Lista completa de Questões sobre Fisioterapia Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando os procedimentos clínicos para a avaliação da motricidade, temos que:
o tono muscular é avaliado através da inspeção, palpação, percussão, movimentação ativa e balanço passivo das articulações.
a presença de movimentos involuntários é pesquisada através da mobilização passiva dos diferentes segmentos corporais do paciente.
a base anatômica da motricidade reflexa é o arco reflexo e este deve ser pesquisado após o período de maturação neuromotora da criança.
os reflexos podem ser classificados em exteroceptivos ou profundos, proprioceptivos e visceroceptivos.
a motricidade voluntária pode ser pesquisada através de manobras específicas como por exemplo: manobra dos braços estendidos, manobra de Mingazzini e manobra de Barre.
A sensibilidade é pesquisada durante a avaliação fisioterapêutica através de testes específicos, sendo que:
pode ser realizado de maneira eficiente independente do estado de consciência e cooperação do paciente.
a discriminação tátil é a capacidade de localizar um estímulo cutâneo e a de reconhecer se o estímulo aplicado é único ou duplo.
a noção da posição segmentar preservada em um paciente evidencia que as vias envolvidas no controle da sensibilidade superficial estão íntegras.
a parestesia pode ser referida como um formigamento pelo paciente e não deve ser pesquisada especificamente.
dor, parestesia, anestesia e agnosia são sinais determinantes da presença de alteração das vias motoras.
Na lesão congênita da medula espinal:
não se deve indicar o uso de órteses, uma vez que a diminuição da sensibilidade predispõe a importante alteração vascular.
ocorre espasticidade, hiperestesia e diminuição da motricidade voluntária abaixo do nível da lesão.
o prognóstico de vida é baixo, dadas as importantes complicações clínicas observadas nestes pacientes.
pode estar associada à hidrocefalia como conseqüência da circulação deficitária do líquor.
quanto maior o tempo após a lesão maiores as chances de recuperação da funcionalidade.
Assinale a opção INCORRETA. Em relação à Quiropraxia e a Osteopatia, o COFFITO considera:
que os atos profissionais, cinesiológicos e manipulativos, diagnósticos e terapêuticos, são próprios e exclusivos do Fisioterapeuta.
que o Fisioterapeuta intervem nos distúrbios funcionais de órgãos e sistemas, cuidando de seus aspectos biomecânicos, cinéticos e sinérgicos, com fins de superar as manifestações clínicas decorrentes, resgatando a saúde funcional do indivíduo.
que as práticas da Quiropraxia e da Osteopatia estão fundadas em ações manipulativas e de ajustamento osteomioarticular, diagnósticos e terapêuticos.
que no país já existem Fisioterapeutas com formação específica em Quiropraxia e Osteopatia interferindo, através destes conhecimentos, no meio social, sem controle ético institucional específico.
que o Fisioterapeuta com formação em Quiropraxia ou Osteopatia, oriundo de curso com carga horária inferior ao determinado na resolução pertinente, deverá reiniciar sua formação acadêmica em curso reconhecido pelo COFFITO, para que possa alcançar a condição de especialista.
Em relação à Quiropraxia e Osteopatia como especialidades do Fisioterapeuta, todas as afirmações são corretas, EXCETO:
Os certificados de conclusão de cursos de Quiropraxia e/ou Osteopatia somente serão aceitos, se oriundos de instituição de reconhecida idoneidade de ensino das linhas de conhecimento referenciadas, sendo um terço das atividades práticas.
Os certificados de conclusão de cursos de Quiropraxia e/ou Osteopatia somente serão aceitos, se oriundos de instituição de reconhecida idoneidade de ensino das linhas de conhecimento referenciadas, sendo com duração mínima de dois anos.
O membro do corpo docente de curso reconhecido pelo COFFITO deverá ter registro profissional nesta instituição, quando Fisioterapeuta
O profissional amparado pela Resolução deverá ter anotada na sua carteira de identidade profissional (tipo livro) a condição de especialista.
Somente após efetuado o registro de seu título de qualificação em Quiropraxia e/ou em Osteopatia no CREFITO, poderá o Fisioterapeuta se anunciar como especialista na área de conhecimento pelos meios eticamente permitidos.
Quanto à Acupuntura, assinale a opção INCORRETA:
O CREFITO poderá, segundo normas baixadas pelo COFFITO, solicitar que o Fisioterapeuta demonstre, periodicamente, a atualidade científica dos conhecimentos obtidos na área de Acupuntura.
As instituições promotoras de cursos de Acupuntura dirigidos a profissionais Fisioterapeutas, com fins de garantir a validade dos títulos concedidos junto ao sistema COFFITO/ CREFITOs, deverão submeter seus projetos pedagógicos, dentro das novas exigências, à prévia análise e aprovação do COFFITO.
O certificado de conclusão de curso de Acupuntura somente será aceito e registrado no COFFITO se o curso for constiuído de 1/3 (um terço) de atividades teóricas.
O certificado de conclusão de curso de Acupuntura somente será aceito e registrado no COFFITO se tiver a duração mínima de dois anos.
Depois de concluído o curso de Acupuntura, poderá o Fisioterapeuta anunciar, pelos meios eticamente permitidos, o conhecimento da prática acupunturista.
Assinale a opção INCORRETA:
Os certificados de conclusão de cursos de Quiropraxia e/ou Osteopatia somente serão aceitos, se comprovarem uma carga mínima de 1500 h (um mil e quinhentas horas).
O certificado de conclusão de curso de Acupuntura será aceito se comprovar carga mínima de 1200 h (um mil e duzentas horas).
O título de especialista em Fisioterapia Neuro- Funcional foi outorgado considerando os termos da Resolução 186, de 9 de dezembro de 1998.
A comprovação do efetivo exercício profissional no campo da Fisioterapia Neuro-Funcional foi através de documentos que comprovassem uma continuidade de estudos e ações profissionais nesta tipicidade assistencial, trabalhos científicos publicados e participação em eventos científicos e culturais da espécie.
Para obter o título de especialista em Fisioterapia Neuro-Funcional, houve necessidade da comprovação do exercício profissional por período não inferior a 3 (três) anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...