Lista completa de Questões de Fisioterapia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma avaliação fisioterapêutica, durante o exame físico funcional, são consideradas normas para o exame da dor
I. em exames de fáscias e ligamentos durante a análise da função, os movimentos passivos que solicitam os ligamentos são dolorosos e sofrem limitação.
II. durante o exame das cápsulas articulares à palpação, os movimentos intervertebrais passivos e as articulações graduadas ajudam na localização da dor.
III. em caso de exame dos discos intervertebrais, a flexão para diante e para o lado contralateral, assim como a inclinação, podem agravar a dor.
IV. ao examinar sob palpação a musculatura, a sensibilidade dolorosa com defesa muscular pode, às vezes, ser desencadeada em pontos específicos.
Estão corretas apenas as alternativas
I, II
II, III
II, III, IV
I, IV
I, II, IV
É um exemplo típico de Gonfose
metáfise dos ossos longos.
fixação dos dentes nos alvéolos dentários da maxila e mandíbula.
entre os corpos do rádio e ulna/tíbia e fíbula.
entre os arcos costais e entre os processos das vértebras.
entre os corpos das vértebras.
Apesar da unidade de TENS provocar contrações musculares, seu principal uso, se não o único, é controlar a dor, por isso
a TENS aumenta a percepção da dor pelo paciente, aumentando a condutividade e a transmissão dos impulsos dolorosos das pequenas fibras de dor para o SNC.
afetando as grandes fibras motoras, a TENS pode interferir no padrão normal de proteção do músculo-espasmo muscular, reduzindo ainda mais, os estímulos dolorosos.
a frequência e a duração do pulso combinadas com a intensidade da corrente inativam respostas em diferentes níveis de modulação da dor.
tradicionalmente, as unidades de TENS incorporam uma corrente em pulso monofásica e simétrica.
a TENS de alta frequência, também conhecida como nível motor, é aplicada com uma frequência de pulso que varia de 60 a 100 pps e sua indicação é para pacientes com dor crônica.
Sobre a técnica conhecida como rolamento, que pode ser o ponto de partida de um programa de prédeambulação no solo, no caso de pacientes com comprometimentos importantes de marcha,
I. o rolamento em bloco produz o movimento do tronco inteiro como um todo, em torno do eixo transversal.
II. o rolamento dissociado é uma forma alternativa de rolar, onde o segmento superior ou inferior do tronco se movimenta de forma independente, enquanto o outro é estabilizado.
III. a flexão da cabeça e do pescoço com rotação pode ser usada para auxiliar o movimento de passagem do decúbito ventral para o dorsal.
IV. o cruzamento dos tornozelos facilita o rolamento, de modo que o da perna de cima fique voltado para a posição do rolamento
V. a extensão da cabeça e do pescoço, com rotação, pode ser usada para facilitar o movimento de passagem do decúbito ventral para o dorsal.
Estão corretas apenas as alternativas
I, IV, V
I, II, IV
II, III, IV
II, IV, V
II, III, V
São indicações corretas para o uso do FES, EXCETO:
Favorecer ou produzir movimento funcional.
O nível de complexidade da FES pode variar desde sua utilização (com estimuladores de dois canais) para favorecer a dorsiflexão durante a marcha em crianças com paralisia cerebral.
FES de múltiplos canais podem ser usados para ativar vários músculos, de modo a restaurar o equilíbrio e a marcha em pacientes com paraplegia.
A utilização de apenas um canal no agonista pode aumentar a espasticidade.
Pode reduzir o grau de subluxação de ombro e prevenir estiramento capsular adicional em pacientes com AVC agudo.
São benefícios da postura ajoelhado e semiajoelhado no tratamento de pacientes com traumatismo crânioencefálico
I. melhora do controle de cabeça e pescoço/tronco superior, tronco inferior e MMII.
II. aumento da força da musculatura estabilizadora dos ombros.
III. base de apoio larga e centro de gravidade alto (semiajoelhado).
IV. aumento da amplitude de movimento extensora nos punhos e dedos.
Estão corretas apenas as alternativas
I, III, IV
II, III
II, IV
III, IV
I, II
Sobre radiculopatias, analise.
I. As hérnias de disco ocorrem principalmente na região póstero-lateral da coluna vertebral, principalmente na coluna lombossacral, pela fragilidade do ligamento posterior. Posteriormente ao canal espinhal, localiza-se o ligamento amarelo.
II. Na medula cervical, as raízes deixam o forâmen vertebral acima da respectiva vértebra. Assim, a raiz C7 sai entre as vértebras C6 e C7. A única exceção é a raiz C8 que sai acima da vértebra T1. Isto ocorre porque existem 8 pares de raízes cervicais e apenas 7 vértebras cervicais.
III. A raiz L5 emerge da medula ao nível da vértebra L3, percorre um trajeto descendente passando pelas vértebras L3, L4 e L5, até deixar o canal espinhal pelo forâmen intervertebral L5-S1. Isto é importante em medicina eletrodiagnóstica, pois uma mesma raiz (L5) pode ser comprimida por herniações discais centrais de L2-L3 e L3- L4, herniações póstero-laterais entre L4-L5 (causa mais comum) e herniações laterais entre L5-S1.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I, III
II, III
I, II
III
I
A medida de pressão e a retirada de líquor para exames e diagnósticos se faz na cavidade da medula denominada espaço
epidural.
subdural.
aracnoideo.
subaracnoideo.
extradural.
Os programas de atendimento domiciliar em gerontologia preocupam-se cada vez mais em maximizar a autonomia e independência dos idosos, uma vez que sua qualidade de vida é afetada diretamente pela perda da capacidade funcional. O teste usado para avaliar a capacidade funcional relacionada com as atividades de vida diária de um idoso, antes de iniciar o programa de fisioterapia domiciliar é
MIF.
Berg.
MEEM.
EDG-15.
Time Up & Go.
Segundo o Consenso de Lyon (1994), é uma técnica de higiene brônquica ativa, utilizando inspirações e expirações lentas e controladas pelo paciente respirando em diferentes volumes pulmonares . É indicada para pacientes colaborativos e o objetivo é proporcionar o máximo fluxo aéreo dentro das vias aéreas para deslocar e mobilizar as secreções das vias aéreas periféricas para as centrais. Trata-se de
expiração lenta prolongada.
drenagem autógena.
AFE.
ciclo ativo da respiração.
TEMP.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...