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Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Nas fissuras palatinas, os distúrbios articulatórios compensatórios mais freqüentes são
o escape de ar nasal na emissão de fonemas nasais e o golpe de glote.
a emissão dos fonemas vozeados com hipernasalidade e a fricativa faríngea.
a fraca pressão durante a produção dos fonemas plosivos e a fricativa faríngea.
a fraca pressão durante a emissão dos fonemas fricativos e o golpe de glote.
o golpe de glote e a fricativa faríngea.
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A perda auditiva do tipo condutiva
é quase sempre permanente e irreversível.
pode estar associada a malformações craniofaciais.
apresenta limiares tonais por via aérea em torno de 70 dB e por via óssea em torno de 30 dB.
em sua maioria regride espontaneamente, dispensando tratamento clínico.
é mais comum em adultos, comumente resultante de infecções otológicas.
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Alguns dados de ordem clínica podem dar pistas para o diagnóstico diferencial entre a perda auditiva sensorial e a neural. As perdas auditivas neurais
costumam apresentar fadiga acentuada com índice acima de 30 dB no teste do Tone Decay, enquanto nas sensoriais esse índice é negativo.
apresentam o teste SISI com índices em torno de 100% e bem baixos nas sensoriais.
geralmente têm a discriminação auditiva menos comprometida que as sensoriais.
apresentam reflexos recrutantes na imitanciometria, enquanto as sensoriais dificilmente têm respostas e, quando estas existem, não são recrutantes.
costumam apresentar a curva audiométrica com limiares melhores em tonalidades mais graves, enquanto nas sensoriais os limiares tonais podem apresentar as mais variadas curvas.
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Qual das alternativas apresenta causa de deficiência auditiva sensorioneural bilateral de início súbito?
Alcoolismo.
Schwannoma vestibular.
Presbiacusia.
Otospongiose coclear.
Hidropsia endolinfática.
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A paralisia cerebral
do tipo atetóide é caracterizada pela presença de tônus muscular aumentado e é o tipo mais comum de PC.
causa dificuldade na postura e na mobilidade das estruturas estomatognáticas independentemente do padrão dos movimentos corporais globais.
mesmo quando diagnosticada como leve, poderá levar o paciente a apresentar alterações motoras graves.
acarreta padrões motores orais patológicos, os quais podem ser minimizados oferecendo-se alimentos na consistência líquida.
de grau leve sempre apresenta disfagia devido à incoordenação entre a fase oral e a fase esofágica da deglutição.
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A terapia da apraxia (dispraxia) de fala deve
ser iniciada usando-se os fonemas vibrantes, seguida dos fonemas líquidos, fricativos e, por último, os plosivos.
ser centrada no distúrbio de articulação, enfatizando a organização e o planejamento dos gestos motores articulatórios.
começar com a estimulação dos fonemas posteriores, seguida dos fonemas médios e, por último, os anteriores.
se concentrar nas palavras menos freqüentes do dia-a-dia do paciente, uma vez que essas são as de emissão mais difícil para ele.
utilizar estratégias que estimulem a compreensão, organização e emissão da linguagem oral.
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São fatores que diferenciam cada uma das disartrias: a emissão oral diferente nos diversos quadros, a localização da lesão e o tipo de disfunção neurológica resultante. A disartria flácida tem como características básicas:
voz áspera, emissão tensa-estrangulada, monotonia, articulação imprecisa das consoantes, hipernasalidade e e´causada por lesão no neurônio motor superior bilateral.
consoantes imprecisas, voz rouca, velocidade de fala lenta, quebras articulatórias irregulares, hipernasalidade leve e é causada por lesão no neurônio motor superior unilateral.
intensidade reduzida, voz monótona, voz rouca e/ou soprosa, altura grave, alterações de fluência, imprecisão articulatória, hipernasalidade e é causada por lesão das estruturas do gânglio basal.
voz soprosa, monoaltura, articulação imprecisa das consoantes, hipernasalidade, intensidade reduzida e é causada por lesão no neurônio motor inferior.
voz áspera, distorção na articulação das vogais, interrupção articulatória irregular com variável imprecisão articulatória e alterações prosódicas e é causada por lesão no cerebelo.
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Assinale a alternativa correta sobre dislexia.
O indivíduo disléxico pode apresentar inteligência normal ou alterada e déficits nas funções receptivas, expressivas e de processamento de informações auditivas e visuais.
Crianças com dislexia sempre apresentam dificuldades no entendimento e na execução do cálculo matemático em si e também na resolução de problemas com enunciado.
A dislexia é caracterizada pela dificuldade na linguagem em suas modalidades oral e escrita nos períodos pré-escolar e escolar.
A dislexia corresponde a um transtorno específico no aprendizado da leitura, com rendimento escolar inferior ao esperado para a idade cronológica, ao potencial intelectual e ao nível de escolaridade.
As falhas nas habilidades sintáticas, semânticas e pragmáticas da linguagem oral e escrita são as manifestações mais freqüentes da dislexia.
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O desenvolvimento cognitivo pode ser avaliado por meio da observação do comportamento infantil. Quando uma criança pequena começa a usar os objetos do modo como observa outros fazerem, como pegar um pente e o passar pelo cabelo, este tipo de comportamento é indicativo do período
representativo: pré-operatório.
sensório-motor: fase reflexa.
sensório-motor: condutas pré-simbólicas – uso convencional dos objetos.
representativo: operatório.
sensório-motor: condutas simbólicas – uso de símbolos ou objetos substitutos.
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O período representativo
corresponde à etapa inicial do desenvolvimento cognitivo e ocupa os dois primeiros anos de vida da criança.
tem como característica fundamental a formação de uma inteligência prática, baseada na ação e que se apóia em percepções e movimentos.
corresponde a uma forma de inteligência sensório-motora limitada aos dados da situação imediata, não ultrapassando os limites daquilo que pode ser diretamente percebido.
constitui-se a partir da adolescência, sendo marcada pelo aparecimento do raciocínio lógico-formal e pela capacidade de trabalhar com hipóteses.
estende-se, aproximadamente, dos 2 aos 7 anos de idade e caracteriza-se pela transformação dos esquemas de ação em esquemas mentais.
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