Lista completa de Questões de Fisioterapia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O sistema cardiovascular é responsável pelo transporte de metabólitos para os tecidos e a partir deles sob várias condições de demandas. Ele deve atuar de forma altamente coordenada. A coordenação é conseguida pela integração das funções cardíacas e do sistema vascular. Com relação às características do sistema cardiovascular, analise as afirmativas a seguir.
I. Um nível basal de tônus muscular vascular é normalmente mantido constante em todo o sistema vascular. O tônus muscular basal deve estar presente para permitir a regulação eficaz.
II. A regulação local do fluxo sanguíneo tecidual envolve tanto o mecanismo de controle miogênico quanto o de controle metabólico. O controle miogênico envolve a relação entre o tônus da musculatura lisa vascular e a pressão de perfusão. Pressões de perfusão aumentadas elevam o tônus muscular vascular, enquanto que pressões reduzidas o diminuem.
III. O controle metabólico envolve a relação entre o tônus da musculatura lisa vascular e o nível local de metabólitos celulares.
IV. A quantidade total de sangue bombeado pelo coração por minuto é denominada débito cardíaco. O débito cardíaco é simplesmente o produto da frequência cardíaca e o volume ejetado pelo ventrículo esquerdo em cada contração ou volume sistólico.
Estão corretas as afirmativas
As lesões de partes moles podem ser causadas por acidentes desportivos ou de trânsito ou, ainda, serem consequência de processos inflamatórios crônicos ou degenerativos, que, após um traumatismo mínimo, dão origem a lesões importantes. A profilaxia das lesões de partes moles é imprescindível para todas as pessoas que pretendam alcançar um estado de saúde ótimo através do exercício físico. Assim, estas medidas deverão prevenir, em primeiro lugar, os acidentes desportivos. Entretanto, se já houve ocorrido, será de grande importância o cumprimento de algumas medidas por parte do fisioterapeuta. Com relação a estas medidas, assinale a afirmativa INCORRETA.
O sistema respiratório funciona sobretudo para trocar oxigênio e dióxido de carbono entre a atmosfera e as células do corpo. O sistema respiratório deve mover o gás para dentro e para fora dos pulmões com o mínimo de trabalho. Com relação à anatomia do sistema respiratório do adulto, analise as afirmativas a seguir.
I. O tórax é formado pela caixa torácica, pelas vértebras, pelas vértebras torácicas e pelo esterno. Ele contém o esôfago, a traqueia, os pulmões, o coração e os grandes vasos. O tórax possui uma forma cilíndrica e é limitado pelo diafragma em sua base.
II. O mediastino divide o tórax verticalmente, separando as cavidades pleurais esquerda e direita. O mediastino é limitado de cada lado das cavidades pleurais pela pleura parietal e anteriormente pelo esterno, posteriormente pelas vértebras torácicas, inferiormente pelo diafragma e superiormente pela entrada torácica.
III. Os pulmões são dois órgãos em forma de cone. Eles estão localizados nas cavidades pleurais, separados pelo mediastino. Os pulmões do adulto médio pesam cerca de 800 g, mas seu volume é de 90% de gás e somente 10% de tecido.
IV. A caixa torácica inclui as vértebras torácicas, o esterno e as costelas e cartilagens costais. Essas estruturas fornecem suporte e proteção para as vísceras torácicas. Elas também servem como pontos de origem e inserção para os músculos respiratórios.
Está(ão) INCORRETA(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A drenagem linfática manual foi apresentada como método de tratamento em 1936 por Vodder. É praticada naqueles processos nos quais, devido a patologias concretas, o paciente tenha sofrido uma obstrução de alguns vasos ou gânglios linfáticos ou, ainda, a extirpação cirúrgica dos mesmos. Com relação aos princípios para ser realizada a técnica, assinale a alternativa INCORRETA.
A prática clínica competente, na área de pneumo‐pediatria e neonatologia, requer conhecimento das muitas diferenças fisiopatológicas que existem entre os lactentes, as crianças e os adultos. A compreensão da fisiopatologia singular envolvida nos distúrbios respiratórios neonatais e pediátricos pode auxiliar o fisioterapeuta respiratório a fornecer um tratamento de qualidade a essa população de pacientes. Com relação aos pontos fundamentais para os procedimentos nesta área, analise as afirmativas.
