Questões sobre Fisioterapia Neonatal e Pediátrica

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Sobre o tema fisioterapia aplicada às disfunções pediátricas, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
( )O exame físico-pediátrico deve conter a inspeção, que avalia as reações da criança ao entrar na sala, a interação com a família, se a criança utiliza órteses ou equipamentos auxiliares e se apresenta mobilidade espontânea. ( )Durante o exame físico-pediátrico não devem ser avaliadas a amplitude de movimento (ADM) nem os padrões motores e posturais (nas posturas prono, supino, puxado para sentar, sentado e de pé). ( )O PEDI, ou Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade, é um teste padronizado destinado à avaliação do desempenho funcional de bebês e crianças com disfunções neuromotoras que se encontrem em uma faixa etária de 6 meses a 7 anos e meio.
A sequência CORRETA é:

    A) V, F, F.

    B) F, V, F.

    C) V, V, F.

    D) V, F, V.

O desenvolvimento infantil pode ser definido como um processo multidimensional e integral, que se inicia com a concepção e que engloba o crescimento físico, a maturação neurológica, o desenvolvimento comportamental, sensorial, cognitivo e de linguagem, assim como as relações socioafetivas. Sobre o desenvolvimento neuro-psicomotor, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

    A) O programa de estimulação do desenvolvimento da criança deve ter seu início no período que engloba desde a concepção até os 6 anos de idade, período esse em que o cérebro se desenvolve mais rapidamente.

    B) Aos 4 meses de idade, o bebê é capaz de se estender totalmente tirando as pernas e os braços do plano de exame e apoiar-se apenas no abdômen.

    C) Durante a avaliação da motricidade espontânea, é importante que o bebê esteja tranquilo com a movimentação ativa diminuída, sendo o período logo após as mamadas o melhor momento para essa avaliação.

    D) A avaliação da motricidade provocada é realizada quando se sustenta, com uma das mãos, a nuca da criança semissentada, deixando o corpo livre à movimentação.

    E) Crianças com hipertonia, que sentam em até 48 meses, demonstram bom prognóstico motor para aquisição da marcha.

Assinale a alternativa correta quanto à postura do neonato.

    A) Quando em prono, predomina a postura extensora com a pelve elevada e a cabeça em rotação

    B) Quando sentado, a postura é mantida por um breve período, com a coluna estendida, a pelve verticalizada e a cabeça para frente.

    C) Com a suspensão ventral, há ativação dos músculos extensores o suficiente para vencer a gravidade.

    D) Quando de pé, há apoio plantar com extensão de joelhos e manutenção da postura ereta por alguns segundos; porém, com posterior retorno à flexão.

Assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos, considerando as orientações para o tratamento fisioterápico da Osteogênese Imperfeita em pacientes de 6 a 9 meses e de 9 meses a 1 ano.
( ) O paciente de 6 a 9 meses deve permanecer por tempo prolongado na postura prima e iniciar o rolar, que deve ser facilitado por meio da retirada completa do peso do segmento cefálico na transferência de peso sobre o ombro homolateral. ( ) A família deve estimular a postura sentada com apoio de almofada em U por longos períodos a fim de que o paciente de 6 a 9 meses adquira o controle no plano frontal e fortaleça o controle no plano sagital. ( ) Deve-se estimular o paciente de 9 meses a 1 ano ao dotar a postura sentada em anel no chão para brincar, bem como utilizar cadeiras que possibilitem o apoio dos pés no chão, com encosto, e apoio lateral e mesinha à frente para atividades. ( ) Após adquirir a transferência da postura sentada para prono, o paciente de 9 meses a 1 ano estará apto a realizar o engatinhar, marco motor menos alcançado na Osteogênese Imperfeita, que necessita do fortalecimento dos MMSS associado ao adequado posicionamento do fêmur no acetábulo, bem como do fortalecimento da musculatura pélvica e abdominal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – F – V – F.

    B) F – V – V – F.

    C) V – F – F – V.

    D) F – V – F – V.

    E) V – F – F – F.

Assinale a alternativa correta quanto à motricidade de bebês no quarto trimestre.

    A) A criança aumenta a dissociação dos movimentos entre os membros contralaterais e entre os membros inferiores e o tronco, mas ainda muda de postura com dificuldade.

