Lista completa de Questões de Fisioterapia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 74 e 75
No tratamento de um paciente idoso, o fisioterapeuta optou pela fisioterapia aquática, em piscina terapêutica, como parte do programa de reabilitação.Na situação em apreço, considerando que o fisioterapeuta tenha aplicado o programa de dez pontos, que envolve a aprendizagem psicomotora, restauração do equilíbrio, inibição, facilitação e o ajuste mental, é correto afirmar que ele utilizou
a hidroterapia.
o método Watsu.
o método Bad Ragaz.
o método Halliwick.
a natação.
Durante o acompanhamento de um paciente que realiza uma sessão de fisioterapia para o aprimoramento da função cardiorrespiratória, o fisioterapeuta utiliza o método de quantificação do esforço percebido (QEP), de acordo com escala original de Borg e a porcentagem de intensidade relativa, conforme os valores de VO2 máximo. Nessa situação, o exercício será considerado
leve quando a QEP for igual a 13.
um pouco pesado quando o VO2 estiver entre 45 e 49% do máximo.
pesado quando a QEP for igual a 15.
muito pesado quando o VO2 estiver entre 65 e 69% do máximo.
muito leve quando o VO2 estiver menor que 40% do máximo.
Um paciente com sessenta e dois anos de idade foi encaminhado ao fisioterapeuta para condicionamento cardiovascular. Após a avaliação inicial, foi estabelecido um programa de treinamento de resistência e o paciente, em seu primeiro dia, foi colocado para caminhar na esteira ergométrica em baixa velocidade.
Nesse caso, um sinal ou sintoma esperado em decorrência de alterações fisiológicas normais seráo edema na região dos tornozelos.
o desconforto na região torácica.
a dispneia após dois minutos de caminhada.
a claudicação intermitente durante as passadas.
o aumento da frequência cardíaca.
Um atleta profissional de voleibol com trinta anos de idade foi encaminhado ao fisioterapeuta com queixa de dor no ombro direito, sem lesões ósseas, cartilaginosas ou inflamatórias agudas. No planejamento das condutas, o fisioterapeuta decidiu realizar uma técnica de termoterapia com a utilização do aparelho ondas curtas.
Nessa situação, uma das vantagens do equipamento utilizado pelo fisioterapeuta é acapacidade de aquecer uma área maior se comparado a outros equipamentos de termoterapia profunda.
obtenção de efeitos duradouros após dez minutos de aplicação.
geração de um efeito pressórico externo, capaz de acelerar o metabolismo local.
capacidade de produção do efeito piezelétrico.
habilidade de penetrar livremente em tecidos com espessa camada de gordura.
Um paciente com trinta anos de idade, com lesões na região do cotovelo esquerdo, foi encaminhado ao fisioterapeuta para tratamento de psoríase não aguda. No planejamento do tratamento, o fisioterapeuta elegeu a terapia por ultravioleta.
Nessa situação, para que a tecnologia em questão seja corretamente aplicada, o fisioterapeuta devedeterminar a dose necessária para a produção de um eritema mínimo.
expor a maior área possível do membro superior esquerdo à radiação.
escurecer por completo a sala de procedimento.
disponibilizar um tempo, mínimo, de trinta minutos.
utilizar uma angulação de 45º entre a lâmpada e a pele do paciente.
Um paciente com quarenta e cinco anos de idade, em consulta fisioterapêutica para tratamento de uma tendinite aguda de tendão patelar, apresentou dificuldade na locomoção e relatou dor intensa na região anterior do joelho ao apoiar o membro direito para subir escadas. Para esse caso clínico, o fisioterapeuta optou, como recurso de tratamento, pela aplicação de ultrassom terapêutico sobre o tendão patelar.
Nessa situação clínica, a opção terapêutica tem o efeito degeração de impulsos elétricos através dos neurônios eferentes, acionando o mecanismo de comportas.
redução dos metabólitos no local, redução da irritação sobre as fibras nervosas e, portanto, analgesia.
aumento da temperatura e do fluxo de elétrons sobre a lesão, induzindo à cicatrização do processo.
aumento da pressão externa, redução da temperatura e drenagem do edema.
restabelecimento do potencial de membrana, favorecendo o aumento da quantidade de ATP.
A classificação funcional do assoalho pélvico de Ortiz é uma importante forma de avaliação e reconhecimento do grau de força da musculatura do assoalho pélvico. O paciente avaliado por essa classificação que obtiver grau 2 como resultado apresenta uma visualização de contração
débil, com palpação reconhecível.
ausente, assim como a palpação.
ausente, porém com a palpação reconhecível.
presente, com resistência mantida à palpação.
presente, sem resistência à palpação.
Uma paciente de sessenta e nove anos de idade que apresenta incontinência urinária de esforço deve, como forma de tratamento específico para controle de esfíncter com hipermotilidade e deficiência esfincteriana, realizar exercícios de
fortalecimento dos músculos ao redor da vagina, reto e uretra.
fortalecimento abdominal associados aos de báscula pélvica.
fortalecimento dos músculos iliopsoas.
treinamento vesical.
báscula pélvica.
Um paciente de três anos de idade apresenta paralisia braquial obstétrica à direita, com sinais de lesão dos nervos ulnar e mediano. Logo após a primeira semana de nascimento, o paciente recebeu tratamento fisioterápico, e, mesmo assim, houve perda funcional do membro acometido. Com base nesse caso clínico, assinale a opção correta.
Exercícios em cadeia cinética fechada são importantes para o ganho de força e a recuperação funcional de todo o membro superior.
Trata-se de lesão do tronco médio do plexo braquial, nível C7.
Uma das características principais desse tipo de paralisia é a ausência de movimentos compensatórios no desempenho motor do membro afetado.
Exercícios terapêuticos para os músculos extensores de punho auxiliarão na recuperação do equilíbrio de tenodese funcional.
Indica-se, para esse caso, a manutenção motora residual apresentada, uma vez que após o segundo ano de idade não existem evidências de reinervação e volta da capacidade de condução nervosa.
A termoterapia por calor, utilizando meio de contato para promover a transmissão térmica, provoca diversos efeitos físicos e químicos nos tecidos atingidos. Para alcançar os níveis ideais de aquecimento e os consequentes efeitos biofísicos e biológicos pretendidos, a temperatura obtida nos tecidos deve estar entre
25 ºC e 35 ºC.
30 ºC e 40 ºC.
40 ºC e 45 ºC.
55 ºC e 60 ºC.
65 ºC e 70 ºC.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...