela relata dor grau 5 pela escala análogo-visual de dor. Tem como atividade física o spinning (bicicleta), mas interrompeu a prática do exercício pela dor. Nega lesões ou cirurgias prévias nos membros inferiores. Ao exame físico, também foram constatados pés planos e tornozelos valgos.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
A abordagem fisioterapêutica, assim que houver a remissão do quadro agudo álgico, é fortalecer isoladamente o músculo vasto medial oblíquo, enfatizando angulação de 20º à extensão completa do joelho em cadeia cinética aberta, e angulação de 90º a 40º de flexão do joelho em cadeia cinética fechada.Determinada paciente de 25 anos de idade iniciou sintomas de dor anterolateral nos joelhos de maneira insidiosa, inchaços esporádicos e crepitação em movimentos de estender o joelho, subir e descer escadas, além de limitação funcional para agachar. Ela relata dor grau 5 pela escala análogo-visual de dor. Tem como atividade física o spinning (bicicleta), mas interrompeu a prática do exercício pela dor. Nega lesões ou cirurgias prévias nos membros inferiores. Ao exame físico, também foram constatados pés planos e tornozelos valgos.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
Questionários específicos, tais como o International Knee Documentation Committee (IKDC), Fulkerson e Kujala, são ferramentas importantes no acompanhamento de pacientes com disfunção patelofemoral.Determinada paciente de 25 anos de idade iniciou sintomas de dor anterolateral nos joelhos de maneira insidiosa, inchaços esporádicos e crepitação em movimentos de estender o joelho, subir e descer escadas, além de limitação funcional para agachar. Ela relata dor grau 5 pela escala análogo-visual de dor. Tem como atividade física o spinning (bicicleta), mas interrompeu a prática do exercício pela dor. Nega lesões ou cirurgias prévias nos membros inferiores. Ao exame físico, também foram constatados pés planos e tornozelos valgos.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
Uma das causas da disfunção patelofemoral é o aumento do valgismo dinâmico do joelho, causado pela rotação femoral medial e pela rotação lateral da tíbia, podendo estar associado também a um valgismo do tornozelo.Determinada paciente de 25 anos de idade iniciou sintomas de dor anterolateral nos joelhos de maneira insidiosa, inchaços esporádicos e crepitação em movimentos de estender o joelho, subir e descer escadas, além de limitação funcional para agachar. Ela relata dor grau 5 pela escala análogo-visual de dor. Tem como atividade física o spinning (bicicleta), mas interrompeu a prática do exercício pela dor. Nega lesões ou cirurgias prévias nos membros inferiores. Ao exame físico, também foram constatados pés planos e tornozelos valgos.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
Existe evidência científica que suporte o uso da técnica de bandagem funcional, também conhecido como McConnell taping, a fim de estabilizar mecanicamente a articulação patelofemoral.Determinada paciente de 25 anos de idade iniciou sintomas de dor anterolateral nos joelhos de maneira insidiosa, inchaços esporádicos e crepitação em movimentos de estender o joelho, subir e descer escadas, além de limitação funcional para agachar. Ela relata dor grau 5 pela escala análogo-visual de dor. Tem como atividade física o spinning (bicicleta), mas interrompeu a prática do exercício pela dor. Nega lesões ou cirurgias prévias nos membros inferiores. Ao exame físico, também foram constatados pés planos e tornozelos valgos.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
O uso da eletroestimulação no músculo vasto medial, durante a realização dos exercícios em cadeia cinética aberta e fechada, deve ser enfatizado utilizando protocolos em que a frequência de estimulação seja alta (acima de 150 Hz) e com largura de pulso baixa (30 microssegundos), além de dar preferência às correntes russa e interferencial.Determinada paciente de 25 anos de idade iniciou sintomas de dor anterolateral nos joelhos de maneira insidiosa, inchaços esporádicos e crepitação em movimentos de estender o joelho, subir e descer escadas, além de limitação funcional para agachar. Ela relata dor grau 5 pela escala análogo-visual de dor. Tem como atividade física o spinning (bicicleta), mas interrompeu a prática do exercício pela dor. Nega lesões ou cirurgias prévias nos membros inferiores. Ao exame físico, também foram constatados pés planos e tornozelos valgos.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
Cinesiologicamente, é mais vantajosa a realização de exercícios de fortalecimento em equipamentos de musculação em comparação aos exercícios funcionais, pois a sobrecarga muscular é maior nesses equipamentos, podendo-se trabalhar com grandes cargas de pesos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...