    B) A criança é capaz de deslocar o membro inferior anteriormente na marcha com apoio até alcançar a marcha sem apoio, não necessitando mais manter a base alargada e os membros superiores em abdução e flexão.

    C) No décimo mês, a criança fica de pé sem apoio dos membros superiores, passando por ajoelhada e semiajoelhada, transferindo o peso para a perna da frente e ficando agachada para levantar com a extensão simétrica dos membros inferiores.

    D) Ao ficar em pé a partir do chão, a criança apoia as mãos e os pés com os cotovelos em extensão e eleva o tronco com as mãos pra cima.

    E) A preensão em pinça agora acontece entre as polpas do polegar e do dedo indicador, permitindo a precisão para pegar pequenos objetos pelos quais a criança tem grande interesse.

Analise as afirmativas a seguir: I. Entre os problemas de saúde que necessitam dos cuidados de um fisioterapeuta pediátrico, pode-se incluir: atrofia muscular, espinha bífida, desvios posturais (escoliose, lordose etc.), otite, problemas respiratórios (bronquite, asma etc.), paralisia cerebral, síndrome de Down e traumatismo cranioencefálico. II. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é alimentado pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos constantes da lista nacional de doenças de notificação compulsória. A entrada de dados ocorre, principalmente, pela utilização da Ficha Individual de Notificação, preenchida para cada paciente, quando da suspeita de problema de saúde de notificação compulsória ou de interesse nacional, estadual ou municipal, e encaminhada pelas unidades assistenciais aos serviços responsáveis pela informação e/ou vigilância epidemiológica. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

As práticas fisioterapêuticas na atenção primária à saúde infantil (APSI)


Por SÁ, Miriam R. C. et. al. (adaptado).


Os relatos de experiências da atuação fisioterapêutica na atenção primária à saúde (APS) pediátrica são ainda incipientes e poucos estudos atuais discutiram essa prática.


Os estudos de Portes et al. e David et al. relatam trabalhos em grupo com foco na saúde da criança e do adolescente que envolveram estimulação em crianças com quadros neurológicos e tratamento respiratório. Esses estudos apontam também a organização de grupos com mães de crianças com esses acometimentos, com abordagem simultânea entre os atendimentos individuais às crianças asmáticas e orientações para as mães. Porém, não foram mencionados trabalhos envolvendo crianças com os outros acometimentos mais comuns nesse ciclo de vida, o que sugere uma possível ausência do levantamento das reais necessidades apresentadas por essas crianças e de uma dificuldade de traduzir ações práticas diferentes das assimiladas no modelo biomédico.


Foi enfatizado, ainda, que, apesar da importância da atuação direcionada a indivíduos com alguma patologia já instalada, observou-se inexpressiva referência a atividades com foco na promoção da saúde. Desse modo, o modelo assistencial tradicional aparece através do uso das doenças como critério de inclusão e até mesmo como norteador da identificação de grupos.


Já os estudos de Hendricks et al., em 1996 e em 2003, destacam o resultado da presença do fisioterapeuta na APS, produzindo maior eficiência na indicação de encaminhamentos para essa especialidade (nível de recomendação A) e contribuindo para aumentar o conhecimento dos demais profissionais de saúde que compõem a equipe de assistência em relação à expertise do fisioterapeuta, às possibilidades e ao potencial da atuação fisioterapêutica (nível de recomendação B). A implementação de um processo bem construído de consulta do fisioterapeuta em conjunto com o médico na APS poderia melhorar o resultado de cuidados em saúde, inclusive com implicações diretas sobre os custos relativos à saúde (nível de recomendação B).


(SÁ, Miriam Ribeiro Calheiros de. et. al. Assistência fisioterapêutica na atenção primária à saúde infantil: uma revisão das experiências. Rev. panam. salud pública, Washington, v. 36, n. 5, p. 324–330, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3lKRJOx)

Leia o texto 'As práticas fisioterapêuticas na atenção primária à saúde infantil (APSI)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto apresenta ao leitor a ideia de que o modelo assistencial tradicional usa as doenças como critério de inclusão e até mesmo como norteador da identificação de grupos. Dessa forma, afirma o texto, o tratamento em fisioterapia é sempre beneficiado, pois as medidas medicamentosas são prevalentes em relação às ações preventivas.

