Questões de Fonoaudiologia

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Analise as afirmativas a seguir: I. No ouvido externo, o último osso da cadeia ossicular, o estribo, está acoplado a uma fina membrana chamada de janela oval. A janela oval é uma entrada para o ouvido interno, que contém o órgão da audição, o metatarso. Quando o osso estribo se move, a janela oval se move com ele. II. Desde o nascimento, a criança se comunica através do choro, olhar e gestos. No entanto, a criança pequena não é capaz de discriminar vozes, diferenciar padrões de entonação, gestos ou movimentos corporais, pois a habilidade de diferenciar esses padrões apenas ocorre na adolescência. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

De acordo com Lloyd e Kaplan (1978), a dificuldade com fala em nível de conversação, como habilidade para ouvir a fala, identificada em um paciente, caracteriza:

    A) Perda auditiva de grau leve, com média tonal entre 41 – 55 dB NA

    B) Perda auditiva de grau leve, com média tonal entre 26 – 40 dB NA.

    C) Perda auditiva de grau moderado, com média tonal entre 41 – 55 dB NA.

    D) Perda auditiva de grau moderado, com média tonal entre 26 – 40 dB NA.

    E) Perda auditiva de grau moderadamente severo, com média tonal entre 56 – 70 dB NA.

Analise as afirmativas a seguir: I. As disfonias são classificadas em três grandes categorias: disfonia orgânica, caracterizada por alteração vocal independente do uso da voz, podendo ser causada por diversos processos, com consequência direta sobre a voz; disfonia funcional, que é a alteração vocal decorrente do próprio uso da voz; e disfonia organofuncional, caracterizada por alteração vocal decorrente de lesão benigna secundária ao comportamento vocal inadequado ou alterado. II. O audiograma deve ser construído como uma grade, na qual as frequências, em Hertz (Hz), estão representadas em escala logarítmica na abscissa, e o nível de audição (NA), em decibel (dB), na ordenada. Para garantir dimensão padronizada do audiograma, cada oitava na escala de frequências deve ser equivalente ao espaço correspondente a 20 dB na escala do nível de audição. O eixo da abscissa deve incluir as frequências de 125 Hz a 8.000 Hz, com a legenda de “Frequência em Hertz (Hz)”. O eixo da ordenada deve incluir níveis de audição de -10 dB a 120 dB NA (de acordo com a saída máxima de cada equipamento) com a legenda de “Nível de Audição em Decibel (dB NA)”. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Com base na referência classificatória de Silman & Silverman (1997), a perda auditiva condutiva é definida como:

    A) Limiares de via óssea menores ou iguais a 10 dB NA e limiares de via aérea maiores que 15 dB NA, com gap aéreo-ósseo maior ou igual a 25 dB.

    B) Limiares de via óssea menores ou iguais a 15 dB NA e limiares de via aérea maiores que 25 dB NA, com gap aéreo-ósseo maior ou igual a 10 dB.

    C) Limiares de via óssea menores ou iguais a 15 dB NA e limiares de via aérea maiores que 15 dB NA, com gap aéreo-ósseo maior ou igual a 25 dB.

    D) Limiares de via óssea menores ou iguais a 15 dB NA e limiares de via aérea maiores que 15 dB NA, com gap aéreo-ósseo maior ou igual a 15 dB.

    E) Limiares de via óssea menores ou iguais a 15 dB NA e limiares de via aérea maiores que 25 dB NA, com gap aéreo-ósseo maior ou igual a 15 dB.

