Lista completa de Questões de Fisioterapia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
36 Há certo debate quanto aos tipos de tecidos que são mais aquecidos durante a terapia com DOC Diatermia por Ondas Curtas. Sendo assim, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Tecidos com elevado conteúdo dielétrico e boa condutividade tendem a absorver mais energia do campo da DOC.
( ) O tecido muscular e o sangue contêm uma elevada proporção de íons em comparação com o tecido adiposo.
( ) Clinicamente a diatermia pode ser utilizada com o objetivo de aumentar a temperatura dos músculos esqueléticos, sem riscos de aquecimento do tecido adiposo ao redor.
( ) Os padrões de aquecimento ou absorção mais desejáveis para as finalidades terapêuticas correspondem ao mínimo de aquecimento do tecido adiposo, com máximo aquecimento e profundidade de penetração relativos no músculo.
( ) Existem evidências científicas de que a DOC pode causar aquecimento apenas profundamente, o que variam são as formas de aplicação.
A sequência está correta em
Os valores obtidos com a goniometria podem fornecer informações para determinar a presença ou não de disfunções, estabelecer um diagnóstico, os objetivos do tratamento e, ainda, avaliar os procedimentos de recuperação e melhora e sua efetividade, por isso devem ser rigorosamente realizados com a mesma técnica. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.
De acordo com a estática da coluna lombar em posição ortostática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Estudos eletromiográficos demonstraram que, durante a flexão do tronco, os músculos vertebrais são os primeiros a contrair-se energicamente, depois os glúteos e, por último, os isquiotibiais e os sóleos. No final da flexão, a coluna vertebral se estabiliza unicamente pela ação passiva dos ligamentos vertebrais.
( ) Durante a retificação da coluna lombar, os músculos intervêm na ordem inversa à citada anteriormente, ou seja, em primeiro lugar os sóleos e os isquiotibiais e em segundo e último lugar os lombares e dorsais.
( ) O leve desequilíbrio para frente, na posição ortostática retilínea, é controlado pela contração tônica dos músculos da cadeia posterior (tríceps sural, isquiotibiais, glúteos e músculos vertebrais) e também pelos músculos abdominais (reto e transverso do abdômen).
( ) Na posição de apoio assimétrico sobre um dos membros inferiores, a coluna lombar apresenta uma convexidade para o lado do apoio, o que é explicado pela báscula da pelve e, sendo assim, o quadril do lado do apoio está mais elevado do que aquele que não suporta carga.
A sequência está correta em
Na avaliação do recém-nascido deve constar um bom exame físico de 3 a 12 horas após seu nascimento. A pele e os anexos devem ser delicadamente observados. Assim, é correto afirmar que:
Ao analisar a cinesiologia do ombro, é correto afirmar que:
Ao analisar um exame de prova de função pulmonar do tipo Espirometria, qual dos parâmetros com valores menores do que 60% do previsto indica a presença de um distúrbio obstrutivo?
______________ é um tipo de hipertonia sendo preponderante o padrão flexor em membros superiores e extensor em membros inferiores. Sabe‐se que a ______________ é velocidade‐dependente, ou seja, diretamente proporcional à velocidade do movimento passivo. É considerada elástica por ter uma grande resistência ao início do movimento passivo. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Paciente, 64 anos, sofreu um acidente vascular isquêmico devido a um pico de pressão arterial. Apresenta‐se hemiplégico e, ao avaliar o ombro, há subluxação. Sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No paciente com AVE, o músculo peitoral maior está espástico e levará a uma postura de adução e rotação externa do ombro. O padrão de rotação e inferiorização da escápula e, ainda, tração vertical com disposição céfalo‐caudal do úmero tem influência direta na fisiologia normal do ombro.
( ) Em decorrência da fisiologia dos ligamentos (coaptação e estabilização evidenciada sobre a articulação) e da cápsula articular inferiores na posição neutra, o mecanismo de trava fisiológico associado à frouxidão ligamentar e capsular torna‐se um dos fatores predisponentes para a subluxação inferior do ombro.
( ) Outro causador da subluxação inferior do ombro é a tração feita pelo peso do membro superior inteiro em conjunto com a flacidez muscular.
( ) O padrão de superiorização da escápula e a hiperextensão do úmero com rotação externa permitem a luxação posterior do ombro. A escápula rodada anteriormente internamente é elevada, com a cavidade glenoide voltada para baixo.
A sequência correta está em
Entre as principais indicações e vantagens ortopédicas para o uso da fixação externa no processo de recuperação pós‐fratura estão, EXCETO:
A inervação sensorial e motora das extremidades superiores e da cintura escapular no ser humano surge dos ramos primários na porção cervical inferior e da torácica superior. Sendo assim, é correto afirmar que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...