Lista completa de Questões de Fisioterapia da CEC Concurso para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O envelhecimento do organismo afeta o desempenho físico, limitando a interação do homem com o meio ambiente. Dentre as diversas funções prejudicadas pelo avanço da idade, está a função muscular que, quando diminuída, afeta significativamente a qualidade de vida dos idosos, levando a que tenham dificuldades para a realização das atividades cotidianas e, muitas vezes, tornando-os dependentes do auxílio de outras pessoas.
Em relação a este assunto, assinale a alternativa correta:
A força muscular atinge seu pico por volta dos trinta anos de idade e é satisfatoriamente preservada até os sessenta anos.
A massa muscular diminui aproximadamente 20% entre os vinte e os noventa anos, e o número de fibras musculares no idoso é em torno de 50% menor que no adulto.
Os comprometimentos adicionais na função muscular, associados às doenças agudas ou crônicas, às hospitalizações por trauma ou por cirurgia e à inatividade, podem acelerar o declínio da força muscular.
Alguns fatores fisiológicos contribuem para o desenvolvimento de sarcotrofia em idade avançada, como a diminuição da produção de hormônios anabolizantes e um aumento na liberação de agentes catabólicos, com diminuição no estoque de enzimas glicolíticas e um menor estoque de ATP.
A densidade capilar e o aporte sanguíneo reduzido, o comprometimento do transporte de glicose, a menor densidade mitocondrial, o aumento da atividade das enzimas oxidativas e a taxa de repleção de fosfocreatina aumentada contribuem para o decréscimo na resistência muscular verificado em pessoas com idade avançada.
Analise as assertivas abaixo a respeito do lúpus eritematoso sistêmico (LES):
I. No lúpus eritematoso sistêmico, todas as articulações (grandes e pequenas) podem estar afetadas, incluindo- se até as temporomandibulares.
II. O espectro clínico das manifestações articulares do lúpus eritematoso sistêmico é bastante variado. Nesta enfermidade podem ser encontrados quadros de dor articular, rigidez, sinovites fugazes e artrites deformantes não erosivas ou erosivas.
III. As queixas articulares não são comuns no LES, sendo pouco frequente a presença de artrite (aditiva e migratória).
Está(ão) correta(s):
Somente I e II
Somente II e III
Somente I
Somente II
Somente III
Sobre o ligamento cruzado anterior, assinale a alternativa correta:
Muitos dos sinais clínicos e das alterações funcionais presentes em indivíduos com ligamento cruzado anterior deficiente não são fatores decisivos para a indicação da reconstrução cirúrgica.
O ligamento cruzado anterior é o ligamento do joelho que apresenta ruptura completa com maior frequência, sendo responsável por 50% de todas as lesões ligamentares.
A maioria das lesões do LCA ocorre em atividades esportivas, principalmente naquelas que envolvem movimentos de aceleração, rotação e flexão.
O sinal de gaveta posterior com instabilidade posterolateral é típico de lesão do ligamento cruzado anterior.
O enxerto artificial para a reconstrução do ligamento cruzado anterior é considerado como procedimento padrão pelos cirurgiões.
Considerando todos os elementos da figura abaixo, qual a manobra desobstrutiva representada?
Percussão;
Drenagem postural;
Drenagem autogênica;
Expiração lenta com a glote totalmente aberta em decúbito contralateral;
Inspirômetro de incentivo.
Com relação ao diagnóstico da fibromialgia, assinale a alternativa INCORRETA:
É baseado somente em critérios clínicos, devido à ausência de exames complementares que a identifiquem.
Os critérios diagnósticos são: dor difusa presente no esqueleto axial e em ambos os hemicorpos, acima e abaixo da cintura; dor em 11 ou mais dos 18 tender points e dor crônica por mais de três meses.
Dentre os sintomas frequentemente associados à síndrome, podem estar presentes: fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal, ansiedade e depressão.
Há evidência de que a atividade física modula a dor em pacientes com fibromialgia.
A fibromialgia afeta, aproximadamente, quinze vezes mais mulheres do que homens, provocando impacto negativo sobre a qualidade de vida e atividades da vida diária dos seus portadores.
Sobre a instabilidade glenoumeral, pode-se afirmar:
I. As lesões de SLAP são definidas como lesões do complexo labial anterossuperior que começam posteriormente e se estendem anteriormente, acometendo a inserção da cabeça longa do bíceps braquial ao nível do lábio.
II. Um importante estabilizador estático da articulação glenoumeral é o lábio glenoidal, que se constitui de um anel fibrocartilaginoso que aumenta ligeiramente a superfície articular, acentuando sua concavidade para estabelecer a congruência entre as superfícies articulares.
III. Segundo os critérios de Snyder, a classificação da lesão de SLAP do tipo II se dá quando há a desinserção labrum-glenoidal.
V. As lesões SLAP ocorrem na população de faixa etária mais adulta e têm importante correlação com a instabilidade anterior do ombro.
Estão corretas:
Somente I e III
Somente II e IV
Somente I, II e III
Somente II, III e IV
Somente I, III e IV
O paciente jovem apresenta dor à palpação localizada, como mostra a figura abaixo:
Assinale a alternativa que contém o diagnóstico correto:
Tendinite quadriciptal;
Osteocondrite patelar;
Síndrome fêmuro-patelar;
Apofisite de tração no ápice patelar;
Doença de Osgood-Schlatter.
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que contém a sequência correta de verdadeiro (V) e falso (F), de cima para baixo:
( ) O osso esterno é um componente importante para estabilização torácica anterior e seu papel é fundamental para os movimentos respiratórios.
( ) O movimento de alça de balde aumenta o diâmetro anteroposterior, e o movimento de braço de bomba aumenta o diâmetro laterolateral do tórax.
( ) Ocorre uma síndrome restritiva pulmonar após uma esternotomia.
( ) As superfícies articulares onde se insere o 1.º par costal são maiores do que as do 9.º par no osso esterno.
V V V F
F V V V
V V F V
V F V F
F F V V
Assinale a alternativa que apresenta reflexos medulares que causam espasmo muscular localizado:
Espasmo muscular resultante de um osso fraturado; espasmo muscular abdominal na peritonite; câimbras musculares;
Reflexo de massa; reflexo de galope; reação positiva de sustentação;
Reflexo patelar; mecanismo neuronal do reflexo de extensão cruzada; padrão de retirada;
Reflexo de marca passo; reflexo tendinoso; movimentos de passadas recíprocas de membros opostos;
Reflexo de estiramento estático; reflexo flexor; reflexo de retirada.
Assinale a alternativa correta:
As complicações relacionadas no emprego da ventilação mecânica não invasiva incluem: lesão traqueal, barotrauma e/ou volutrauma, diminuição do débito cardíaco e toxicidade pelo uso do oxigênio.
Pacientes em ventilação mecânica invasiva tendem a acumular secreções respiratórias devido à tosse ineficaz, em detrimento do não fechamento da glote e prejuízo no transporte do muco pela presença do tubo traqueal.
A higiene brônquica em pacientes submetidos à ventilação mecânica proporciona melhora na mecânica respiratória através da diminuição da complacência pulmonar dinâmica e diminuição da resistência do sistema respiratório.
A complacência pulmonar dinâmica diminuída e a resistência do sistema respiratório aumentada são resultados a serem alcançados após a aplicação de técnicas desobstrutivas das vias aéreas.
O uso da hiperventilação manual ocasiona abertura de vias aéreas colapsadas e melhora da oxigenação, sem repercutir em parâmetros cardíaco e respiratório na síndrome do desconforto respiratório no adulto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...