Questões de Fonoaudiologia

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Analise as afirmativas a seguir: I. As vogais geralmente apresentam 4 formantes (ressonâncias) – F1, F2, F3, F4. Mas, é possível caracterizar todas as vogais com os dois primeiros formantes, uma vez que o primeiro (F1) corresponde à altura da língua; e o segundo (F2), ao movimento horizontal da língua. Com relação à altura da língua, F1 é inversamente proporcional a ela, assim sendo, as vogais altas têm F1 baixo, e as vogais baixas F1 alto. Quanto ao eixo horizontal, as vogais mais anteriores apresentam F2 mais alto e as posteriores mais baixo. II. O processo de aquisição da linguagem envolve o desenvolvimento de três sistemas interdependentes: o semântico, que se refere ao uso comunicativo da linguagem num contexto social; o pragmático, envolvendo a percepção e a produção de sons para formar palavras; o fonológico, respeitando as palavras e seu significado. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Dificuldades alimentares na infância são extremamente comuns. Estudos realizados em diferentes regiões do mundo mostram que a queixa de não comer está entre as principais situações, não apenas nos consultórios de pediatras como também na clínica de especialistas, como gastroenterologistas e fonoaudiólogos. O modo como uma mãe comunica com seu filho no momento de alimentá-lo, e a reação a cada mensagem que ele emitirá, fará a diferença no desenvolvimento da alimentação dessa criança. Para ofertar uma efetiva terapia, o fonoaudiólogo deve ter conhecimento sobre refeição e sobre a sua relação com aspectos físicos, sensoriais, de aprendizado e de comunicação. Para uma comunicação acontecer, é necessário sintonia entre os pares. Em um momento de refeição de uma criança, quando lhe é ofertado o alimento e ela chora, empurra a colher ou joga o alimento no chão, o que essa criança está querendo dizer?


I - “Doi quando eu como...” – provavelmente algumas crianças podem recusar alimentos muito específicos porque não se sentem bem fisicamente.

II - “Eu não consigo comer isso...” – isso pode ser devido a alguma alteração na motricidade orofacial.

III - Eu me sinto desconfortável com esse tipo de alimento...” – dificuldades sensoriais impactam a alimentação quando, por exemplo, a criança não processa a textura.

IV - Eu tenho medo de comer...” – nenhuma memória de desconforto vivenciada durante o ato de comer pode gerar mudança no comportamento como ansiedade e aversão àquela situação.

V - Eu não quero assim. Eu quero comer do meu jeito...” – a criança é aversa à imitação, prefere o seu jeito personalizado de ser.


Analisando a queixa da criança e a sua provável associação, podemos afirmar que estão CORRETAS as assertivas:

    A) II, III, IV, apenas.

    B) III, IV, V, apenas.

    C) I, V, V, apenas.

    D) I, II e III, apenas.

    E) I, III, V, apenas.

Analise as afirmativas a seguir: I. A prova calórica é realizada com o indivíduo na posição supina, com a cabeça inclinada 30º para frente ou com o paciente sentado, com a cabeça inclinada 60º para trás. Nessa posição, os canais semicirculares laterais ficam posicionados no plano vertical, possibilitando melhor estimulação calórica. A estimulação calórica deve ser realizada com os olhos fechados, ou olhos abertos e escuridão total, ou olhos abertos e lentes de Frenzel. Deve-se evitar a luminosidade na sala de exame durante a prova, pois o potencial córneo-retinal é sensível à luz, que pode alterar a amplitude do nistagmo. II. Os articuladores ativos, aqueles que se movimentam para a realização dos diferentes sons da fala, são constituídos: pela língua, que se divide em ápice (ponta), lâmina e dorso e pelo lábio inferior, que alteram a cavidade oral; pelo véu do palato, que é responsável pela abertura e fechamento da cavidade nasal; e pelas pregas vocais. Os articuladores passivos compreendem o lábio superior, os dentes superiores, os alvéolos (região crespa, logo atrás dos dentes superiores), o palato duro (região central do céu da boca) e o palato mole (final do céu da boca). Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas

Depois de realizar várias anamneses, um fonoaudiólogo observou que a maioria dos seus pacientes encaminhados por dentistas apresentava as seguintes queixas:


- cansaço ou dor muscular ao mastigar;

- dores de cabeça com frequência;

- dor na nuca ou torcicolo;

- dores de ouvido ou na região próxima a ele;

- ruídos na região das articulações temporomandibulares (ATM) ao mastigar ou abrir a boca.


Diante disso, o profissional elaborou alguns planos de ação terapêutica para esses clientes. Nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. O plano deve incluir massagens miorrelaxantes nos músculos levantadores da mandíbula e exercícios de abertura e fechamento de boca com guia de língua.

PORQUE

II. Os sintomas relatados são característicos de quadros de disfunção temporomandibular (DTM) e envolvem a hiperfunção dos músculos levantadores da mandíbula (masseteres, pterigoídeos mediais e temporais). Nesses casos, a lubrificação das ATM é importante, porém ela deve ser feita sob o maior controle possível, para evitar o deslocamento do disco articular.


