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Resultados obtidos na avaliação audiológica de um determinado paciente apontam: orelha esquerda (OE): média tritonal de Via Aérea = 55dB e Índice de Reconhecimento da Fala (IRF): 100% orelha direita (OD): média tritonal de Via Óssea = 55dB e mobilidade normal em orelha média (OM). Em relação aos demais testes, poderemos encontrar:
mobilidade normal em orelha média E; reflexo acústico ipsilateral direto ausente; Índice de Reconhecimento da Fala de 100% em OD.
mobilidade muito reduzida em orelha média E; reflexo acústico contralateral direito ausente; Índice de Reconhecimento da Fala de 68% em OD.
mobilidade reduzida em orelha média E; reflexo acústico contralateral direito presente; Índice de Reconhecimento da Fala de 88% em OD.
mobilidade normal em orelha média E; reflexo acústico contralateral direito ausente; Índice de Reconhecimento da Fala de 20% em OD.
mobilidade muito reduzida em orelha média E; reflexo acústico ipsilateral esquerdo ausente; Índice de Reconhecimento da Fala de 92% em OD.
Considerando o panorama das diferentes funções que o fonoaudiólogo pode desempenhar na escola em relação ao diagnóstico e avaliação do aluno, assinale a opção correta.
O diagnóstico realizado na escola não deve ser utilizado para elaboração de laudos e encaminhamentos para tratamento fora do contexto escolar.
As avaliações feitas na escola não devem ser realizadas, em hipótese alguma, de forma individual.
O diagnóstico poderá ser realizado mediante o uso de testes padronizados, teste de elaboração pessoal e(ou) observação direta em sala de aula, em diferentes situações interativas ou de resolução de tarefas.
O diagnóstico e a avaliação não devem ser feitos de forma coletiva, direcionados a todas as crianças de uma classe sucessivamente, como um teste rápido de screening (varredura).
Sobre os Potenciais Auditivos Evocados podemos afirmar que:
são sinais elétricos gerados pelo SN em resposta a estimulação acústica e/ou visual
são classificados, segundo o período de latência das respostas, em precoces, médios e tardios
são utilizados para triagem auditiva neonatal
investigam a relação entre as características dos potenciais e o processamento da informação
utilizam cliques de amplo espectro de freqüência para análise das respostas
Com relação à deglutição atípica, assinale a opção correta.
Caracteriza-se por qualquer desvio do padrão normal adulto da deglutição. Pode ser definida como o pressionamento da língua contra a superfície lingual dos dentes incisivos e caninos ou a protusão daquela entre os dentes da arcada superior e inferior.
Trata-se de uma das funções da laringe e é obtida através do seu fechamento esfincteriano e de sua elevação no pescoço; é a função de proteção das vias aéreas à deglutição.
Consiste em uma dificuldade de produção oral ocasionada por alterações anatômicas e(ou) fisiológicas dos órgãos articulatórios e cuja causa é de origem periférica.
Trata-se de dificuldade em deglutir, segundo várias etiologias. Tem como características sonolência, tosse freqüente durante e após a alimentação, e perda de peso.
As características eletroacústicas referentes ao ganho acústico, saída máxima e resposta de freqüência, definidas durante o processo de seleção e indicação de uma prótese auditiva, baseiam-se, respectivamente, nos seguintes dados:
limiares tonais por via aérea e óssea; limiares de desconforto, configuração audiométrica
imitanciometria; limiares tonais por via aérea; mensurações com microfone sonda
índice de reconhecimento da fala; reflexo acústico contralateral e ipsilateral; configuração audiométrica
limiares de desconforto; mensurações com microfone sonda; logoaudiometria
limiares tonais por via aérea e óssea; índice de reconhecimento da fala; limiares de desconforto
O diagnóstico de desordem funcional de voz é feito quando a criança apresenta problemas de voz apesar de a laringoscopia apresentar resultado normal. Algumas crianças não apresentam alterações ao exame laringoscópio, mas tem sintomas vocais que podem variar desde uma rouquidão leve até a afonia. Entre as possíveis causas de disfonias funcionais infantis, inclui-se
I problema emocional.
II imitação.
III aprendizagem incorreta.
IV perturbação na relação pais-filho.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
Na literatura especializada é possível observar estudos que analisam e estabelecem relações entre a linguagem e o jogo simbólico. Na hierarquia da brincadeira simbólica, os esquemas simbólicos representam a fase que se caracteriza por:
uso não convencional de objetos e sua exploração ser de maneira rápida e superficial
uso, somente de objetos substitutos, com exploração das propriedades físicas dos mesmos
reproduções curtas das atividades de rotina da criança através do brinquedo
exploração sensório-motora com predominância para os movimentos de bater e jogar
transição entre o período sensório-motor e o uso convencional de objetos
Na amamentação natural, a criança suga o alimento, o que lhe proporciona prazer oral e satisfaz a sua fome. A exercitação da sucção natural é um processo que contribui de várias formas para o desenvolvimento da criança. Assinale a opção em que não se identifica benefícios da amamentação natural.
crescimento ósseo-mandibular.
desenvolvimento facial.
favorecimento da mobilidade de língua dentro da cavidade oral.
diminuição do espaço oral.
O uso do conhecimento prévio do assunto e de recursos cognitivos próprios do leitor para estabelecer antecipações e fazer previsões sobre o conteúdo do texto lido se refere ao modelo de decodificação e compreensão da leitura conhecido como:
modelo interativo
modelo Top-Down
modelo Bottom-Up
modelo de Aproximação Visual
modelo de Decodificação Sequencial
Em relação ao sigilo profissional disposto no Código de Ética do Profissional Fonoaudiólogo, assinale a opção correta.
O fonoaudiólogo intimado a depor é obrigado a comparecer perante autoridade para declarar-lhe o que for questionado e deverá revelar como testemunho todos os fatos de que tenha conhecimento no exercício da sua profissão.
O fonoaudiólogo deve manter sigilo sobre fatos de que tenha conhecimento em decorrência de sua relação com o cliente, desde que seu silêncio não ponha em risco a saúde deste ou da comunidade.
Os resultados de exames não deverão ser fornecidos a terceiros interessados, nem sob a concordância do próprio examinado ou de seu representante legal.
O fonoaudiólogo não está obrigado a guardar sigilo sobre as informações de outros profissionais que estejam comprometidos com um caso sob investigação.
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