Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente adulto em UTI apresenta intensa taquipneia e hipoxemia, frequência respiratória 30, recebendo O2 a 50% via máscara. Ao nível do mar sua PaO2 é de 50 mmHg, PaCo2 é de 30 mmHg, pH é de 7,51 e HCO- 3 é 23mEq/L.
O paciente apresenta ansiedade porém está alerta e é capaz de cooperar.
Considerando o caso descrito, assinale a alternativa correta.
A respeito da influência dos valores no processo de reabilitação, analise as afirmativas a seguir:
1. Valores podem ser definidos como uma força interna que fornece as normas pelas quais são feitos os padrões de escolha.
2. A medida dos valores pode ser caracterizada como um construto de esquema moral de cada indivíduo.
3. A assistência reativa, caracterizada pela tomada de decisão e solução de problemas imediatos, é parte inevitável no processo de reabilitação onde existem valores evidentes.
4. Os esquemas de construção moral e valores são fatores fundamentais e exclusivos no momento de uma decisão proativa sem características idiossincráticas.
5. As decisões clínicas mais coerentes são tomadas baseadas em evidências científicas e reflexão de valores por trás das alternativas de escolha.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com Schmitz (2004) a respeito da influência cultural e da etnia em um paciente incluso em um programa de fisioterapia, analise as afirmativas a seguir:
1. A influência cultural e étnica poderá causar apenas impacto sutil durante a medida dos sinais vitais em um procedimento de fisioterapia.
2. Para uma melhor interação as inferências culturais e diferenças individuais nas crenças e atitudes para com a assistência à saúde devem ser respeitadas.
3. A cultura e etnia podem exercer apenas impacto indireto nas crenças e atitudes sustentadas em relação à saúde.
4. O desenvolvimento da confiança e do bom relacionamento com o paciente deve ser enfocado buscando a adesão ótima ao programa de fisioterapia. 5
. As preferências étnicas e culturais relativas a roupas, modos e aparência física não devem ser interpretadas como distúrbios comportamentais ou psicológicos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre as alterações no tônus muscular decorrentes do Acidente Vascular Encefálico (AVE), analise as afirmativas a seguir:
1. A hipotonicidade ocorre logo após o AVE, se deve ao choque cerebral e pode persistir em lesões restritas ao córtex motor primário ou ao cerebelo.
2. A hipertonicidade ocorre em torno de 90% dos casos, predominantemente nos músculos antigravitários.
3. No pescoço e no tronco, a hipertonicidade pode provocar o aumento da flexão lateral em direção oposta ao lado hemiplégico acometido.
4. No membro inferior a hipertonicidade costuma ocorrer nos retroversores da pelve, abdutores, e rotadores internos do quadril, extensores de joelho e quadril, flexores plantares e supinadores, e flexores dos artelhos.
5. Os efeitos da hipertonicidade são menos movimentos voluntários, postura estática dos membros e, em casos graves, o desenvolvimento de contraturas, com comprometimento do tônus postural automático.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com a abordagem de tratamento de reeducação do períneo proposta por Souchard (1989), analise as afirmativas a seguir:
1. A posição de trabalho na reeducação do períneo é com o indivíduo deitado em decúbito dorsal, sacro no chão, lordose lombar corrigida, pernas apoiadas no chão e joelhos fletidos para favorecer a ação diafragmática.
2. O contato direto sobre os bordos do esfíncter anal permite sentir o aumento do volume perineal durante a expiração.
3. No bloqueio diafragmático em inspiração com hiperlordose lombar que o acompanha, o períneo encontra-se distendido ao nível de seus bordos.
4. Um dos exercícios a ser realizado é a contração dos esfíncteres durante a expiração incluindo o contato direto sobre os bordos do esfíncter anal, a fim de se obter um melhor relaxamento no tempo inspiratório.
5. Uma das manobras do tratamento consiste na solicitação da expiração pelos esfíncteres, na qual o diafragma deve se contrair paradoxalmente no tempo expiratório.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A respeito das características da doença de Parkinson, analise as afirmativas a seguir:
1. O tremor é o sintoma inicial da doença em cerca de 50% dos pacientes. Consiste em uma oscilação voluntária de uma parte do corpo, ocorrendo a baixa frequência, cerca de 4 a 7 ciclos por segundo.
