Lista completa de Questões de Fisioterapia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o assunto abordado, analise.
I. Acredita-se que a lesão do LCA produz perda da propriocepção, deteriorando a capacidade dos indivíduos de detectar alterações estáticas ou dinâmicas no joelho. Essa perda tem sido também associada a mudanças no tempo de latência dos músculos nas respostas reflexas, na ordem e no padrão de atividade eletromiográfica (EMG) durante movimentos voluntários.
II. Funcionalmente, podem ser identificados dois grupos de indivíduos com lesão no LCA. O primeiro apresenta sintomas clínicos como edema, dor e falseios durante movimentos do joelho e dificuldade em realizar algumas atividades da vida diária. Para os indivíduos deste grupo, frequentemente é recomendado o tratamento conservador com fisioterapia diariamente.
III. Acredita-se que a falta de informações proprioceptivas originadas no LCA provoca a inibição reflexa do quadríceps, diminuindo a massa dessa musculatura, fato que também é observado clinicamente. Essa inibição também diminuiria a capacidade do quadríceps de gerar torque extensor, que provocaria anteriorização excessiva da tíbia.
IV. Outro fator associado à falta de informações proprioceptivas do LCA é a facilitação da ativação dos isquiotibiais, o que promoveria o fortalecimento dessa musculatura.
V. De acordo com as afirmativas III e IV, o objetivo dessas duas respostas seria minimizar a geração de uma força de translação na articulação do joelho, que provocasse a anteriorização da tíbia. Assim, com a lesão do LCA, o fortalecimento dos isquiotibiais e a atrofia reflexa do quadríceps seriam uma resposta adaptativa para substituir a ação estabilizadora do LCA.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II, V
II, III, IV
II, IV
IV, V
I, III, IV, V
São considerados efeitos benéficos relacionados ao uso do CPAP, EXCETO:
Aumento da complacência pulmonar.
Diminuição do shunt intrapulmonar.
Diminuição do débito cardíaco.
Diminuição da resistência das vias aéreas.
Aumento da CRF.
O uso de testes ortopédicos é amplamente adotado na prática clínica de um fisioterapeuta, a fim de detectar alterações e elaborar diagnósticos cinesioterapêuticos. Entre os testes a seguir, qual deles NÃO é utilizado para avaliar disfunções no quadril?
Lachman.
Patrick.
Ortollani.
Galeazzi.
Barlow.
A termorregulação do idoso pode ficar bastante alterada necessitando de adaptações do indivíduo e do ambiente, quando há
disfunção talâmica.
aumento da transpiração.
maior potencial hipertérmico.
menor potencial hipotérmico.
Sobre as recomendações mais atuais da ACSM (American Colege Sports Medicine) e American Heart Association para atividade física e saúde pública de adultos em 2007, analise.
I. Atividades aeróbias de intensidade leve são equivalentes a uma caminhada rápida e podem acelerar o coração, poderão ser acumuladas por no mínimo 30 min e aceleradas nos últimos 10 minutos ou mais.
II. A fim de promover e manter a saúde, os adultos saudáveis de 18-25 anos necessitam praticar atividades aeróbias de intensidade moderada por no mínimo 30 min, 5 dias por semana ou atividades intensas (vigorosas) pelo menos 20 min, 3 vezes por semana.
III. Recomenda-se combinações entre atividades moderadas e vigorosas, como por exemplo uma pessoa fazendo uma caminhada rápida por 30 min, duas vezes na semana e depois correr 20 min, duas vezes nos demais dias da semana.
IV. Para atividades vigorosas (intensas) pode-se dar como exemplo a caminhada, três vezes por dia, durante uma hora, o que causa um aumento rápido da ventilação pulmonar (respiração) e substancial aumento da frequência cardíaca.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, III, IV
II, III
I, III
II, IV
I, IV
Acerca da fisiopatologia das doenças do espaço pleural, que pode ser analisada por meio do conhecimento de doenças como o derrame pleural e o pneumotórax, analise.
I. A patogenia do pneumotórax determina que para haver aumento do espaço pleural, deve acontecer pelo menos uma das três situações a seguir: aumento da pressão hidrostática, decréscimo da pressão osmótica e alteração dos capilares subpleurais.
II. Qualquer alteração nas pressões que controlam a dinâmica do líquido pleural, na permeabilidade dos capilares pleurais ou na integridade dos vasos linfáticos, poderá acarretar excesso de formação ou déficit de reabsorção e provocar acúmulo anormal de líquido, caracterizando a formação do derrame pleural.
III. Pressão coloidosmótica refere-se a fenômenos de permeabilidade capilar e varia com a relação filtração-reabsorção.
IV. O coeficiente de filtração é o mesmo, tanto nos capilares pulmonares quanto nos capilares sistêmicos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I, II, III
I, IV
I, III
I, II
II
Durante a reabilitação de doenças neuroperiféricas, é importante o conhecimento da relação entre raiz, músculo e nervo espinhal. Analise.
A relação entre Raiz L3-L4, músculo adutor curto e adutor longo e nervo femoral, está incorreta; o correto seria nervo obturador.
O músculo adutor curto e o adutor longo são inervados pelo nervo femoral, mas a raiz correta é L2-L3.
O músculo tibial anterior é inervado pelo nervo tibial anterior, o nervo fibular profundo inerva o músculo com o nome correspondente.
O músculo reto femoral é inervado pelo nervo femoral, porém a raiz correta é L4-L5.
O músculo adutor magno é inervado pelo nervo femoral.
De acordo com o Manual de Controle da Tuberculose no Brasil (Brasil, 2002), a política de busca de casos de tuberculose na comunidade deve ser feita em
todos os adultos do sexo masculino cuja atividade ocupacional seja de risco respiratório [...].
todas as pessoas que apresentem tosse e expectoração por três semanas ou mais, através do exame bacteriológico [...].
todas as pessoas com tosse e expectoração purulenta em grande quantidade por três semanas ou mais [...].
todas as crianças com tosse e expectoração purulenta [...].
todas as pessoas cuja atividade ocupacional seja relacionada ao risco de tuberculose [...].
Um paciente refere que em sua primeira consulta, o fisioterapeuta realizou um teste para avaliar seu joelho com a seguinte descrição paciente em decúbito ventral, flexione a perna a 90°, estabilize a coxa do paciente com o seu joelho. Segure o tornozelo e aplique pressão para baixo e gire sua perna medial e lateralmente. De que teste se trata tal descrição?
Teste de Lasegue.
Teste de McMurray.
Teste de Yergason.
Teste de Apley.
Teste de Lachman.
Por meio da Portaria GM/MS nº. 154, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tem como objetivo ampliar a abrangência e o escopo das ações de Atenção Básica, bem como sua eficácia e eficiência. É determinado que o NASF seja classificado em duas modalidades distintas (NASF 01 ou NASF 02), ficando vetada a implantação das duas modalidades no mesmo município. Assim, poderão compor o NASF 02
médico acupunturista, assistente social, professor de educação física.
médico pediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo.
enfermeiro obstetra, homeopata, nutricionista.
médico pediatra, psiquiatra e farmacêutico.
terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...