II. O texto leva o leitor a inferir que os estudos de Portes et al. e David et al. relatam trabalhos em grupo com foco na saúde da criança e do adolescente que envolveram estimulação em crianças com quadros neurológicos e tratamento respiratório.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

As práticas fisioterapêuticas na atenção primária à saúde infantil (APSI)


Por SÁ, Miriam R. C. et. al. (adaptado).


Os relatos de experiências da atuação fisioterapêutica na atenção primária à saúde (APS) pediátrica são ainda incipientes e poucos estudos atuais discutiram essa prática.


Os estudos de Portes et al. e David et al. relatam trabalhos em grupo com foco na saúde da criança e do adolescente que envolveram estimulação em crianças com quadros neurológicos e tratamento respiratório. Esses estudos apontam também a organização de grupos com mães de crianças com esses acometimentos, com abordagem simultânea entre os atendimentos individuais às crianças asmáticas e orientações para as mães. Porém, não foram mencionados trabalhos envolvendo crianças com os outros acometimentos mais comuns nesse ciclo de vida, o que sugere uma possível ausência do levantamento das reais necessidades apresentadas por essas crianças e de uma dificuldade de traduzir ações práticas diferentes das assimiladas no modelo biomédico.


Foi enfatizado, ainda, que, apesar da importância da atuação direcionada a indivíduos com alguma patologia já instalada, observou-se inexpressiva referência a atividades com foco na promoção da saúde. Desse modo, o modelo assistencial tradicional aparece através do uso das doenças como critério de inclusão e até mesmo como norteador da identificação de grupos.


Já os estudos de Hendricks et al., em 1996 e em 2003, destacam o resultado da presença do fisioterapeuta na APS, produzindo maior eficiência na indicação de encaminhamentos para essa especialidade (nível de recomendação A) e contribuindo para aumentar o conhecimento dos demais profissionais de saúde que compõem a equipe de assistência em relação à expertise do fisioterapeuta, às possibilidades e ao potencial da atuação fisioterapêutica (nível de recomendação B). A implementação de um processo bem construído de consulta do fisioterapeuta em conjunto com o médico na APS poderia melhorar o resultado de cuidados em saúde, inclusive com implicações diretas sobre os custos relativos à saúde (nível de recomendação B).


(SÁ, Miriam Ribeiro Calheiros de. et. al. Assistência fisioterapêutica na atenção primária à saúde infantil: uma revisão das experiências. Rev. panam. salud pública, Washington, v. 36, n. 5, p. 324–330, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3lKRJOx)

Leia o texto 'As práticas fisioterapêuticas na atenção primária à saúde infantil (APSI)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto leva o leitor a concluir que, apesar da importância da atuação direcionada a indivíduos com alguma patologia já instalada, o tratamento em fisioterapia costuma ampliar a região de dano em pacientes vítimas de acidentes com fraturas expostas.

II. O texto procura destacar que a implementação de um processo bem construído de consulta do fisioterapeuta em conjunto com o médico na APS poderia melhorar o resultado de cuidados em saúde.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

As práticas fisioterapêuticas na atenção primária à saúde infantil (APSI)


Por SÁ, Miriam R. C. et. al. (adaptado).


Os relatos de experiências da atuação fisioterapêutica na atenção primária à saúde (APS) pediátrica são ainda incipientes e poucos estudos atuais discutiram essa prática.


Os estudos de Portes et al. e David et al. relatam trabalhos em grupo com foco na saúde da criança e do adolescente que envolveram estimulação em crianças com quadros neurológicos e tratamento respiratório. Esses estudos apontam também a organização de grupos com mães de crianças com esses acometimentos, com abordagem simultânea entre os atendimentos individuais às crianças asmáticas e orientações para as mães. Porém, não foram mencionados trabalhos envolvendo crianças com os outros acometimentos mais comuns nesse ciclo de vida, o que sugere uma possível ausência do levantamento das reais necessidades apresentadas por essas crianças e de uma dificuldade de traduzir ações práticas diferentes das assimiladas no modelo biomédico.


Foi enfatizado, ainda, que, apesar da importância da atuação direcionada a indivíduos com alguma patologia já instalada, observou-se inexpressiva referência a atividades com foco na promoção da saúde. Desse modo, o modelo assistencial tradicional aparece através do uso das doenças como critério de inclusão e até mesmo como norteador da identificação de grupos.