2. A cifose é a deformidade torácica mais comum, sempre associada à escoliose em função da inclinação lateral para o mesmo lado.
3. Os movimentos de rotação encontram-se reduzidos, resultando em movimentos que são basicamente uniplanares. Os movimentos inconscientes são comprometidos ou perdidos.
4. O combate constante aos efeitos da bradicinesia, rigidez e pobreza de movimentos pode levar à fadiga mental e à perda de motivação.
5. Nos pacientes com a doença desenvolvida, os atos motores repetitivos podem iniciar fortes e aumentar em força a progressão da atividade. A
ssinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Quanto às fraturas da diáfise tibial, analise as afirmativas a seguir:
1. Traumatismos diretos e de baixo impacto em lesão por torção com o pé plantado podem resultar em fraturas oblíquas.
2. Durante a primeira semana do tratamento utilizando-se haste intramedular estaticamente travada em uma fratura instável, pode- -se permitir a sustentação parcial de peso com auxílio de muletas.
3. A sustentação parcial de peso, no tratamento de fraturas expostas com fixador externo, é indicada a partir da quarta semana.
4. Nas fraturas instáveis, as transferências de pé com giro em torno da perna boa, e ambulação com auxílio devem ser iniciadas apenas na segunda semana.
5. As pseudoartroses podem ser tratadas inicialmente sem a sustentação progressiva do peso.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre os cuidados de uma cicatriz proveniente de queimaduras, analise as afirmativas a seguir:
1. Em geral, quando as feridas cicatrizam em menos de 10 a 14 dias, não é necessária a utilização da compressão sob a cicatriz.
2. Curativos ou vestes com pressão constante além de 25 mmHg diminuirão a vascularidade, os mucopolissacarídeos, a deposição de colágeno, e o edema localizado.
3. As cicatrizes devem ser massageadas de modo lento e leve, por cinco a dez minutos, três a seis vezes ao dia.
4. No uso das malhas compressivas, em superfícies côncavas não é indicado o uso de dispositivos auxiliares de compressão, pois eles podem macerar a área da cicatriz.
5. A pressão mostra-se necessária até a maturação completa da cicatriz, podendo chegar a mais de dois anos, quando essa estiver pálida, plana e macia.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Quanto à avaliação da articulação temporomandibular (ATM), analise as afirmativas a seguir:
1. Sob condições normais a relação linha média entre os incisivos superior e inferior pode permanecer alterada nas posições fechadas e abertas.
2. O fisioterapeuta pode apalpar os côndilos da mandíbula durante a abertura e o fechamento da boca para determinar o movimento conjunto dos mesmos.
3. No movimento de retrusão da mandíbula, a retração normal é de 3 a 4 mm e a dor na amplitude final indica lesão intracapsular.
4. A posição de repouso da ATM ocorre quando a língua está contra o palato da boca e os dentes não estão em contato.
5. A amplitude de movimento máxima para a abertura da boca é de cerca de 65mm, medida entre o maxilar e os incisivos mandibulares.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A respeito da inervação e das compressões nervosas na região do ombro, analise as afirmativas a seguir:
1. A síndrome do desfiladeiro torácico refere-se apenas às estruturas nervosas do plexo braquial entre pescoço e axila.
2. A lesão na incisura supraescapular por compressão do nervo supraescapular afeta os músculos supraespinhal e infraespinhal, imitando patologia do manguito rotador.
3. As lesões de nervo axilar são comuns por luxação anterior do ombro e os pacientes apresentam atrofia profunda do deltoide e parestesia da área lateral do braço.
4. O nervo músculocutâneo penetra o músculo coracobraquial, passando por entre bíceps e braquial, inervando-os e promovendo a inervação sensitiva ao antebraço medial.
5. O nervo axilar que se origina a partir dos níveis de C5-C6 das raízes nervosas corre através da corda posterior do plexo braquial, inervando os músculos deltoide e redondo menor.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...