Questões de Fonoaudiologia

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O trabalho fonoaudiológico em maternidade está abrindo possibilidades não somente para essa área de atuação específica, mas também ampliando-se para uma intervenção preventiva. Considerando a atuação de fonoaudiólogos em maternidades, conforme definida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, julgue os itens seguintes.

Ao atuar no berçário e(ou) alojamento conjunto, o fonoaudiólogo deve alertar os pais e profissionais da área quanto à importância do aleitamento natural, aos hábitos orais e quanto ao desenvolvimento da audição e da linguagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trabalho fonoaudiológico em maternidade está abrindo possibilidades não somente para essa área de atuação específica, mas também ampliando-se para uma intervenção preventiva. Considerando a atuação de fonoaudiólogos em maternidades, conforme definida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, julgue os itens seguintes.

O fonoaudiólogo deve acompanhar as primeiras mamadas do bebê, auxiliando a mãe no preparo do seio e na postura para amamentação, que deve ser horizontalizada para facilitar a retirada do leite, e verificar se a puérpera encontra-se confortável para realizar tal tarefa, principalmente aquela que esteja amamentando pela primeira vez.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trabalho fonoaudiológico em maternidade está abrindo possibilidades não somente para essa área de atuação específica, mas também ampliando-se para uma intervenção preventiva. Considerando a atuação de fonoaudiólogos em maternidades, conforme definida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, julgue os itens seguintes.

O fonoaudiólogo deve observar a coordenação entre respiração, sucção e deglutição, e ficar atento para verificar se o bebe está abocanhando o seio da mãe desde a aréola, para facilitar a retirada do leite. Deve realizar também a triagem auditiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à anatomia, a orelha média

I é representada por uma cavidade preenchida por líquido, escavada no osso parietal.

II contém, em sua cavidade, conhecida como cavidade timpânica ou caixa do tímpano, estruturas responsáveis pelo equilíbrio.

III contém, em sua cavidade, estruturas denominadas ossículos, que, situados em uma cadeia ordenada, são denominados martelo, bigorna e estribo.

IV é representada por uma cavidade preenchida por ar, escavada no osso temporal e conhecida como cavidade timpânica ou caixa do tímpano.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e IV.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. I, II e IV.

Para indivíduos com audição normal, o reflexo acústico deve aparecer estimulando-se a orelha testada com tons puros entre 70 dB e 100 dB acima do limiar do paciente. O fenômeno em que esse reflexo aparece com estimulação de apenas 50 dB acima do limiar, na orelha testada, é denominado

  • A. recrutamento.
  • B. microfonismo.
  • C. flutuação.
  • D. lateralização.
  • E. reflexo cócleo palpebral.

Com otoscopia que revela presença de líquido na orelha média, um paciente de 41 anos de idade, apresenta laudo otorrinolaringológico de otite média crônica bilateral, sem perfuração da membrana timpânica, há cerca de 10 anos.

Considerando-se o quadro clínico descrito, os achados audiométrico e imitanciométrico mais prováveis correspondem a

  • A.

    perda auditiva tipo neurossensorial e curva timpanométrica tipo C, com reflexos acústicos ausentes.

  • B.

    perda auditiva tipo condutiva e curva timpanométrica tipo B, com reflexos acústicos ausentes.

  • C.

    perda auditiva tipo condutiva e curva timpanométrica tipo A, com reflexos acústicos presentes.

  • D.

    perda auditiva tipo mista e curva timpanométrica tipo A, com reflexos acústicos presentes.

  • E.

    limiares auditivos normais em ambas as orelhas, com curva timpanométrica tipo B e com reflexos acústicos presentes.

Acerca da intervenção do fonoaudiólogo no ambiente escolar, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O fonoaudiólogo deve buscar atender às necessidades da criança no ambiente escolar, assim como ir ao encontro das necessidades do professor na sala de aula.

  • B.

    Situações interativas em sala de aula e em outras atividades educativas no espaço escolar permitem ao fonoaudiólogo, em parceria com o professor, observar o comportamento auditivo da criança e sua atitude de comunicação, detectando-se precocemente possíveis alterações no campo da comunicação oral e escrita.

  • C.

    Em crianças em fase escolar, algumas patologias auditivas podem interferir na acuidade e no bem-estar físico da criança, reduzindo, dessa forma, seu desempenho escolar. Capacitar professores para a identificação dessas alterações auditivas por meio de testes audiométricos é uma das principais funções do fonoaudiólogo na escola.

  • D.

    Entre as várias formas de atuação fonoaudiológica junto ao sistema escolar, está a realização de palestras para pais e professores a respeito de assuntos que beneficiem o processo de desenvolvimento da fala, linguagem e audição.

  • E.

    A fonoaudiologia escolar engloba basicamente os níveis primário (atuação que antecede a instalação de alterações) e secundário (atuação em avaliações com encaminhamentos precoces), com a preocupação de se evitar que os distúrbios se instalem e, mais ainda, de favorecer o desenvolvimento normal da comunicação.

Julgue os itens a seguir, relativos a grau de perda auditiva.

I A avaliação do grau da perda auditiva é feita por meio da média tritonal das freqüências de 500 Hz, 1.000 Hz e 2.000 Hz.

II A perda auditiva de grau leve acomete apenas as freqüências de 6.000 Hz e 8.000 Hz.

III A perda auditiva de grau profundo está situada em torno de 70 dB nas freqüências de 500 Hz, 1.000 Hz e 2.000 Hz.

IV A perda auditiva severa apenas acomete a freqüência de 4.000 Hz, com perda acima de 100 dB.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0
  • B. 1
  • C. 2
  • D. 3
  • E. 4

Com relação ao tipo de perda auditiva e à área da orelha atingida, é correto afirmar que as perdas auditivas

  • A.

    do tipo condutiva são encontradas quando há alteração na orelha interna.

  • B.

    do tipo neurossensorial são aquelas em que a orelha interna se encontra preservada.

  • C.

    mistas são resultado de alteração tanto na orelha externa quanto na orelha média.

  • D.

    do tipo condutiva são encontradas quando há alteração na orelha externa ou média, encontrando-se preservada a orelha interna.

  • E.

    do tipo neurossensorial são aquelas em que tanto a orelha externa quanto a orelha interna estão preservadas, havendo alteração apenas na orelha média.

São as únicas lesões orgânicas localizadas fora da borda livre das pregas vocais. Ocorrem na região posterior das cordas vocais, na porção cartilaginosa. Geralmente estão associadas com alguns fatores, como: refluxo gastroesofágico, trauma por entubação, abuso vocal ou a combinação destes.

O trecho acima refere-se a

  • A. nódulos de pregas vocais.
  • B. cistos de pregas vocais.
  • C. edema de Reimke.
  • D. pólipo de corda vocal.
  • E. granulomas e úlceras de contato do processo vocal.
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