Lista completa de Questões de Fonoaudiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere à fala dos pacientes Fissurados, segundo Eliana Piccolli, assinale a alternativa INCORRETA:
A fala do paciente com fissura lábiopalatina apresenta, geralmente, uma característica que consiste em uma voz hipernasal.
A fala do paciente com fissura lábiopalatina pode ter diversas distorções.
A fala do paciente com fissura lábiopalatina, que apresente falta de fechamento velofaríngeo, pode ter dificuldades na produção de sons plosivos.
A fala do paciente com fissura lábiopalatina nunca apresenta uma voz hipernasal.
A fala do paciente com fissura lábiopalatina pode ter diversas distorções, e a principal delas é a articulação glótica.
O nervo responsável pela propriocepção dos músculos platisma, estilo-hioideo e digástrico, bem como pela sensibilidade gustativa nos dois terços anteriores da língua, cujo ramo recebe o nome de nervo corda do tímpano, é denominado
hipoglosso.
glossofaríngeo.
vago.
facial.
trigêmeo.
Segundo, Rita Hersan, podemos afirmar sobre a paralisia de prega vocal, EXCETO:
A paralisia de prega vocal é a segunda anomalia congênita da laringe em crianças.
A paralisia de prega vocal é a segunda anomalia congênita da laringe, mais comum em crianças e pode ser unilateral ou bilateral.
A paralisia de prega vocal unilateral com freqüência está associada a malformações cardiovasculares e tumores do mediastino.
Na paralisia laríngea unilateral, o lado mais comumente envolvido é o esquerdo, em função do trajeto mais longo do nervo recorrente desse lado.
Na paralisia laríngea unilateral, o lado mais comumente envolvido é o direito, em função do trajeto mais longo do nervo craniano.
Na fase fetal, são observados movimentos funcionais e rítmicos de lábios, mandíbula e língua no período entre a 28.ª e a 33.ª semanas de idade gestacional, e a sucção estará desenvolvida a partir da
29.ª semana.
30.ª semana.
31.ª semana.
32.ª semana.
33.ª semana.
A deglutição é definida como um processo sinérgico composto por fases intrinsecamente relacionadas, sequenciais e harmônicas. A fase em que são observados cinco estágios distintos (captação do alimento, qualificação, preparo, posicionamento e ejeção do bolo alimentar) é denominada
antecipatória.
oral.
faríngea.
esofágica.
laríngea.
Durante o exame do sistema estomatognático, o fonoaudiólogo preconiza a avaliação do(s) seguinte(s) aspecto(s):
disfunções do tronco encefálico.
linguagem, fonação, aprendizagem e comportamento.
desenvolvimento educacional geral, habilidades de comunicação e bem-estar psicossocial.
sistema nervoso auditivo central e suas funções específicas.
morfológicos e posturais, tonicidade e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios bem como das funções de sucção, mastigação, respiração, deglutição e fala.
No que se refere ao Código de Ética da Fonoaudiologia, regulamentado pela Resolução CFFa n.º 305/2004, assinale a alternativa correta.
O fonoaudiólogo não é obrigado a resguardar a privacidade do paciente.
Consiste em infração ética o ato de assinar qualquer procedimento fonoaudiológico realizado por terceiros, ou solicitar que outros profissionais assinem seus procedimentos.
O fonoaudiólogo pode permitir que pessoas não habilitadas realizem práticas fonoaudiológicas para substituí-lo em sua atividade.
É dever do fonoaudiólogo exercer a profissão mesmo estando em condições de trabalho inseguras e insalubres.
É direito do fonoaudiólogo receber ou exigir remuneração, comissão ou vantagem por serviços que ele não tenha efetivamente prestado.
Marina, doze anos de idade, foi encaminhada pelo ortodontista para terapia fonoaudiológica. Na avaliação realizada, foram evidenciados os seguintes sinais e sintomas: hipotonia, hipotrofia e hipofunção dos músculos elevadores da mandíbula; hipofunção com alteração de tônus muscular dos lábios e bochechas; tensão do músculo constritor da faringe; hipotonia facial generalizada; palato ogival/alto; alteração na posição de cabeça e pescoço, com alteração compensatória na coluna vertebral; olheiras com assimetria de posicionamento dos olhos, olhar cansado. Com base nessas informações, é possível concluir que se trata de um quadro típico de
respirador oral.
distúrbio de linguagem.
afasia.
disfagia.
disfluência.
Apraxia e disartria são distúrbios da fala adquiridos por uma lesão
fisiológica.
comportamental.
neurológica.
óssea.
hereditária.
O distúrbio de deglutição que apresenta sinais e sintomas específicos que se caracterizam por alterações em qualquer etapa e(ou) entre as etapas dinâmicas da deglutição, podendo ser congênito ou adquirido, após comprometimento neurológico, mecânico ou psicogênico, e trazer prejuízo aos aspectos nutricionais, de hidratação, no estado pulmonar, prazer alimentar e social do indivíduo, além de complicações mais graves como a pneumonia aspirativa e o óbito, é denominado
deglutição atípica.
deglutição prejudicada.
deglutição anormal.
deglutição adaptada.
disfagia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...