Analise as afirmativas a seguir: I. A amamentação é um período extremamente importante para a saúde e desenvolvimento da criança. No entanto, alguns bebês podem apresentar problemas na hora da sucção e deglutição (ato de engolir o alimento, no caso, o leite materno). Dessa maneira, há o desmame precoce, embora esse tipo de situação nunca traga consequências para a saúde do bebê. II. A Triagem Auditiva Neonatal deve ser realizada, preferencialmente, nos primeiros dias de vida (24h a 48h) na maternidade ou, no máximo, ainda durante o primeiro mês de vida, a não ser em casos quando a saúde da criança não permita a realização dos exames. Para os neonatos e lactentes sem indicador de risco, utiliza-se o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAE). Caso não se obtenha resposta satisfatória (falha), deve-se repetir o teste de EOAE, ainda nesta etapa. Caso a falha persista, realizar de imediato o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (Peate - Automático ou em modo triagem). Para os neonatos e lactentes com indicador de risco, utiliza-se o teste de Peate-automático ou em modo triagem. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

^ é o símbolo audiométrico, padronizado, para representar:

    A) Ausência de resposta por via óssea (fronte).

    B) Presença de resposta por via óssea (fronte).

    C) Ausência de resposta inespecífica em campo livre.

    D) Ausência de resposta inespecífica por via óssea (mastoidea).

    E) Presença de resposta inespecífica por via óssea (mastoidea).

Analise as afirmativas a seguir: I. O implante coclear é uma prótese eletrônica introduzida na orelha interna, por meio de um procedimento cirúrgico. É composta por duas unidades: a externa, composta de um microfone, um processador de fala e uma antena transmissora; e a interna, que contém um receptor/estimulador e um fino cabo que interliga o processador a um conjunto de eletrodos. Ao contrário da prótese auditiva convencional, o implante coclear capta a onda sonora do ambiente por meio do microfone e a transforma em impulso elétrico, estimulando diretamente o nervo coclear (nervo auditivo). Desta forma, o paciente recupera parte da audição e pode voltar a se comunicar com as pessoas. II. Nos primeiros anos de vida, pela função auditiva, a criança se familiariza com a estrutura da língua materna e organiza informações linguísticas necessárias ao desenvolvimento do paladar. Durante o desenvolvimento da fala, a criança adquire o inventário fonético, articulação dos sons e os organiza de acordo com as regras linguísticas da língua materna. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

De acordo com os Parâmetros Assistenciais do CFFa, sobre a avaliação da linguagem oral, para um(a) profissional realizar a avaliação da fonoarticulação e a avaliação da compreensão, ele levará:

    A) 15 minutos.

    B) 30 minutos.

    C) 45 minutos.

    D) 90 minutos.

    E) 120 minutos.

Analise as afirmativas a seguir: I. Quando é notada alguma dificuldade no aprendizado, na pronúncia das palavras ou qualquer outra dificuldade no desenvolvimento da linguagem da criança, um especialista em fonoaudiologia infantil deve ser procurado. Essa especialidade tem como objetivo avaliar e estudar os métodos de prevenção e de terapia para a resolução de dificuldades no desenvolvimento da comunicação em geral. II. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) desenvolve trabalho compartilhado e colaborativo em pelo menos duas dimensões: clínico-assistencial e técnico-pedagógica. A primeira produz ou incide sobre a ação clínica direta com os usuários; e a segunda produz ação de apoio educativo com e para as equipes. Além disso, o apoio e a atuação do NASF também podem se dar por meio de ações que envolvem coletivos, tais como ações sobre os riscos e vulnerabilidades populacionais ou mesmo em relação ao processo de trabalho coletivo de uma equipe. Essas dimensões podem e devem se misturar em diversos momentos, guiando-se de forma coerente pelo que cada momento, situação ou equipe requer. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa, a Avaliação de Organização Perceptiva é definida como:

    A) Análise da capacidade de perceber, aprender e organizar estímulos corporais e ambientais e de processá-los para as funções (auditivas, visuais, táteis e cinestésicas) e atividades significativas.

    B) Análise do repertório semântico e da relação da construção gramatical com seu significado.

    C) Análise das habilidades fonético-fonológicas em exames específicos.

    D) Análise da linguagem oral, discurso, raciocínio linguístico, análise das funções e meios comunicativos verbais e não verbais.

    E) Análise da capacidade de organizar intencionalmente o posicionamento da musculatura da fala e de sequenciar os movimentos de fonemas na produção de fonemas ou de uma sequência de fonemas, ou seja, avaliação da programação motora da fala.

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