Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da avaliação sensorial quanto à percepção de dor e temperatura, analise as afirmativas a seguir:
1. A temperatura ideal para testar a percepção quanto à temperatura ao frio é entre 5 e 10°C, e ao calor, entre 40 e 45°C.
2. As sensações de dor devem ser testadas em pontos na superfície da pele através de estímulos muito próximos um do outro.
3. Os corpúsculos de Krause possuem a função de exacerbar os estímulos dolorosos, colaborando nos testes sensoriais.
4. A via ascendente promove a mediação da dor e da temperatura por meio da via espinotalâmica anterolateral.
5. O aumento gradual da pressão do objeto pontiagudo durante o teste de percepção dolorosa é contraindicado, sendo que o objeto deverá ser agudo suficiente para realizar a deflexão da pele sem perfurá-la.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Relacione as colunas 1 e 2 abaixo, conforme a terminologia para as características clínicas da disfunção cerebelar.
Coluna 1 Terminologia
1. Assinergia
2. Tremor
3. Dismetria
4. Hipotonia
5. Disdiadococinesia
Coluna 2 Características
( ) Redução no tônus muscular. Nota-se diminuição na resistência ao movimento passivo.
( ) Distúrbio na habilidade de julgar a distância ou amplitude de um movimento.
( ) Comprometimento da habilidade de realizar movimentos alternantes rápidos.
( ) Movimento oscilatório involuntário que resulta de contrações alternadas de grupos musculares opositores.
( ) Perda da habilidade de associar os músculos para movimentos complexos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Quanto à eletromiografia e os testes de velocidade de condução nervosa, analise as afirmativas a seguir:
1. Na amplificação do sinal eletromiográfico a largura da banda de frequência delimita os componentes de frequência mais altos e mais baixos que serão processados.
2. O conteúdo de frequência de um sinal eletromiográfico é proporcional à distância de separação intereletrodos.
3. As fasciculações são potencias de ação da unidade motora espontâneos, vistos com a irritação ou degeneração das células do corno posterior, compressão de raízes nervosas e espasmos musculares.
4. Os potencias de ação da unidade motora de fibrilação são classicamente indicativos de distúrbios dos neurônios motores inferiores.
5. Os potencias de unidade motora, quando avaliados quanto à duração, exibem a função de sincronia com a qual as fibras musculares individuais disparam.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Quanto às diretrizes do fortalecimento dos músculos antagonistas aos músculos espásticos, necessário para manter a inibição do tônus e promover a reeducação do movimento nas situações de disfunções neurológicas com alterações de tônus muscular, analise as afirmativas a seguir:
1. Os movimentos devem ser lentos e bem controlados, devendo enfatizar o aumento do controle sobre a amplitude e a direção recém-adquirida.
2. Assim que o movimento ativo no padrão antagonista for possível, será possível tentar ações recíprocas.
3. As contrações do agonista são iniciadas em pequenas amplitudes, com ênfase na reversão do movimento e na volta ao padrão antagonista.
4. Os movimentos assistidos devem sempre acompanhar o treinamento, buscando evitar a hipertonicidade.
5. As contrações do antagonista são iniciadas sempre rápidas e com ritmo controlado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Conforme as partes do corpo de um paciente que o fisioterapeuta escolhe como sendo ideal para o controle do tônus muscular e do movimento corporal, chamados de pontos-chave de controle, analise as afirmativas a seguir:
1. No ponto-chave de controle cabeça e pescoço, a flexão da cabeça e do tronco diminui a retração do membro superior e a extensão do tronco superior.
2. No ponto-chave de controle cabeça e tronco, a flexão da cabeça e do tronco diminui a retração do ombro e a extensão do tronco e do membro.
3. No ponto-chave de controle úmero, a rotação do úmero e a flexão deste a 45º diminui o tônus de flexão da extremidade superior.
4. No ponto-chave de controle polegar, a abdução e a extensão do polegar juntamente à supinação do antebraço diminui o tônus de flexão do punho e dos dedos.
