Lista completa de Questões de Fonoaudiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dificuldades alimentares na infância são extremamente comuns. Estudos realizados em diferentes regiões do mundo mostram que a queixa de não comer está entre as principais situações, não apenas nos consultórios de pediatras como também na clínica de especialistas, como gastroenterologistas e fonoaudiólogos. O modo como uma mãe comunica com seu filho no momento de alimentá-lo, e a reação a cada mensagem que ele emitirá, fará a diferença no desenvolvimento da alimentação dessa criança. Para ofertar uma efetiva terapia, o fonoaudiólogo deve ter conhecimento sobre refeição e sobre a sua relação com aspectos físicos, sensoriais, de aprendizado e de comunicação. Para uma comunicação acontecer, é necessário sintonia entre os pares. Em um momento de refeição de uma criança, quando lhe é ofertado o alimento e ela chora, empurra a colher ou joga o alimento no chão, o que essa criança está querendo dizer?
I - Doi quando eu como... provavelmente algumas crianças podem recusar alimentos muito específicos porque não se sentem bem fisicamente.
II - Eu não consigo comer isso... isso pode ser devido a alguma alteração na motricidade orofacial.
III - Eu me sinto desconfortável com esse tipo de alimento... dificuldades sensoriais impactam a alimentação quando, por exemplo, a criança não processa a textura.
IV - Eu tenho medo de comer... nenhuma memória de desconforto vivenciada durante o ato de comer pode gerar mudança no comportamento como ansiedade e aversão àquela situação.
V - Eu não quero assim. Eu quero comer do meu jeito... a criança é aversa à imitação, prefere o seu jeito personalizado de ser.
Analisando a queixa da criança e a sua provável associação, podemos afirmar que estão CORRETAS as assertivas:
Depois de realizar várias anamneses, um fonoaudiólogo observou que a maioria dos seus pacientes encaminhados por dentistas apresentava as seguintes queixas:
- cansaço ou dor muscular ao mastigar;
- dores de cabeça com frequência;
- dor na nuca ou torcicolo;
- dores de ouvido ou na região próxima a ele;
- ruídos na região das articulações temporomandibulares (ATM) ao mastigar ou abrir a boca.
Diante disso, o profissional elaborou alguns planos de ação terapêutica para esses clientes. Nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O plano deve incluir massagens miorrelaxantes nos músculos levantadores da mandíbula e exercícios de abertura e fechamento de boca com guia de língua.
PORQUE
II. Os sintomas relatados são característicos de quadros de disfunção temporomandibular (DTM) e envolvem a hiperfunção dos músculos levantadores da mandíbula (masseteres, pterigoídeos mediais e temporais). Nesses casos, a lubrificação das ATM é importante, porém ela deve ser feita sob o maior controle possível, para evitar o deslocamento do disco articular.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
A audição é o primeiro dos sentidos a apresentar perdas funcionais detectadas objetivamente. Embora a perda auditiva instale-se de maneira lenta, seu impacto na vida do indivíduo idoso é considerável, já que nessa época o somatório de problemas de saúde confere novas dimensões às perdas auditivas. Considerando essas informações, avalie as assertivas a seguir.
I - A diminuição da audição nos idosos deve-se a fatores tóxicos, metabólicos, mecânicos, neurais, vasculares, ambientais. Tanto a transmissão do material sonoro até o órgão sensorial quanto sua percepção e decodificação encontram-se comprometidas com o passar do tempo.
II - A acuidade auditiva declina mais em homens do que em mulheres, predominando as perdas nas frequências agudas, gerando um leve declínio da inteligibilidade de fala em ambientes com condições sonoras ideais.
III - O zumbido é queixa frequente entre idosos, ou seja, de 3% na segunda década de vida e de 10% na sexta. Sendo que sons altos e vozes de grande intensidade são pouco tolerados.
IV - O nível sonoro expresso em decibéis é percebido como pressão no aparelho auditivo. Acima de 100 decibéis, nossos ouvidos começam a estar em situação de risco. Aos 120 decibéis, encontram-se em perigo e, aos 150 decibéis, reagem com dor.
É CORRETO o que se afirma em:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...