Já os estudos de Hendricks et al., em 1996 e em 2003, destacam o resultado da presença do fisioterapeuta na APS, produzindo maior eficiência na indicação de encaminhamentos para essa especialidade (nível de recomendação A) e contribuindo para aumentar o conhecimento dos demais profissionais de saúde que compõem a equipe de assistência em relação à expertise do fisioterapeuta, às possibilidades e ao potencial da atuação fisioterapêutica (nível de recomendação B). A implementação de um processo bem construído de consulta do fisioterapeuta em conjunto com o médico na APS poderia melhorar o resultado de cuidados em saúde, inclusive com implicações diretas sobre os custos relativos à saúde (nível de recomendação B).


(SÁ, Miriam Ribeiro Calheiros de. et. al. Assistência fisioterapêutica na atenção primária à saúde infantil: uma revisão das experiências. Rev. panam. salud pública, Washington, v. 36, n. 5, p. 324–330, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3lKRJOx)

Leia o texto 'As práticas fisioterapêuticas na atenção primária à saúde infantil (APSI)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto sugere que os estudos de Hendricks e colaboradores indicam que a presença do fisioterapeuta na APS produz maior eficiência na indicação de encaminhamentos para essa especialidade (nível de recomendação A).

II. A análise dos estudos de Portes et al. e David et al. sugere uma possível ausência do levantamento das reais necessidades apresentadas pelas crianças e de uma dificuldade de traduzir ações práticas diferentes das assimiladas no modelo biomédico, conforme sugere o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

As práticas fisioterapêuticas na atenção primária à saúde infantil (APSI)


Por SÁ, Miriam R. C. et. al. (adaptado).


Os relatos de experiências da atuação fisioterapêutica na atenção primária à saúde (APS) pediátrica são ainda incipientes e poucos estudos atuais discutiram essa prática.


Os estudos de Portes et al. e David et al. relatam trabalhos em grupo com foco na saúde da criança e do adolescente que envolveram estimulação em crianças com quadros neurológicos e tratamento respiratório. Esses estudos apontam também a organização de grupos com mães de crianças com esses acometimentos, com abordagem simultânea entre os atendimentos individuais às crianças asmáticas e orientações para as mães. Porém, não foram mencionados trabalhos envolvendo crianças com os outros acometimentos mais comuns nesse ciclo de vida, o que sugere uma possível ausência do levantamento das reais necessidades apresentadas por essas crianças e de uma dificuldade de traduzir ações práticas diferentes das assimiladas no modelo biomédico.


Foi enfatizado, ainda, que, apesar da importância da atuação direcionada a indivíduos com alguma patologia já instalada, observou-se inexpressiva referência a atividades com foco na promoção da saúde. Desse modo, o modelo assistencial tradicional aparece através do uso das doenças como critério de inclusão e até mesmo como norteador da identificação de grupos.


Já os estudos de Hendricks et al., em 1996 e em 2003, destacam o resultado da presença do fisioterapeuta na APS, produzindo maior eficiência na indicação de encaminhamentos para essa especialidade (nível de recomendação A) e contribuindo para aumentar o conhecimento dos demais profissionais de saúde que compõem a equipe de assistência em relação à expertise do fisioterapeuta, às possibilidades e ao potencial da atuação fisioterapêutica (nível de recomendação B). A implementação de um processo bem construído de consulta do fisioterapeuta em conjunto com o médico na APS poderia melhorar o resultado de cuidados em saúde, inclusive com implicações diretas sobre os custos relativos à saúde (nível de recomendação B).


(SÁ, Miriam Ribeiro Calheiros de. et. al. Assistência fisioterapêutica na atenção primária à saúde infantil: uma revisão das experiências. Rev. panam. salud pública, Washington, v. 36, n. 5, p. 324–330, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3lKRJOx)

Leia o texto 'As práticas fisioterapêuticas na atenção primária à saúde infantil (APSI)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Uma das ideias presentes no texto é a de que os relatos de experiências da atuação fisioterapêutica na APS pediátrica são bastante ricos e completos, pois muitos estudos já foram realizados com sucessos nos dois últimos anos, indicando que o tratamento fisioterápico é prevalente em relação a outras técnicas medicinais nos serviços de saúde.

II. O texto leva o leitor a entender que os estudos de Portes et al. e David et al. apontam para uma abordagem simultânea entre os atendimentos individuais às crianças asmáticas e as orientações para as suas mães.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

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