A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

    A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

    B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

    D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

    E) As asserções I e II são proposições falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. Nas vertigens posicionais paroxísticas benignas (VPPB), o tratamento de eleição são as manobras de reposicionamento. A intervenção fonoaudiológica na VPPB só pode ser realizada a partir da identificação de quais canais semicirculares estão comprometidos e, ainda, com a definição do diagnóstico diferencial entre ducto/canalitíase ou cupulolitíase, uma vez que a intervenção difere para os dois quadros. No ducto/canalitíase, os fragmentos de otocônias encontram-se soltos e dispersos na luz do canal semicircular, enquanto na cupulolitíase, os debris estão aderidos na cúpula gelatinosa da crista ampular, havendo necessidade de soltá-los. II. A vigilância em saúde ambiental é o conjunto de ações e serviços que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de promoção à saúde, prevenção e monitoramento dos fatores de riscos relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Pedro Henrique tem 13 anos e mudou-se com sua família para Brasília há um ano, em busca de tratamento cirúrgico para fissura pós-forame incisivo incompleta, visto que, em sua cidade, não havia recursos para tratá-lo. Recentemente, Pedro realizou correção cirúrgica e foi encaminhado pela equipe de cirurgia plástica ao ambulatório de fonoaudiologia. Na avaliação fonoaudiológica de Pedro, foi observada presença de fricativa posterior e de plosiva faríngea, caracterizando uma articulação compensatória. É interessante observar que Pedro, até os 12 anos, não fez nenhum tipo de tratamento cirúrgico ou de reabilitação para sua malformação, porque nasceu em uma cidade pequena e sem recursos. De acordo com esse caso, o princípio do Sistema Único de Saúde que não foi garantido a Pedro é o da

    A) descentralização.

    B) universalidade.

    C) igualdade.

    D) integralidade.

    E) hierarquização.

Analise as afirmativas a seguir: I. O fonoaudiólogo desenvolve tratamentos eficazes para diversas situações que vão desde um atraso de fala e linguagem, passando por dificuldades de leitura e escrita, gagueira, autismo, síndromes, diabetes, hipertensão e qualquer tipo de paralisia física. II. A Fonoaudiologia é a ciência que atua na reabilitação da comunicação de crianças e adultos, que podem estar alterados por diferentes motivos como autismo, síndromes, alterações neurológicas, lombalgia, hiperglicemia, esteatose hepática e deficiência auditiva. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Uma criança de 5 anos e 6 meses, do sexo feminino, que faz uso de mamadeira e se alimenta preferencialmente de comidas mais macias, apresenta alteração nas funções estomatognáticas. Durante avaliação fonoaudiológica, pôdese observar hipotonia muscular, alteração de postura na musculatura orofacial e mordida aberta anterior. Em relação ao caso, o provável diagnóstico é

    A) distúrbio oral miofuncional e deglutição atípica.

    B) disturbio da articulação temporomandibular.

    C) distúrbio miofuncional orofacial e deglutição normal.

    D) distúrbio miofuncional orofacial e disfagia.

    E) distúrbio miofuncional orofacial e deglutição adaptada.

Analise as afirmativas a seguir: I. Aprender a falar os sons corretamente é a única forma de garantir que uma criança conseguirá comunicar-se corretamente através da escrita, sem que qualquer tipo de erro em relação à linguagem formal escrita seja cometido. II. Além da linguagem oral, o fonoaudiólogo atua nas dificuldades da linguagem escrita, como nos casos de dislexia, além de auxiliar as crianças com problemas na voz, na respiração e dificuldades para caminhar, mastigar ou sugar. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A audição é o primeiro dos sentidos a apresentar perdas funcionais detectadas objetivamente. Embora a perda auditiva instale-se de maneira lenta, seu impacto na vida do indivíduo idoso é considerável, já que nessa época o somatório de problemas de saúde confere novas dimensões às perdas auditivas. Considerando essas informações, avalie as assertivas a seguir.


I - A diminuição da audição nos idosos deve-se a fatores tóxicos, metabólicos, mecânicos, neurais, vasculares, ambientais. Tanto a transmissão do material sonoro até o órgão sensorial quanto sua percepção e decodificação encontram-se comprometidas com o passar do tempo.

II - A acuidade auditiva declina mais em homens do que em mulheres, predominando as perdas nas frequências agudas, gerando um leve declínio da inteligibilidade de fala em ambientes com condições sonoras ideais.

III - O zumbido é queixa frequente entre idosos, ou seja, de 3% na segunda década de vida e de 10% na sexta. Sendo que sons altos e vozes de grande intensidade são pouco tolerados.

IV - O nível sonoro expresso em decibéis é percebido como pressão no aparelho auditivo. Acima de 100 decibéis, nossos ouvidos começam a estar em situação de risco. Aos 120 decibéis, encontram-se em perigo e, aos 150 decibéis, reagem com dor.


É CORRETO o que se afirma em:

    A) I e III, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) III e IV, apenas.

    D) IV e I, apenas.

    E) II e IV, apenas.

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