5. No ponto-chave de controle quadril, a rotação externa e a abdução do fêmur diminui o tônus de extensão do adutor da extremidade inferior.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre os reflexos neurológicos primitivos e as reações presentes nos pacientes acometidos pelo Acidente Vascular Encefálico (AVE), analise as afirmativas a seguir:
1. Os reflexos neurológicos primitivos sofrem alteração e variam de acordo com o estágio do AVE.
2. Quando ocorre o aumento do tônus extensor durante o posicionamento dorsal, e do tônus flexor durante o posicionamento ventral, está presente o reflexo tônico labiríntico
3. Os reflexos miotáticos de estiramento são hiperativos e os pacientes normalmente apresentam clônus, reflexos de canivete e Babinski negativo, nos estágios intermediários de recupração.
4. No início o AVE provoca a hiper-reflexia, quando a espasticidade e os sinergismos são fortes.
5. A pressão na sola do pé hemiplégico pode causar uma forte resposta de cocontração por parte dos extensores e flexores do membro inferior, resultando em um membro rigidamente estendido e fixo característico da reação de suporte positiva.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas a seguir referentes às doenças vasculares periféricas:
1. O tratamento conservador da insuficiência venosa crônica deve se concentrar primeiramente na prevenção ou cura das ulcerações e no programa de exercícios e caminhadas.
2. No tratamento do linfedema a presença de tecido cicatricial, fibrose cicatricial, fibrose radiogênica ou úlcera cutânea não constitui impedimento para a drenagem linfática.
3. De acordo com o sistema de classificação clínica de Kinmonth, o linfedema secundário é causado por um processo mórbido conhecido.
4. Durante a avaliação deve-se verificar a presença ou ausência de pulsos, sendo que a palpação deve concentrar-se nas artérias mais distais como a braquial e a radial, femorais, dorsal do pé e tibial posterior.
5. A insuficiência venosa crônica, em grande parte, limita-se aos membros inferiores e geralmente é unilateral.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas referentes ao tratamento fisioterapêutico após a amputação do membro inferior:
1. O curativo pós-cirúrgico, a intensidade da dor pós-operatória, e a cicatrização da incisão não devem ser fatores determinantes para o início dos exercícios resistidos no membro amputado.
2. O sistema de enfaixamento do coto em oito, em uso há mais de 40 anos, deve se manter liso e sem rugas, enfatizando voltas angulares, propiciando pressão distal e incentivando a extensão da articulação proximal.
3. Uma das vantagens do uso da prótese temporária é que ela pressiona e faz a contenção do membro residual de forma mais eficiente do que a faixa elástica.
4. Nas amputações transfemorais, contraturas graves em flexão do quadril, fraqueza ou paralisia da musculatura dessa região e pouco equilíbrio ou coordenação podem dificultar a deambulação bem sucedida.
5. Durante os movimentos na cama e as transferências precoces, deve-se ter o cuidado de proteger o membro residual e o paciente deve ser orientado a empurrar e deslizar o membro contra a cama ou a cadeira.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Considerando as queimaduras e as características da lesão, analise as afirmativas a seguir:
1. Em uma lesão superficial de espessura parcial, não há mudança da coloração da pele na cicatrização visto que os melanócitos encontram-se completamente preservados.
2. Em uma lesão superficial de espessura parcial, depois de as olhas terem sido removidas a superfície da ferida terá uma aparência úmida.
3. Em uma lesão profunda de espessura parcial, o preenchimento capilar será lento após a aplicação de pressão sobre a ferida.
4. A lesão de espessura completa possui como característica uma área esbranquiçada e maleável e cicatrizará entre três e cinco semanas.
5. Em uma lesão profunda de espessura parcial, a superfície geralmente é úmida devido às bolhas rompidas e à alteração da rede vascular da derme, que deixa vazar líquido do plasma.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa correta em conformidade com os conceitos da facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...