I. A terapia neonatal e pediátrica é uma das áreas especializadas mais precárias no campo da terapia respiratória. A prática competente nesta área requer conhecimento seguro das muitas diferenças anatômicas e fisiológicas entre o lactente, a criança e o adulto.
II. Uma compreensão total de como ocorre à transição da vida intrauterina para a extrauterina é útil para o fisioterapeuta respiratório. Durante a transição, os pulmões não aerados e cheios de líquido se convertem em órgãos eficazes de intercâmbio gasoso. O fluxo sanguíneo através dos pulmões é mínimo antes do nascimento. O fechamento do forame oval e do canal arterial é ajuste importante para a vida extrauterina.
III. Um componente fundamental do controle respiratório dos lactentes e das crianças é a avaliação clínica completa. Em razão das diferenças anatômicas e fisiológicas significativas entre o adulto e a criança, muitas das técnicas de avaliação úteis para os pacientes mais velhos podem ser aplicadas para os lactentes. Idealmente, a avaliação geral do lactente começa após o nascimento e inclui a história materna, assim como a condição fetal e do neonato. À medida em que a criança cresce e desenvolve, menos métodos de avaliação utilizados para o adulto começam a ser aplicados.
IV. As doenças comuns associadas aos neonatais incluem a síndrome da aspiração do mecônio, a síndrome da angústia respiratória, a taquipneia transitória do neonato, a apneia da prematuridade, a displasia broncopulmonar e a hipertensão pulmonar persistente. A bronquiolite, a crupe, a epiglotite, a pneumonia, a fibrose cística e a asma são problemas comuns associados aos pacientes pediátricos.
Estão INCORRETAS as afirmativas
É um fato que a sociedade envelhece, e considerando que os indivíduos vivem mais tempo, precisarão de mais cuidados e medidas que lhes permitam manter uma boa qualidade de vida quando alcançarem idades avançadas. São patologias que com mais frequência se apresentam no paciente geriátrico e que serão suscetíveis de tratamento fisioterápico por sua repercussão funcional e ortopédica, EXCETO:
Ao iniciar um tratamento, o fisioterapeuta explora a atualidade física do paciente, atentando para os aspectos analítico‐articular, muscular, textura da pele, presença de cicatrizes e características das mesmas, observa igualmente a tipologia do indivíduo, a postura global e segmentar, além de considerar também o tipo de psiquismo e o ânimo que apresenta o seu paciente de forma natural e, particularmente, frente ao seu problema atual e ao tratamento de fisioterapia que vai iniciar. Segundo a classificação de Krestchmer, de tipologia física, assinale a afirmativa INCORRETA.
A saúde, segundo afirma a OMS, é um estado de bem‐estar físico, psíquico e social. Pode também ser definida como um processo de variação, adaptação e normalidade continuada. Em fisioterapia, particularmente, este conceito de saúde é de grande utilidade, já que permite trabalhar com ele e nele, conseguindo‐se uma efetividade máxima. Promoção de saúde trata‐se de um processo de capacitação do indivíduo que pretende incrementar seu controle sobre a saúde, assim como sua melhora. Com relação aos princípios de promoção de saúde, assinale a afirmativa INCORRETA.
Os protocolos terapêuticos respiratórios podem ser formulários escritos ou podem utilizar algoritmos (fluxogramas lógicos). O American College of Chest Physicans (ACCP) identificou os elementos de um protocolo terapêutico respiratório que podem servir como guia para o desenvolvimento de protocolos. Com relação a estes elementos, analise as alternativas a seguir.
I. Objetivos claramente determinados.
II. Descrição que inclui um algoritmo e das opções nos pontos de decisão e de ação.
III. Descrição das complicações potenciais e correções.
IV. Descrição dos pontos finais e de decisão em que o médico deve ser contatado e o programa do protocolo.
Estão corretas as alternativas
Ao observar uma gasometria arterial, analisar a pressão parcial de dióxido de carbono (PaCO2) é fundamental para descobrir se há distúrbio ácido-básico e, também, classificá-lo. Sendo assim, sobre a PaCO2, é correto afirmar que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...