Lista completa de Questões de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à avaliação do status funcional do paciente idoso, assinale a alternativa CORRETA:
A identificação de barreiras ergonômicas em domicílio e na comunidade que dificultem a acessibilidade e mobilidade faz parte do exame funcional do idoso.
Devido à alta incidência de demência, a anamnese tem papel secundário no exame clínico dessa população.
O teste de equilíbrio de Berg tem como vantagens a simplicidade e segurança na aplicação, porém não é reaplicável e não prediz risco de quedas.
O índice de Barthel é um instrumento de medida das atividades de vida diária (AVDs) que permite a monitorização do status funcional do idoso, mas não é aplicável no ambiente hospitalar.
O exame e a monitorização das atividades instrumentais de vida diária (AIVDs) não faz parte da avaliação funcional do idoso.
Sobre ventilação invasiva e não invasiva, é CORRETO afirmar:
A ventilação com dois níveis de pressão positiva em via aérea (BIPAP) é indicada para pacientes que apresentam bomba muscular ventilatória normal, mas sofreram lesão do SNC com decorrente insuficiência respiratória.
Em caso de broncoespasmo, é indicado o uso do CPAP, pois haverá diminuição do trabalho imposto, diminuição da hiperinsuflação e aumento da complacência dinâmica.
O uso de pressão positiva continua na via aérea (CPAP) é indicado para o tratamento do colabamento pulmonar decorrente de pneumotórax aberto, desde que o paciente esteja sob drenagem torácica fechada e não haja fuga aérea pelo dreno.
A desvantagem do BIPAP em relação ao CPAP é não poder ser utilizado em ventilação invasiva.
Durante o emprego de ventilação não invasiva, o paciente não pode fazer uso de sonda nasogástrica.
Durante o emprego de ventilação não invasiva, o paciente não pode fazer uso de sonda nasogástrica.
Técnicas de fisioterapia respiratória são pouco eficazes para o tratamento de atelectasia pulmonar de pacientes em ventilação mecânica, sendo indicadas em situações muito específicas.
Na ausência de contraindicações, deve-se manter o decúbito elevado (entre 30 e 45°) em pacientes em ventilação mecânica, como estratégia de prevenção de pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV).
A aspiração traqueal deve ser rotineira e realizada de quatro a seis vezes ao dia, enquanto o paciente se encontrar em ventilação mecânica invasiva ou não invasiva.
A hiperoxigenação (FIO2 = 1) pré-aspiração traqueal, com o objetivo de minimizar a hipoxemia, somente deve ser utilizada em indivíduos portadores de patologia restritiva.
A hiperinsuflação manual pode ser utilizada com segurança em portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), desde que com pressão limitada em 50 cm H2O.
Considerando a recuperação, em ambiente domiciliar, da pneumonia do idoso, qual a técnica reexpansiva de melhor relação custo benefício?
Pressão expiratória positiva em selo dágua.
Incentivador inspiratório a fluxo.
Estimulação manual diafragmática.
Padrão ventilatório de tempos iguais para broncoespasmo.
ELTGOL.
Em relação à trombose venosa profunda (TVP), é CORRETO afirmar:
Constituem a tríade de Virchow: lesão endotelial, estase sanguínea e hipercoagubilidade.
São considerados estados adquiridos relacionados à lesão endotelial: obesidade idade avançada, imobilização prolongada, período pósoperatório, câncer e insuficiência cardíaca congestiva.
A complicação mais comum da TVP é a amputação do membro afetado.
Edema acima da região do trombo, ausência de pulso no membro, cianose e hipertermia são os sinais clínicos clássicos da TVP.
Ao perceber sinais e sintomas sugestivos de TVP, o fisioterapeuta deve suspender a aplicação de técnicas de massagem profunda, mas manter a mobilização passiva do membro para evitar a estase sanguínea e solicitar a imediata avaliação do médico clínico.
Sobre fisioterapia respiratória, é CORRETO afirmar:
A hiperinsuflação manual com vibração pode ser realizada, em pacientes, com uso de traqueostomia, inclusive os com cânula metálica, e dispensa profissional auxiliar para sua execução.
A drenagem autógena e a expiração lenta total com a glote aberta em decúbito infralateral (ELTGOL) são indicadas para a desobstrução broncopulmonar de idosos com comprometimento cognitivo.
Técnicas percussivas manuais são bem toleradas pelo paciente, têm baixo custo, são eficazes para a remoção de secreções brônquicas e podem ser realizadas com segurança, inclusive pelo cuidador do idoso.
O treinamento muscular respiratório com inspirômetros de incentivo a voume tem como vantagens o baixo custo e ótimo resultado para o aumento da PImáx.
Hipoventilação alveolar, comum em afecções do SNC, é uma das principais causas da hipoxemia e frequentemente é acompanhada de hipercapnia.
Em relação à reabilitação cardiorrespiratória, avalie as afirmativas a seguir:
I. Tipo de exercício, frequência, intensidade e duração constituem os componentes básicos de um programa de treinamento por exercícios.
II. Assim como o organismo, se adapta à sobrecarga, também se adapta à inatividade, conforme o princípio da reversibilidade.
III. Marcapasso de frequência fixa é contraindicação absoluta para realização do teste de esforço.
IV. Idosos com instabilidade articular e distúrbios da marcha devem ser avaliados. Nessa avaliação, devem-se realizar os protocolos de treinamento em esteira sem inclinação.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente a afirmativa IV.
Somente a afirmativa III.
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas I e II.
Todas as afirmativas.
São indicações da instituição de ventilação mecânica não invasiva, EXCETO:
Inabilidade em eliminar secreções ou deglutir.
Insuficiência respiratória aguda.
Hipoventilação pulmonar.
Ventilação domiciliar.
Doença pulmonar obstrutiva crônica.
Sobre a reabilitação vestibular, assinale a afirmativa CORRETA:
A presença de nistagmo indica especificamente lesão vestibular de origem central.
Constituem intervenções fisioterapêuticas para a vertigem posicional paroxística benigna: reposicionamento canalítico, manobra liberatória e exercícios de Brandt-Daroff.
O acidente vascular encefálico (AVE), o traumatismo raquimedular e as cervicobraquialgias são importantes causas de lesão do sistema nervoso central que podem afetar o sistema vestibular.
Os exercícios de andar e rodar e andar e mover a cabeça para os lados são utilizados precocemente no tratamento para recuperação do equilíbrio, nas lesões vestibulares centrais.
A disfunção do sistema vestibular devido à insuficiência vertebrobasilar deve ser tratada com manipulações articulares (grau V) da coluna cervical.
Sobre os cuidados paliativos, afirma-se CORRETAMENTE:
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cuidado paliativo é o cuidado de pacientes acima de 70 anos que desenvolvem alguma doença incapacitante.
O alívio da dor e o controle de outros sinais da doença, de problemas psicológicos, sociais e espirituais constituem os objetivos fundamentais do cuidado paliativo.
Devido à complexidade da assistência paliativa, se faz necessário colocar em segundo plano a autonomia do paciente e a participação dos familiares nessa fase do tratamento.
Em um paciente sob cuidados paliativos, portador de câncer sem possibilidades terapêuticas e com dor, a analgesia é essencialmente farmacológica.
Devido ao estágio final em que se encontra o idoso sob cuidados paliativos, o conceito de interprofissionalidade toma importância menor nessa fase do tratamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...